mitos sobre fazer faculdade nos EUA partiu intercambio

Augusta Saraiva: Mitos sobre fazer faculdade nos EUA

Sei que fazer faculdade nos EUA pode parecer algo impossível, e, por isso, há muitas dúvidas que envolvem essa ideia desde onde achar bolsas estudar para estudar nos Estados Unidos, até coisas mais complexas como: precisa fazer trabalho voluntário para ser aceito numa universidade dos EUA? Lembro que quando eu estava aplicando (é esse o termo pra se candidatar pra universidades nos Estados Unidos e em qualquer lugar no Exterior), eu tinhas muitas perguntas e era muito difícil encontrar as respostas para a maioria delas na internet. Por isso, hoje trouxe um combo de mitos mais comuns sobre fazer faculdade nos EUA pra acalmar quem  quer estudar no Exterior mas não sabe nem por onde começar. Espero que ajude!

Bolsas nos EUA

 

1 – Precisa ser rico para fazer universidade nos Estados Unidos

Quando a gente descobre que as melhores universidades americanas podem custar até US$80 mil por ano, dá vontade de chorar. O que nem todo mundo sabe, entretanto, é que tem muitas formas de conseguir bolsas de estudos até mesmo integrais. No meu caso, a minha universidade não só cobre todos os meus gastos, que vão da mensalidade à alimentação, como também me dá uma “mesadinha” para eu viver. Inclusive, tem um vídeo no canal explicando  quais universidades americanas que dão as melhores bolsas.

>>> 6 sites para encontrar bolsas para fazer graduação nos EUA

 

2 – Tem que ter participado de olimpíadas científicas

Eu lembro que quando ainda sonhava em estudar fora e via matérias sobre jovens que tinham passado em universidades americanas só lia sobre gente incrível, que tinha participado de umas cinco olimpíadas internacionais diferentes. Com o tempo descobri que é verdade, fazer olimpíada científica ajuda no application mas não é a única coisa que importa. Muita gente que vem fazer faculdade nos EUA – inclusive eu – optou por focar em outras atividades. O importante é mostrar paixão pelo que se faz!

mitos sobre fazer faculdade nos EUA partiu intercambio

>>> Minerva dá bolsa para fazer graduação nos EUA e outros países

 

3- Para fazer faculdade nos EUA tem que tirar só 10 na escola

Outra coisa que eu pensava quando descobri sobre o processo seletivo para fazer universidade nos EUA é que tinha que ser um pequeno gênio para fazer faculdade fora – e isso só me desiludia. Lembro que na primeira vez que tirei uma nota ruim no ensino médio entrei em pânico porque achei que minhas pequenas chances de estudar no Exterior  com bolsa de estudos tinham acabado por completo. Felizmente, acabei descobrindo que esse era outro mito. Sim, é preciso ser um bom aluno, mas tirar uma nota ruim não é o fim dos tempos se você se destacar em outras partes, como atividades extracurriculares, por exemplo.

>>> Tudo sobre graduação nos Estados Unidos

4- Para fazer graduação nos EUA tem que ter feito trabalho voluntário

Claro que ter feito trabalho voluntário pega super bem no currículo de quem quer fazer faculdade nos EUA, mas esse é justamente aquele tipo de coisa que tem fazer porque você gosta. O objetivo do voluntariado é ajudar ao próximo, seja ele uma pessoa, organização ou animais, mas tem muita gente que se engaja somente pra poder dizer que fez trabalho voluntário. Não faça isso, porque as universidades conseguem entender quem faz algo só para poder colocar no application. Faça o que você goste, sem pensar no prestígio que isso possa trazer, e sim no quanto você pode crescer com a experiência, porque isso é o que vai realmente contar a longo prazo.

>>> Community college: o jeito barato de estudar nos EUA

Bônus: para ser aceito numa faculdade nos EUA tem que ter feito curso de verão

Esse mito quem falou mais pra gente foi o Simon Nascimento, diretor de admissões internacionais da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Não precisa ter feito curso de verão em uma universidade americana para ser aceito em instituições super competitivas. Dá o play e confere.

 

5 – Tem que participar de programas de mentoria

Alguns programas de mentoria me ajudaram muito durante o processo seletivo das universidades americanas, mas embora essas iniciativas sejam super válidas, nem todo mundo consegue participar delas. Vale a pena desistir por conta disso? Não! Tem muita gente que aplica para universidades americanas sem mentoria e é aceito, então é possível sim. Por isso, se você não estiver em um programa de mentoria durante o processo, não desista, principalmente porque há muita informação online sobre isso (o meu canal é uma boa fonte 😉 ).

6 – fazer faculdade nos EUA tem quer ter estudado em escola internacional

Eu nem sabia que existia escola internacional antes de me informar melhor sobre o application e, quando eu cheguei na universidade, descobri que boa parte dos meus colegas brasileiros estudaram em escolas internacionais. Esse tipo de escola são cada vez mais comuns em cidades grandes brasileiras porque preparam os alunos desde cedo pra fazer universidade nos Estados Unidos porque o currículo é todo em inglês. Porém, escola internacional também é muito cara. Então se você não teve/tem a chance de estudar em uma, não se preocupe que ainda é super possível conseguir fazer faculdade nos EUA

 

Bom, pessoal, esses são alguns mitos sobre estudar fora que eu gostaria muito de ter sabido mais cedo. Isso com certeza teria feito minha vida mais fácil – e tranquila! 

Até a próxima!

_______________________
augusta saraiva partiu intercambio

Estudante de Jornalismo, Augusta Saraiva divide seu tempo entre caçar bolsas de estudo e contar como faz isso no YouTube e no Instagram. Tudo isso enquanto tenta se aquecer no frio de Chicago, nos Estados Unidos, com um bom chimarrão.

 

 

________________________

Curtiram a coluna da Augusta Saraiva? Fiquem ligados que em breve tem mais 🙂

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

 >>> Veja bolsas abertas  nos Estados Unidos

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais