ielts writing task 1 task 2 dicas partiu intercambio

IELTS Writing: dicas para arrasar na Task 1 e 2

Se cada parte do IELTS tivesse nome de sentimento, o IELTS Writing Task seria o desespero. Geral passa mal. Geral, também, vai mal. E talvez seja porque, tanto no Writing task 1 (WT1) quanto no Writing Task 2 (WT2), é justamente do desespero que a gente não precisa.

Então, r e l a x e! and believe me: you CAN DO THIS!

Dicas para o IELTS Writing Task 1

Pra começar, a gente precisa entender o que cada task quer da gente. É assim que se consegue nota no Task Achievement- uma das quatro bands avaliadas nessa habilidade. O Writing Task 1 assusta muito, mas ele só quer atenção e ser comentado. E quer ser lido por todes!!!! Desse jeito, podemos entendê-lo como um post acessível nas mídias sociais. Pra quem não lembra, um post acessível é aquele em que você descreve uma imagem/meme/gif para que mais gente tenha acesso a ela. Ou seja, tudo o que a imagem do WT1 te contar, você faz a fofoca no seu texto lindo de no mínimo 150 palavras.

E lembre-se : quando a gente faz um post acessível, a gente não pode colocar nossa opinião, a gente apenas descreve. Não escreva NADA ALÉM DA IMAGEM. O IELTS não quer ouvir sua opinião nessa parte da prova. E por mais brilhante que ela seja, isso extrapola o que o exame quer de você e, consequentemente, diminuirá sua nota. Então, observe, leia, converse e interaja com ela.

Preste atenção no tipo de informação que está ali, como ela é apresentada, sobre quem ou o que fala, em que época ou por quanto tempo acontece; observe se há movimentos de crescimento, diminuição ou estagnacão; veja se é possível, de alguma maneira, agrupar as informações a fim de mostrar tendências ou exceções. Tá pronto seu texto! 😉

>> Dicas de material online para estudar pra prova

Ielts Writing Task 2

Quando chegamos no IELTS Writing Task 2, no entanto, sua opinião é quase sempre exigida pela prova. Aqui, mais uma vez, saber entender que tipo de pergunta é feita vai salvar na hora de escrever. Há vezes em que se pede a opinião, em outras você deverá discutir dois lados de uma questão, analisar se há mais benefícios ou prejuízos ou ainda, encontrar soluções para problemas apresentados. Além do entender o tipo da pergunta que cada task apresenta, é essencial que você analise a-t-e-n-t-a-m-e-n-t-e o TEMA em questão.

Pode parecer bobagem, mas costumamos relacionar qualquer assunto a muitos outros e esquecemos do foco da pergunta. E é exatamente aqui que podemos deixar de ganhar, novamente, em Task Achievement. Então, seja obediente e esperte: dê ao IELTS o que ele quer de você! Se seu task é sobre intercâmbio e diferentes formas de consegui-lo, você não deve escrever sobre a adaptação no novo país ou nas dificuldades que a língua estrangeira pode impor, ainda que estes sejam relevantes quando pensamos em estudar fora. Então, atente-se, marque as palavras-chave e fale do Partiu Intercâmbio, se você precisar dar um exemplo ;p

Ok! E agora?

>>> Como fazer o IELTS em casa

Planejamento é tudo para arrasar no writing

Planeje seu texto! Um bom IELTS Writing, tanto o primeiro quanto o segundo, começa com calma e planejamento. Como diria minha antiga professora de redação, é vital que se faça o esqueleto do texto. Afinal, você pode ter uma gramática perfeita, um vocabulário pra lá de extenso (e isso te dará bastante nota em Grammatical Range and Accuracy e Lexical Resource),  mas se seu texto for desorganizado você perderá a chance de ser bem avaliade em Coherence and Cohesion. Pra além disso, se houver planejamento, a gente não só fica mais calme, como também mais confiante e aí, só glitter pro sucesso do writing!  Quando você já tiver entendido a questão e estiver planejando, anote suas ideias em forma de tópicos que já estejam na ordem do texto. Isso certamente te ajudará a não se perder por 250 palavras no mínimo.

>>> Dicas sobre a estrutura da prova

  Ah, faltam ideias originais? Não se preocupe, esse ainda não é o sonhado mestrado ou doutorado que vc VAI CONSEGUIR. O IELTS não dá nota para questionamentos brilhantes ou análises eloquentes. O importante do WT2 é saber abordar o assunto e relacioná-lo ao que se pede de maneira organizada e objetiva. E principalmente: explique-se! Toda ideia precisa de um suporte. E se, por acaso, você tiver muitas ideias, fique com aquela que você explica melhor.

>>Dicas de material para estudar para a prova

Se você já escreveu tudinho e ainda há tempo, é hora dos acabamentos finais. T O D O M U N D O tem alguma coisinha pra corrigir e, em alguns casos, é possível fazer isso all by yourself.  A gente conhece alguns dos nossos erros, então é fácil saber o que olhar. Nas suas práticas, observe aquela palavrinha que a Google  sempre  te corrige a grafia, ou aquele verbo que você tá sempre usando no lugar errado ou até aquele it que  às vezes é tímido e insiste em não aparecer nas frases. Faça uma lista com seus erros (que serão acertos). Se te sobrar tempo, você mesmo pode salvar um pontinho aqui, outra lá em Grammatical Range and Accuracy and Lexical Resource dando um double check no texto! Tudo conta!

YOU GOT THIS!

Sobre a autora:

Jadde Cosmo professora de ingles especializada em IELTS aulas online

Jadde Cosmo é formada em Letras pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/Assis). Professora desde antes mesmo da faculdade, com aulas particulares, já ensinou no Red Ballon, CNA, Yázigi, escola regular da prefeitura de São Paulo e até escola infantil bilíngue. Há cinco anos trabalha com aulas online de inglês, com foco no desenvolvimento geral da língua e também preparação para a prova de proficiência do IELTS. Com o trabalho online, aproveita para ser nômade, assim, aprender mais sobre todas as nossas línguas e culturas. Para entrar em contato com a Jadde, é só escrever para [email protected].

Complemente seus estudos pro writing do IELTS com leituras

A gente sabe que para aprender inglês de verdade você precisa ir muuuito além de simplesmente “ir na aula”. Por isso, reservar algumas horas do dia ou da semana para fazer atividades em inglês é fundamental. Ouvir podcasts ou ler livros em inglês sobre assuntos que interessem você é uma ótima maneira de acelerar o processo de ganhar fluência em inglês. Se você tem um Kindle, é possível testar o Kindle Unlimited por 30 dias grátis são mais de um milhão de livros que você pode ler gratuitamente com a assinatura. Aqui vocês podem consultar todo o catálogo de livros em inglês gratuitos do Kindle Unlimited. O primeiro mês é grátis e você pode cancelar a qualquer momento. Depois, a assinatura sai por R$ 19.90 por mês. Você pode cancelar a qualquer momento e a nossa recomendação é colocar um alerta no seu calendário pra daqui 25 dias lembrando de cancelar a assinatura. Aí você não é cobrado indevidamente e pode refletir se quer continuar com a assinatura.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Autor Convidado

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais