natal na alemanha partiu intercambio fim de ano na alemanha

Como é o Natal na Alemanha: tradições, costumes e curiosidades sobre o final de ano no país

As tradições e os costumes relacionados às festas de final de ano podem variar bastante conforme a cultura de cada país. O Natal na Alemanha, por exemplo, envolve muitos hábitos bem diferentes e é um período muito legal de vivenciar por lá.

A verdade é que os alemães adoram o fim do ano e isso reflete na forma como eles comemoram essas datas. Eu já experienciei algumas festas de Natal e Ano-Novo em diferentes regiões da Alemanha e resolvi contar aqui algumas curiosidades e diferenças sobre essa época no país!

>> Estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe

Quer saber como é o Natal na Alemanha? Confere o vídeo

Quando começa o Natal na Alemanha?

Há quem diga que o início das festas de fim de ano é marcado pelo primeiro pacote de lebkuchen vendido nos supermercados. Esses biscoitinhos alemães típicos da época lembram o nosso pão de mel, mas com muito mais especiarias.

Eu diria, porém, que os dois maiores sinais de que o Natal na Alemanha está se aproximando são o Adventskalender, ou “calendário do advento”, e o Adventskranz, ou “guirlanda do advento”.

Essas duas tradições ajudam, cada uma da sua forma, a contar o tempo que falta até o dia 25 de dezembro — afinal, é uma coisa bem alemã se preparar para tudo e com o Natal não seria diferente!

Adventskalender e adventskranz

O adventskalender é basicamente um calendário com 24 presentinhos que você começa abrir no dia 1º e vai abrindo um por um até o Natal. Para você ter uma ideia, hoje existe adventskalender de absolutamente TUDO: vinho, cerveja, perfume, vela… No entanto, os mais tradicionais são os de chocolate e várias famílias também fazem os seus próprios adventskalender naquele estilo lindão bem Pinterest mesmo.

Já o adventskranz é uma guirlanda com quatro velas e cada uma delas é acendida em cada domingo antes do Natal na Alemanha. Aliás, é super comum você receber dos seus amigos uma fotinho do adventskranz com a vela acesa e uma mensagem “ein schönen Advent”, que significa basicamente o desejo de “um bom advento”.

> Curso de alemão online gratuito

Quais são as comidas tradicionais de Natal na Alemanha?

As comidas são uma parte importantíssima das festas de fim de ano na Alemanha. O Natal dos alemães acontece em pleno inverno, tornando-se, é claro, uma ótima desculpa para comer. Fazer Plätzchen, biscoitos cheios de baunilha, canela e geleia, é uma tradição das famílias de lá. Sendo assim, existem inúmeras receitas com plätzchen para todos os gostos.

Mas, talvez o fato mais chocante sobre o Natal na Alemanha é que não existe uma comida que une todos os alemães na ceia, como o peru ou as aves de Natal que costumamos comer no Brasil. Eu já li por aí que a comida típica da ceia alemã é salada de batata e salsicha, porém, jamais comi isso quando estive por lá nesse período.


Então, como funciona? Bom, cada família alemã tem suas próprias tradições. Eu, que já passei natais em cidades diferentes com famílias diferentes, posso dizer que o menu da ceia pode ser salmão, Schnitzel (o típico bife de porco empanado), sopa, lasanha ou qualquer coisa que aquela família específica achar melhor comer naquele ano.

>> Tudo sobre estudar na Alemanha

Existe Papai Noel na Alemanha?

Assim como no Brasil, o dia mais importante da comemoração do Natal na Alemanha é a noite de 24 de dezembro. Nesse dia, as crianças no sul do país recebem a vista do Christkind, que seria como um anjo loiro que traz presentes, ou do Papai Noel, que em alemão é chamado de Weihnachtsmann.

No entanto, tradicionalmente, os presentes não são trazidos pelo Papai Noel, mas, sim, pelo Nikolaus, que deixa doces e mimos nos sapatos das crianças no dia 6 de dezembro (isso mesmo!). Ah, e São Nicolaus não vem sozinho! Ele tem uns companheiros que não são tão bonzinhos assim. Hoje as coisas já mudaram um pouco, mas, antigamente, as crianças alemãs eram convencidas a se comportar bem sob ameaças da vista do Knecht Ruprecht ou Krampus — o nome varia dependendo da região na Alemanha.

O Krampus, aliás, é uma criatura bem assustadora: é metade cabra e metade demônio. Em vez de presentes, ele trazia carvão e galhos para as crianças que não se comportavam e, diz a lenda que podia, inclusive, raptá-las.

>> Como achar cursos gratuitos em inglês na Alemanha

Quando é o feriado de Natal na Alemanha?

Os alemães amam tanto o Natal que eles têm um dia a mais para celebrá-lo. Além de ser feriado no dia 25 de dezembro, lá também é feriado no dia 26. O primeiro (25/12) é o erster Weihnachtstag ou “primeiro dia de Natal” e no segundo (26/12) eles têm o “zweiter Weihnachtstag” ou “segundo dia de Natal”.

Vamos combinar que isso super combina com o pragmatismo alemão, né? Afinal, com dois dias de folga fica mais fácil visitar os dois lados de uma família em diferentes lugares do país. Faz sentido, né?


>> Orientação gratuita para trabalhar na Alemanha para brasileiros

Nesses dois dias de feriado acontece uma outra tradição bem curiosa do sul da Alemanha: o Christbaum loben. Eu juro que a primeira vez que o meu marido (que é alemão) me contou sobre essa “prática” eu tinha certeza que ele estava brincando. Só que não, o Christbaum loben existe mesmo e consiste em ir na casa de conhecidos para elogiar a árvore de Natal em troca de shots de Schnaps — como os alemães chamam todas as bebidas destiladas de alto teor alcoólico.

Depois eu entendi que isso é, na verdade, uma desculpa para visitar um monte de gente, botar a conversa em dia, ver diferentes árvores de Natal e tomar uns bons drinks. Aliás, é mais ou menos o que todo mundo faz nessa época de qualquer jeito, né?

>> Mais dicas sobre estudar na Alemanha

Como é a noite de Ano-novo na Alemanha?

Assim como, todos os “santos” anos, os brasileiros assistem na televisão à queima dos fogos em Copacabana, o clássico da noite de ano-novo dos alemães é o Dinner for One. Trata-se de uma esquete britânica de 18 minutos que foi feita para o teatro e adaptada para a TV na Alemanha.

No entanto, o engraçado é que o enredo não tem nada a ver com a virada do ano: gira em torno de  uma senhora de 90 anos que faz um jantar para comemorar o seu aniversário. O problema é que todos os convidados já “passaram dessa para uma melhor” e o pobre do mordomo acaba tendo que tomar o seu lugar — e as bebidas de todos eles.

O programa, que reflete o típico humor britânico, passa na televisão alemã toda santa véspera de ano novo desde 1972, em inglês e sem legenda. E um detalhe: no Reino Unido ninguém conhece a tal da esquete, enquanto na Alemanha é uma tradição que praticamente TODO MUNDO conhece. Então, se você quer ter um ano-novo bem alemão, clica aqui para assistir o Dinner for One.

E quando acaba a temporada de festas?

O Natal na Alemanha e as festas do período são fechadas pelo dia de Reis ou, em alemão, Dreikönigstag, no dia 6 de janeiro. Além de desmontar a árvore (ou jogá-la no lixo específico para pinheiros de Natal, caso sejam de verdade), nesse dia os alemães recebem a visita dos três reis magos.

Normalmente, eles são representados por crianças vestidas a caráter, que coletam doces e doações para a igreja e deixam uma mensagem escrita com giz em todas as casas. Quando eu morava na Alemanha, na primeira vez que vi aquele “20*C*M*B*16” escrito em giz na porta do meu prédio, eu pensei: “meu deus, o que é isso? Será a marca de uma gangue?”.

Depois descobri que era mais um dos costumes de final de ano do país. Os números no início e no fim são o ano em questão. As letras C, M e B são as iniciais de “Christus mansionem benedicat”, que em latim significa algo tipo “que Cristo abençoe essa casa” — ou há quem diga que são as iniciais dos três reis magos.

Aliás, se você estiver na Alemanha nessa época, é melhor não apagar a mensagem. De acordo com os alemães, para que você tenha um bom ano, ela deve permanecer lá até ser substituída na nova visita dos três reis magos no ano seguinte. Então, fica a dica!

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais