dúvidas sobre o Programa Jovens Embaixadores

Inscrições para o Jovens Embaixadores 2016 estão abertas

jovens embaixadores 2016 intercâmbio nos estados unidos

Os Jovens Embaixadores de 2015

Nesta terça-feira (28 de abril de 2015), às 15h serão abertas as inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2016. A oportunidade foi criada em 2002 (eu participei da primeira turma e já publiquei um relato aqui) para beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades. O que esses jovens têm de sobra? liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento de inglês, claro. O Jovens Embaixadores é um programa incrível e que dá a oportunidade para jovens fazerem seu primeiro intercâmbio nos Estados Unidos por três semanas.

No ano passado foram 50 bolsas (a gente espera que esse ano seja a mesma coisa ou até mais :)), os selecionados sempre viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Depois da primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com outros jovens. É uma oportunidade incrível e as inscrições para o Jovens Embaixadores podem ser feitas pelo site e todas as informações sobre o programa estão no Facebook (mas elas só abrem a partir das 15h desta terça).

Para participar é necessário:

  • Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos no início do programa).
  • Jamais ter viajado para os Estados Unidos.
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês.
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública.
  • Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.
  • Ter excelente desempenho escolar.
  • Ter perfil de liderança e iniciativa.
  • Ser comunicativo.
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.
  • Estar engajado, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Após responderem as oito perguntas no formulário via Facebook, os estudantes já ficam sabendo se foram aprovados para a Etapa 2.  Os aprovados receberão uma resposta indicando qual os próximos passos do processo seletivo. Os selecionados viajam em janeiro de 2016 e retornam em fevereiro.

Aqui no blog, já divulguei vários relatos sobre o programa (inclusive o meu hehe). Esses relatos sempre ajudam a entender melhor o perfil buscado, o que eles esperam dos candidatos e como o programa funciona. Caso você ainda tenha dúvidas sobre o programa, no dia 4 de maio, às 14h, vai rolar um Google Hangout com coordenadores e outros jovens embaixadores para tirar dúvidas e aprender tudo sobre o programa. Para participar, é só clicar aqui.

Faça sua inscrição
Saiba mais sobre as etapas de seleção
Leia relatos sobre o Jovens Embaixadores

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

4 comentários em “Inscrições para o Jovens Embaixadores 2016 estão abertas”

  1. Oi Bruna, tenho 16 anos e estou no 2° ano do ensino médio. Nunca repeti de ano, tenho notas muito altas (9+) sou muito bom em matemática e tenho inglês intermediário. O problema é que eu estudo em escola particular, porém sou bolsista integral.
    Eu poderia participar do programa?
    Desde já agradeço, abraços!
    P.S.: Seu site é Incrível!!!

  2. Ola, gostaria de saber se eu posso me inscrever,Pois meu sonho é ser alguem na vida.. Rs
    comecei pensa assim um tempo atrás,Porem repeti o 1 ano do ensino medio Gostaria de saber se tem alguma chance de eu ser selecionado para a segunda etapa.
    Sou uma pessoa dedicada e quando ”encarno” com alguma coisa vou ate o final com dedicação total..

    1. Rodrigo, a única maneira de saber se você tem alguma chance é tentando. Se você é dedicado e se “encarnar” no inglês e em melhorar suas notas de hoje em diante, tenho certeza que você terá chances e que oportunidades vão aparecer para você! um beijo e boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais