4 bolsas para estudar na europa de graça ou quase partiu intercambio0

Mais bolsas para estudar na Europa de graça (ou quase)

Se você está procurando bolsas para estudar na Europa de graça (ou quase), você está no post certo. Depois do sucesso que nosso vídeo sobre 5 bolsas para estudar na Europa que você precisa conhecer fez, fizemos uma nova lista com bolsas maravilhosas para estudar na Europa de graça (ou quase) incluindo países que não foram contemplados na lista anterior. Confere:

>>> Como validar diploma do Exterior no Brasil

Bolsa do MAECI para estudar na Itália

O Ministério das Relações Exteriores italiano (Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale – MAECI) abre todos os anos um edital enooorme de bolsas que leva brasileiros para estudar na Europa de graça. As bolsas para estudar na Itália do MAECI contemplam estrangeiros e cidadãos italianos residentes no exterior com o objetivo de difundir o conhecimento da língua, da cultura e da ciência italiana no mundo. As bolsas para estudar na Itália são para cursos de mestrado e doutorado em qualquer área (6 ou 9 meses, com possibilidade de renovação), projeto de pesquisa em cotutela (6 ou 9 meses), cursos de formação profissional nas áreas de artes, música e dança (6 ou 9 meses) ou cursos de italiano (3 meses). Os selecionados para as bolsas do MAECI ficam isentos das taxas de matrícula universitária e recebem uma quantia mensal. A isenção só não é válida para os cursos de língua e cultura italiana. Estes exigem o pagamento de uma taxa mensal a cargo do bolsista.

>>> Veja o edital do MAECI de bolsas para a Itália

Bolsa Eiffel para estudar na França

Já quem quer estudar na Europa de graça só que na França, tem que ficar ligado no Eiffel Excellence Scholarship Programme (Programa de bolsas de Excelência Eiffel). O programa de bolsa para estudar na França recebe candidaturas para bolsas de mestrado e doutorado para estudantes de nacionalidade estrangeira (que não tenham segunda nacionalidade francesa). As bolsas do programa Eiffel são para interessados nas áreas de Engenharia (Master), ciências da engenharia e ciências exatas para o Doutorado (engenharia, matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação), Economia e gestão, Direito e Ciências políticas.

>> Inscreva-se na bolsa Eiffel 

No caso dos cursos de mestrado, o valor das bolsas é de 1.181 euros mensais. Para os estudantes do doutorado, a bolsa é de 1.400 euros mensais. Além disso, os bolsistas receberão também outros benefícios, como um seguro social e uma viagem de retorno ao país de origem. A bolsa do programa Eiffel para estudar na Europa de graça pode durar até 36 meses para os estudantes de mestrado, e no máximo 10 meses para os doutorandos.

>>> Como conseguir bolsa para estudar na França

Bolsa do EDUFI para pesquisa na Finlândia

O “quase” do “estudar na Europa de graça (ou quase) é por conta da bolsa do Edufi para fazer pesquisa na Finlândia. O edital é para quem deseja fazer o doutorado (ou a dupla diplomação) na Finlândia ou doutorandos e pesquisadores que queiram passar um tempo pesquisando no país. é financiada pelo governo finlandês e tem duração de três meses a um ano. Essa bolsa para estudar na Europa quase se graça oferece subsídio mensal  de 1.500 euros, mas não há valor adicional para acomodação, e as despesas de viagem são de responsabilidade do candidato. O edital aceita inscrições em qualquer momento, mas é preciso observar que é necessário se candidatar, pelo menos, três meses antes do início das atividades na Finlândia.

>>> Brasileiros contam como é estudar na Finlândia

Onde encontrar mais bolsas para estudar na Europa e graça?

No nosso primeiro vídeo, com 5 bolsas para estudar na Europa, já tem uma beeela pincelada sobre bolsas para estudar na Europa de graça em países como Alemanha, Reino Unido, Espanha e Holanda. E vale lembrar que essas são só algumas das bolsas oferecidas para os países, no buscado, vocês conseguem ver toooodas as bolsas de estudos por país ou as bolsas de estudos por categoria e aí dá para fazer uma busca bem mais elaborada 🙂

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ou no nosso grupo no Facebook. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “Mais bolsas para estudar na Europa de graça (ou quase)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais