moradia intercambio exterior partiu intercambio

Como encontrar moradia no Exterior durante um intercâmbio

moradia intercambio exterior partiu intercambio

Ao planejar um intercâmbio tem sempre uma pergunta que parece óbvia, mas não é: como encontrar moradia no Exterior durante seu intercâmbio? ou ainda: onde as pessoas moram durante o intercâmbio. A resposta, na verdade, depende muito mais de onde você prefere morar (e qual opção cabe no seu bolso)  do que qualquer outra coisa. No entanto, durante o intercâmbio são várias as opções de moradia: casa de família, moradia estudantil e apartamento dividido são algumas das mais conhecidas.

Dicas para planejar intercâmbio

Veja algumas das vantagens e desvantagens de cada um destes tipos de moradia durante um intercâmbio e também dicas sobre como encontrar esses tipos de moradia onde você vai estudar.

>>> Dicas para fazer intercâmbio barato

Moradia estudantil no Exterior

Se você vai fazer um curso acadêmico no Exterior (graduação, mestrado ou doutorado), fique atento, muitas universidades no Exterior oferecem moradias próprias. No entanto, as moradias estudantis possuem regras e acomodações variadas dependendo do país ou do tipo de curso que você vai fazer. Quando fiz mobilidade acadêmica e mestrado na Alemanha, por exemplo, morei em dois tipos de moradia estudantil. Contei mais sobre a experiência de moradia estudantil na Alemanha aqui no Partiu Intercâmbio. No meu caso, era bacana porque era muito barato comparado com outros tipos de moradia, MAS os lugares eram bem longe da cidade e tinham alguns problemas. No entanto, pra mim foi muito importante por chegar e saber onde eu ia morar, uma vez que a universidade organizou tudo e no dia em que eu cheguei, só busquei a chave.

Antes de saber se a moradia estudantil é a melhor opção de moradia pra você no intercâmbio, é importante considerar vários aspectos como:

  • a acomodação fica perto da universidade?
  • com quantas pessoas você vai dividir banheiro, cozinha e outras dependências?
  • o preço é realmente mais em conta do que se comparado com outras acomodações compartilhadas?
  • de quanto tempo são os contratos?

Outro detalhe importante sobre as moradias estudantis é que, em muitos casos, você precisa fazer o depósito da caução do quarto antes mesmo de você chegar no país. Como as moradias estudantis são disputadas, para segurar as vagas, as universidades pedem depósitos antes de você chegar e ter visto o quarto. Nesse caso, vale a pena usar de serviços de transferência para o Exterior como Remessa Online – que é nosso parceiro e dá desconto se você usar o código partiuintercambio – para pagar taxas menores e economizar.

Como saber se a universidade para onde você vai oferece moradia estudantil? Informações sobre acomodação estudantil durante o intercâmbio ou temporada de estudos no Exterior são sempre divulgadas no site da Universidade. Assim que você receber sua carta de aceite também vale a pena perguntar com quem você pode entrar em contato para poder organizar a estadia.

>>> Como fazer intercâmbio na faculdade

Sites para procurar moradia durante seu intercâmbio

Uma boa opção até para que você comece a entender e calcular o custo de vida em uma determinada cidade é começar a pesquisar os sites de busca de moradia compartilhada. Nesses sites, você encontra pessoas disponibilizando quartos nas suas casas/apartamentos por períodos curtos ou longos. A grande vantagem de usar sites para encontrar um quarto é que, em geral, as acomodações oferecidas são mobiliadas e você vai dividir casa com locais, o que também pode ser uma bela ajuda durante o intercâmbio para aprender a língua. Essa opção é muito legal para quem vai ficar um ano ou mais porque te ajuda a realmente criar laços com as pessoas com quem você divide casa 🙂

>>> Precisa saber inglês para fazer intercâmbio?

A dica para usar sites para procurar moradia durante o intercâmbio é NUNCA fechar negócio sem ter visitado o local. A tentação de fechar com alguém mesmo antes de chegar no país é enorme, mas isso aumenta muito a chance de cair em um golpe. Alguns sites para procurar moradia compartilhada durante o intercâmbio são:

 

Dicas na hora de procurar por moradia pro intercâmbio em sites

Ao procurar moradia para seu intercâmbio em casas ou apartamentos compartilhados, nunca fecha negócio sem ver o local. Nunca jamais envie dinheiro antecipadamente e não assine um contrato sem antes conhecer o locatário e visitar o quarto onde você vai morar.  Nunca envie cópia de documentos como passaporte carteira de motorista para pessoas que você não conhece. Quando for usar sites de busca de roommates, use sempre a ferramenta de conversa do site, em geral golpistas querem que você use seu e-mail pessoal.

>>> Como encontrar bolsa de estudos para fazer intercâmbio de graça

A maior parte das pessoas online, são bem intencionadas, mas existe muita gente querendo aplicar golpe na internet. Sempre que uma oferta parecer BOA DEMAIS pra ser verdade e a pessoa ficar colocando pressão para você enviar dinheiro por depósito bancário, transferwise ou westernunion, desconfie! Procure por uma acomodações similares na mesma área para ter uma boa comparação sobre quanto você deve esperar pagar. Se o preço da moradia para o seu intercâmbio estiver MUITO abaixo do preço de mercado, pode ter certeza que a chance de golpe é enorme. Outro golpe clássico na hora de alugar quartos na internet é o “estou fora do país no momento por problemas de família, pague X para reservar o quarto” ou quando te pedem muitos documentos mesmo antes de você ter visitado o local.

Moradia em casa de família durante o intercâmbio

Se tem um tipo de moradia que polariza as discussões é morar em casa de família. As pessoas ou amam ou odeiam essa opção. Dependendo do tipo de curso que você for fazer, pode ser que a opção de morar com uma host-family nem exista. Uma host family é uma família hospedeira que recebe um estudante ou intercambista do exterior na sua casa. Host family não necessariamente significa pai, mãe e filhos: duas pessoas que vivem juntas, seja por laços afetivos ou sanguíneos, já podem se candidatar para receber estudantes estrangeiros. As host families precisam ter uma casa com estrutura suficiente para receber mais uma pessoa. Quando você fica em uma host family a ideia que é que você não seja tratado como hóspede, mas sim como parte da família.

>>> Dicas para conviver com host-family sem treta

Exatamente por isso, é bom sempre tomar cuidado na hora de fechar para fazer intercâmbio e morar com uma família. Muitas agências oferecem acomodação em casa de família em que as famílias são pagas para receber estudantes e impõem regras desagradáveis como não poder usar cozinha, não poder lavar roupas ou não poder usar a sala da casa. Por isso, é fundamental entender bem que tipo de experiência você procura e também o que a família que vai receber você quer da experiência também.

Curtiu? Tem alguma dica sobre o assunto? Deixa aí nos comentários 🙂

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Como economizar para pagar  taxas para moradia estudantil no Exterior

Precisa pagar taxa para garantir seu quarto na moradia estudantil durante seu intercâmbio?  A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores! Só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! A grande vantagem de usar nosso parceiro e não outras plataformas do mercado como o Transferwise (que a gente usa e ama também) é que o site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais