ATE QUAL IDADE POSSO GANHAR BOLSA DE ESTUDOS partiu intercambio

Tem limite de idade para ganhar bolsa de estudos e estudar no Exterior?

Essa história de que existe um limite de idade para ganhar bolsa para estudar no Exterior é uma das maiores dúvidas de vocês nos canais do Partiu Intercâmbio. Apesar de não existir um número mágico da idade até a qual você consegue ganhar bolsa para estudar fora, é bem mais fácil ganhar bolsa para estudar fora se você começar a procurar antes dos 30.


Eu sempre falo aqui no Partiu Intercâmbio que é muito importante conhecer programas de bolsas de estudos e saber dos pré-requisitos para você ir se preparando quando a hora chegar. Assim, você vai se preparando e riscando pré-requisitos da lista. No entanto, se você só conheceu agora esse mundo mágico que o Partiu Intercâmbio divulga, também não é motivo para desespero.

Existe limite de idade para ganhar bolsa de estudos ou estudar no Exterior

Alguns editais colocam, sim, um limite de idade para ganhar bolsa para estudar no Exterior. Cada programa é livre para escolher qual o perfil de estudante que quer ter como bolsista e, apesar de ser um saco, não tem muita coisa que a gente possa fazer, além de procurar outros programas que não foquem somente em  quem é super jovem. No caso de fazer graduação no Exterior, as bolsas são geralmente voltadas para alunos que recém tenham terminado o Ensino Médio. Quem já terminou o Ensino Médio faz tempo e quer tentar fazer graduação nos EUA, por exemplo, deve dar uma boa olhada nas Community Colleges, mas as possibilidades de bolsa vão diminuindo quanto mais o tempo passa do fim do Ensino Médio. Os programas para graduação no Japão e na Coreia do Sul também colocam uma idade máxima para poder concorrer aos benefícios.

Já para os mestrados e doutorados, alguns programas como Invest Your Talent in Italy, as bolsas do Governo Italiano para mestrado e doutorado, a bolsa Eiffel, a bolsa ENS para pós-graduação na França,  os programas para pós-graduação dos governos do Japão e da Coreia do Sul bem como os programas de mestrado Schwarzman Scholars e Yenching Academy na China são programas que exigem que os candidatos tenham até uma certa idade durante as candidaturas.  Nestes casos não tem muito o que fazer, tem mesmo é que ficar ligado e se inscrever enquanto você ainda pode se candidatar.

>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Bolsas de estudos sem limite de idade

No geral, a grande maioria das bolsas para fazer doutorado no Exterior não impões nenhum limite de idade para estudar no Exterior. O programa Viva Seu Sonho, por exemplo, é uma ótima opção para mulheres de qualquer idade e sejam mães para fazer cursos no Brasil ou no Exterior. O programa Chevening dá bolsas de mestrado com tudo pago no Reino Unido e também não limita a idade dos inscritos.  O programa SISGP para mestrado na Suécia também não. Dentre os programas de mobilidade acadêmica sem limite de idade para ganhar  bolsa de estudos, eu destacaria os programas do Santander para intercâmbio em Portugal e em outros países,  o ELAP de bolsas no Canadá, o Programa de bolsas do Governo da Irlanda. Já o programa ICETEX de bolsas para mestrado e doutorado na Colômbia tem um limite de idade, mas mais generoso: os candidatos precisam ter menos de 50 anos para estudar por lá.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito em 2020

Os programas de bolsas para mestrado na Europa Erasmus Mundus e EPOS para mestrados em desenvolvimento sustentável do DAAD na Alemanha não colocam um limite de idade para quem quer tentar as bolsas. No entanto, ambos programas dão preferência para quem terminou a graduação a até cinco ou seis anos. Nestes casos, sempre vale a pena entrar em contato com o programa do seu interesse para ter uma ideia se vale investir na candidatura ou não. Em ambos programas a preferência é para quem cumpre o requisito, mas com uma boa motivação, experiências relevantes e um bom currículo, pode ser que seja possível conseguir uma bolsa. Eu só recomendo entrar em contato antes com seu programa escolhido só para evitar frustração mesmo. Na maioria dos editais, eles dizem que pode ser possível para candidatos excepcionais, então, vale só entrar em contato pra ter certeza que você não será eliminado de cara na documentação.

Outro tipo de bolsa que geralmente não impõe limite de idade são as bolsas de aperfeiçoamento profissional. No geral, essas oportunidades pedem que o candidato tenha uma certa experiência profissional. Já fiz uma lista das melhores bolsas para profissionais aqui no Partiu Intercâmbio.

>>> Cursos online grátis de inglês

Obviamente, essa lista acima não tem tooooodas as bolsas do mundo que não têm limite de idade para se inscrever. Caso você queira ganhar uma bolsa, é muito importante investir bastante tempo na leitura de editais para entender quais são as possibilidades na sua área. Porque não vai ser em dois ou três dias que você vai esgotar todas as possibilidades que existem. Além disso, novas oportunidades aparecem toda hora, então, a gente recomenda se inscrever na nossa newsletter para não perder nadinha.

A idade está te impedindo de concorrer a bolsas de estudo?

Se a maioria dos programas de bolsas de estudos que te interessam não aceitam candidatos da sua idade, eu diria que você tem dois caminhos possíveis: procurar por programas que não limitem idade como os citados acima ou buscar por países onde estudar não custe uma fortuna e começar a economizar para estudar fora sem bolsa de estudos. Aqui no Partiu Intercâmbio eu já dei dicas sobre em quais países brasileiros estudam sem pagar absurdos pelos cursos.

Todas as bolsas abertas

em vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

5 comentários em “Tem limite de idade para ganhar bolsa de estudos e estudar no Exterior?”

  1. Quando descobri a fundação estudar já estava perto da idade. Mas não deveria ter, tem bolsas e workshops interessantes e a idade me narra. Eu tenho muita vontade de estudar fora, de viajar o mundo. Até os 100 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais