host family o que é partiu intercambio

O que é uma host family e como conviver de boa no seu intercâmbio

O que é uma host family?

Uma host family é uma família hospedeira que recebe um estudante ou intercambista do exterior na sua casa. Host family não necessariamente significa pai, mãe e filhos: duas pessoas que vivem juntas, seja por laços afetivos ou sanguíneos, já podem se candidatar para receber estudantes estrangeiros. As host families precisam ter  uma casa com estrutura suficiente para receber mais uma pessoa. Quando você fica em uma host family a ideia que é que você não seja tratado como hóspede, mas sim como parte da família.

Tudo sobre morar com uma host family no Exterior

Quais programas oferecem acomodação em casa de família no Exterior?

Em via de regra, programas como High School e Au Pair  são programas em que você obrigatoriamente mora com uma host family. Tanto no caso do intercâmbio de High School quanto no de Au Pair, as famílias passam por processos de seleção no Exterior para que se possa averiguar que a família está preparada para receber um estudante estrangeiro.  Outros programas como cursos de idiomas fora também podem oferecer acomodação em casa de família, mas neste tipo de programa você tem a opção de escolher se quer isso ou não. Neste tipo de programa é interessante ficar ligado, afinal, geralmente, as famílias são pagas para receber estudantes e pode ser que a convivência não seja tão bacana ou que regras bizarras existam do tipo o estudante estrangeiro não poder usar a cozinha, por exemplo.

Em 2009, quando estava fazendo curso de alemão na Alemanha com bolsa do Winterkurs, foi oferecida pros bolsistas estadia na casa de famílias voluntárias por duas depois do programa. Eu me candidatei e fui para na casa da família Martensen, em Flensburg, por duas semanas. A experiência foi tão legal e eles são tão gente boa que eu encontrei com eles diversas vezes desde então. Inclusive, em 2013, quando eu casei no Brasil (com um alemão haha) eles vieram da Alemanha pra festa.

host family partiu intercambio
Eu com a família Martensen, na Alemanha, em 2009

>>Tudo sobre High School: como é viver com uma família estrangeira?

Como conviver de boa com uma host family?

Quando você vai viver com uma host family é sempre muito importante ter em mente que você ainda não conhece todas as regras daquela família. Por conta disso, é muito importante que absolutamente tudo seja perguntado! Vergonha de perguntar só vai meter você em confusão. Coisas que parecem óbvias como “quanto tempo tenho pra tomar banho?”, “tenho horário limite pra chegar em casa?”, “posso ficar quanto tempo na internet?”, “em quais tarefas da casa devo ajudar?” devem ser perguntadas no início para evitar problemas. Afinal, você está se inserindo num universo novo e não tem como conhecer as regras da família. Estabelecer uma comunicação direta e simples é a melhor ferramenta para evitar mal entendidos. Além disso, falar sobre tudo o que incomoda ou é problema de forma direta com a host Family é muito importante para evitar incômodos ou brigas futuras.

>>> Existe Au Pair para homens?

Ficar com host family no intercâmbio é legal?

Antes de escolher ficar na casa de uma família no exterior é importante perguntar pra si mesmo se você está realmente disposto a passar por essa experiência. Porque morar com uma host family no Exterior exige muita paciência e vontade de dialogar. Eu morei com uma família (mãe e a filha) por um ano na Alemanha, em 2003, e foi bem de boa. Tivemos nossas pequenas confusões (como com qualquer família), mas a experiência foi bacana pra todo mundo e elas me ajudaram muuuuuito a aprender alemão, conhecer pessoas, fazer amigos e tudo mais. Sem elas, eu jamais teria conseguido a imersão total que eu tive no alemão. Isso sem contar que a minha host mother treinava dez palavras comigo por dia e era ultra atenciosa na hora de responder minhas dúvidas sobre o idioma.

>>> Mudar de país e morar fora não são a mesma coisa

Uma outra vantagem de morar com uma família no Exterior é ter contato direto com locais, que podem te ajudar com dicas que vão facilitar sua adaptação durante o intercâmbio. Não são raros os casos de estudantes que vão morar com uma host family (principalmente nos programas de High School) e que, no final do intercâmbio, sentem que a família estrangeira é sua segunda família. Isso, no entanto, não quer dizer que vai ser assim com todo mundo porque às vezes o santo não bate também.

Antes de decidir se você quer ficar com uma host family ou não é sempre importante ser muito sincero com você mesmo sobre se você realmente quer mergulhar no intercâmbio de cabeça. Afinal, se uma família está abrindo as portas da casa pra você e se dispondo a te fazer companhia e ajudar você durante o intercâmbio, você também deve estar disposto a fazer o mesmo. Reciprocidade é fundamental pra que o relacionamento seja o melhor possível.

>>> Como é estudar em uma escola nos EUA

Como receber intercambistas em casa?

Em 2003, quando eu estava estudando na Alemanha, minha família recebeu um intercambista belga que “ficou no meu lugar”. O meu intercâmbio não exigia essa reciprocidade, mas meus pais acharam que seria bacana receber um estudante estrangeiro para ter um gostinho da experiência que eu estava tendo na Alemanha sem sair de casa. Essa é uma opção legal pra quem tá com grana curta e não pode sair de casa para fazer intercâmbio.

Diversas instituições cadastram voluntários para ser host family e receber intercambistas no Brasil. Aqui no Partiu Intercâmbio, já entrevistamos uma família que recebeu três estudantes estrangeiros em casa e deu dicas para quem quer hospedar intercambistas. Para receber estrangeiros na sua casa, você deve procurar agências ou ONGs de intercâmbio nas quais você confia e passar pelo processo de seleção de família. É uma experiência bem interessante e que ajuda a fazer amigos pra vida.

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais