Estudar na Alemanha

Goethe Zertifikat, Test DaF, DSH e telc: as principais provas de proficiência em alemão

Tem planos de aplicar para uma bolsa e estudar na Alemanha ou mesmo viver ou trabalhar na Alemanha? Se sim, você precisa saber que instituições de ensino, empregadores ou mesmo o governo (para a emissão do visto) podem exigir comprovação do seu nível de conhecimento de alemão. Para isso, costumam solicitar resultados de provas de proficiência em alemão e, portanto, é importante que você conheça alguns dos principais exames desse tipo: o Goethe Zertifikat, o Test DaF e o DSH.

Bolsas na Alemanha

Acompanhe este artigo para saber mais sobre como funciona cada uma dessas provas de proficiência em alemão e o que considerar na hora de escolher qual delas fazer!

>> Estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe

 

Goethe Zertifikat, Test DaF e DSH: conheça as principais provas de proficiência em alemão

Antes de entrarmos em detalhes sobre cada um dos exames, é importante mencionar que a maior parte das instituições considera como base a escala de níveis de competência do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR, na sigla em inglês). Essa classificação padrão tem seis níveis divididos basicamente em três categorias: A1 e A2 (básico), B1 e B2 (intermediário) e C1 e C2 (avançado).

>>> Veja dicas sobre estudar na Alemanha

Quem deseja ir para a Alemanha fazer um curso em alemão em uma instituição de ensino superior precisa saber que as universidades costumam exigir como mínimo para ingresso o nível C1. É verdade que algumas aceitam que você comprove o nível B2, mas, sendo bem realistas, o ideal para conseguir acompanhar as aulas no idioma é ter nível C1 mesmo. Em geral as três provas são amplamente aceitas pelas universidades alemãs, o mais importante de levar em conta na hora da escolha é que para as três provas é preciso preparação e antecedência, afinal, existe todo um calendário de marcação e aplicação das provas no Brasil e elas não são oferecidas com a mesma frequência de provas como o TOEFL, por exemplo.

Bom, dito isso, vamos às principais provas de proficiência em alemão:

Goethe Zertifikat

O Goethe Zertifikat é um exame de proficiência em alemão aplicada pelo Goethe Institut, uma instituição que tem o objetivo de divulgar o idioma e a cultura alemãs. O exame é reconhecido internacionalmente e feito por mais de 230 mil pessoas todos os anos nas sedes do instituto no mundo todo. Aqui você tem informações a aplicação da prova no Brasil.

Como os testes são diferentes para cada nível (do A1 ao C2), você precisa definir qual Goethe Zertifikat fazer, de acordo com os seus conhecimentos e a exigência da instituição ou empresa para qual deseja aplicar.

Os níveis básicos (A1 e A2) tem dois tipos de prova, sendo uma versão para crianças e jovens de até 16 anos e outra para adultos. A partir do B1 já não existe essa diferenciação e há apenas uma versão para jovens e adultos.

>>> Como aprender alemão mais rápido? Veja dicas!

As provas de proficiência em alemão do Instituto Goethe são divididas em quatro partes: ler, escrever, ouvir e falar. A duração de cada uma delas varia conforme os níveis e é maior para aqueles avançados. Uma das grandes vantagens do exame Goethe-Zeritifikat é a rapidez da entrega dos certificados (em até 3 semanas para as provas feita no Goethe-Institut) e também o valor. O preço do exame é cobrado em reais e vai de R$ 168 a R$ 744 – quanto mais avançado o nível da prova, mais cara ela fica. Veja material para estudar para o exame.

>>> Como achar cursos para estudar na Alemanha de graça

Test DaF

Diferentemente do Goethe Zertifikat, o Test DaF é um exame de proficiência somente para níveis mais elevados de conhecimento em alemão, incluindo B2 e C1. Por essa razão, costuma ser feito, em geral, por quem tem interesse em ingressar em uma universidade alemã e estudar em alemão.

O Test DaF é composto também por quatro habilidades: compreensão escrita (60 min.), compreensão oral (40 min.), expressão escrita (60 min.) e expressão oral (35 min.). A prova pode ser feita em centros licenciados, como o próprio Goethe Institut, leitorados do DAAD, universidades ou escolas de idiomas. Veja material para estudar para o Test DaF.

>>> Por que aprender alemão? Motivos para começar a estudar agora!

DSH

DSH é a sigla de Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang, que é mais uma das provas de proficiência em alemão existentes. No entanto, esse exame é um pouco diferente dos outros, pois é aplicado pelas próprias universidades alemãs antes de você começar os estudos.

O teste é dividido em duas partes — escrito e oral — e avalia sempre as mesmas quatro habilidades que o Goethe Zertifikat. Contudo, ele atesta conhecimento dos níveis B2, C1 e C2, que equivalem, respectivamente, ao DSH1, DSH2 e DSH3.

>> Dica de curso de alemão online grátis e conteúdos gratuitos para aprender alemão

telc

Outra prova de proficiência em alemão é o telc. Essa prova não tem aplicação no Brasil e nem na América Latina mas pode ser feita na Alemanha em diversos centros credenciados. A prova, assim como Goethe-Zertifikat vai do A1 ao C2 e possui as quatro competências: ler, escrever, falar e ouvir. Além disso, o telc também tem versões para médicos estrangeiros que queiram iniciar o processo para trabalhar na Alemanha, além de outras versões específicas voltadas ao mundo profissional. A prova do telc também é aceita em diversas universidades alemãs.

>>> Materiais para estudar alemão

Goethe Zertifikat, Test DaF, DSH e telc: qual proficiência em alemão escolher?

O que podemos dizer, em linhas gerais, é que, de cara, o Goethe Zertifikat tem duas vantagens importantes: o valor da prova é pago em reais e o certificado costuma sair rápido quando o exame é feito em uma das sedes do Goethe Institut.

No caso do Test DaF, o valor da taxa é em euros e o certificado é enviado pelo correio da Alemanha e pode levar meeeses pra chegar. Em relação ao DSH e ao telc, como as provas são aplicadas na Alemanha, no caso do DSH  pela própria universidade na qual o candidato deseja estudar, e no caso do telc, por cursos de credenciados, a pessoa precisa já estar na Alemanha para fazer a prova. Além disso, o valor da taxa também é em euros e é determinado por cada instituição.

De qualquer modo, para fazer essa escolha, um dos critérios mais importantes deve ser o seu objetivo. Quer dizer, se você vai estudar na Alemanha, antes de mais nada, precisa saber quais provas de proficiência em alemão a universidade para qual você quer aplicar aceita. Portanto, a primeira coisa a fazer é se informar sobre isso!

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Jaqueline Crestani

Posts Recentes

Como escrever carta de motivação: 5 erros comuns para evitar

Como escrever carta de motivação? Confira os  5 erros super comuns ao escrever uma carta…

2 weeks atrás

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora em 2021

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito em 2021.…

2 weeks atrás

Pré-integração do Goethe-Institut: projeto ajuda quem quer trabalhar e viver na Alemanha

Você sonha em morar e trabalhar na Alemanha? Além de ser um importante centro de…

3 weeks atrás

TOEFL X IELTS: qual é a diferença entre os testes de proficiência em inglês

Você precisa fazer uma prova de proficiência em inglês para estudar no exterior e não…

3 weeks atrás

Como fazer o mestrado em sustentabilidade e clima do Erasmus com bolsa e estudar em vários países

Sabe aqueles cursos de mestrado Erasmus super bacanas com foco em temáticas atuais e importantíssimas…

1 month atrás

Quais são as diferenças entre TOEFL iBT®, TOEFL® Essentials™ e TOEFL ITP®?

Além do TOEFL iBT® e do TOEFL ITP®, o Educational Testing Service (ETS) lançou recentemente…

2 months atrás