008502db

"Intercâmbio serve para experimentar o que você não conhece", conta jovem fazendo intercâmbio na China

008502db

Aos 17 anos, Leandro Müller Feiten foi parar em Tapei, em Taiwan, oficialmente parte da república da China, na Ásia oriental em 2012. A ideia inicial, como acontece com a maioria dos jovens, era ir para os Estados Unidos, mas isso acabou não sendo possível.

Bolsas na China

O estudante de Parobé, no Rio Grande do Sul, conseguiu uma vaga de intercâmbio pelo Rotary para ir para o país e resolveu então, encarar o desafio de aprender mandarim e passar um ano fazendo intercâmbio na China.

>>> Mais sobre intercâmbio na Ásia

Muito mais que conviver com uma nova cultura e um novo alfabeto, Leandro teve a coragem de aceitar uma proposta não muito comum para jovens que fazem intercâmbio no Ensino Médio: durante sua estada em Taiwan ele não vai frequentar a escola normal, mas sim o primeiro ano de um curso na faculdade. No tempo no país, ele já aprendeu algumas lições importantes, dá uma olhada no relato:

0085076d

“Aqui a gente tem que aprender a se virar sozinho. Intercâmbio não é sempre mil maravilhas. É muito complicado lidar com a saudade de casa e isso faz com que às vezes a gente pense em voltar. No fim das contas, é passageiro e as experiências que temos e as coisas que aprendemos se sobressaem e tudo fica perfeito.

Por isso que o intercâmbio precisa ser uma ideia bem pensada e planejada. Ao contrário do que alguns pensam, não é uma viagem de férias. Vim aqui pra estudar e aprender alguma coisa de bom. Claro que é cheio de festas e partes divertidas, mas não podemos perder o foco principal. No meu caso,  aprender chinês.

008507642

Outra coisa que é importante, especialmente pra quem faz intercâmbio na China, é ter a cabeça aberta a novos jeitos de comer. No início, não é fácil se acostumar com a comida daqui. Ah e a comida chinesa de restaurantes no Brasil, não tem nada a ver com o que se come na Ásia. Hoje em dia já me acostumei com a comida e pra mim se tornou uma coisa muito boa. É legal que eles adoram comer diferentes tipos de vegetal e, então serve para experimentar. Até porque é para isso que o intercâmbio serve: experimentar o que você não conhece.”

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em ““Intercâmbio serve para experimentar o que você não conhece”, conta jovem fazendo intercâmbio na China”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais