dicas seleção flta da fulbright partiu intercambio

Bolsista explica como ganhar bolsa FLTA da Fulbright para dar aula de português nos EUA

O programa  FLTA da Fulbright para dar aulas de português nos Estados Unidos está com inscrições abertas até 1 de agosto. A oportunidade é para brasileiros com licenciatura ou bacharelado em língua portuguesa ou inglesa que queiram passar até nove meses dando aula de português nos Estados Unidos com bolsa de estudos.

Bolsas nos EUA

Todos os anos a Fulbright Brasil oferece até 20 bolsas para o  programa FLTA (Foreign Language Teaching Assistance). A bolsista Larissa Goulart foi FLTA em 2017-2018 e conversou com a gente direto dos Estados Unidos para tirar as dúvidas de vocês.

A Larissa Goulart tem 24 anos é formada em Letras pela UFRGS, fez mestrado English Language Teaching  com bolsa na Universidade de Warwick, na Inglaterra. Ela está na Universidade do Nebraska em Lincoln dando aulas de Português pelo programa FLTA. O sonho da vida dela é poder dizer que já ganhou mais bolsas que eu! (hahah verdade, e logo ela chega lá! 🙂 )

>>> Fulbright oferece 80 bolsas para brasileiros

Como é a seleção do FLTA program?

Durante a fase de mandar documentação no site da Fulbright, você vai ter que escrever três redações: um Personal Statement (não quero dizer nada, mas o diretor da Fulbright já deu dicas pra isso aqui no site!), um sobre Teaching Methodology e outro sobre o que é ser um Embaixador Cultural do seu país. Além disso, tem que enviar um vídeo de 30 segundos dizendo por que você quer ser um FLTA. Obviamente, tudo isso tem que ser feito em inglês, afinal, você vai dar aulas de português, mas para pessoas que só falam inglês.

Depois disso, os pré-selecionados são chamados para uma entrevista por telefone ou Skype. A entrevista é toda em inglês e é basicamente uma conversa para conhecer você melhor e saber que tipo de professor você é. A entrevista dura cerca de 15 minutos. A primeira parte é bem específicas para professor: que tipo de metodologia você gosta de usar, qual foi a pior coisa que já aconteceu na sua sala de aula, o que você gostaria de ensinar nos EUA. A segunda parte é sobre você e seus planos para o futuro: como esse programa vai afetar a sua carreira, o que você vai fazer se sentir saudade da família, por que você quer ser um Fulbrighter, etc.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos EUA

Posso escolher para onde ir nos EUA?

Você pode, na inscrição, indicar para que tipo de Universidade você quer ir: em cidades grandes, médias ou pequenas. Além disso, a Larissa lembra que é muito importante ser muito sincero no application, porque é a partir dele que seu perfil é traçado e as universidades vão escolher os candidatos. Depois que são selecionados pela Fulbright, os bolsistas recebem uma lista com cinco universidades e enviam para Fulbright seu ranking de preferência das opções. As universidades também recebem uma lista com cinco bolsistas e aí é como no Tinder: se você der like e a universidade também, dá match e você vai para lá.

>>> Todas as bolsas para professores no Exterior

Mas como a Larissa contou no vídeo, “confie no poder do match da Fulbright e não fique triste se você for parar na última opção da lista”. Afinal, as universidades sabem muito bem o perfil de FLTA que procuram e selecionam os candidatos com maior fit com a universidade em diversos sentidos. Então, não, não dá para escolher para onde você vai no FLTA, mas você pode indicar sua preferência.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

O que um FLTA faz nos Estados Unidos?

Duas atividades principais: dar aulas de português na Universidade e fazer duas matérias na Universidade. As aulas de português podem ser desde cursos para iniciantes até mais avançados, mas isso vai depender muito da universidade. Além disso, os FLTA geralmente são responsáveis por atividades extra-curriculares diversas e podem criar iniciativas próprias como movie clubs, language clubs, etc. Sobre as duas matérias cursadas existe apenas uma regra que é a mesma em todas as universidades: uma delas deve ter a ver com história ou cultura americana, mas isso é beeem amplo, como a Larissa contou no vídeo.

Acesse o edital do programa da Fulbright e faça a sua inscrição na oportunidade para dar aulas de português nos Estados Unidos.

+ bolsas de estudo

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter.  Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “Bolsista explica como ganhar bolsa FLTA da Fulbright para dar aula de português nos EUA”

  1. Micaele Moreira da Silva

    Olá!
    Não acredito que não soube dessa bolsa antes =(

    Algumas dúvidas:

    1- Qual IELTS eles pedem (AC ou GT)?
    2- Tem idade máxima?
    3- Precisa ter experiência no ensino de português? (Sou formada mas não dei aula =X)
    4- Tem um material para seguir ou o professor cria
    5- Eu tinha entendido que seria para auxiliar um professor… É isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais