bolsista fundacao carolina Anna Carla Alberto da Silva

Fundación Carolina: como ganhar a bolsa para estudar na Espanha

Uma das bolsas que vocês mais se interessam aqui no Partiu Intercâmbio é a bolsa da Fundação Carolina para estudar na Espanha. Todos os anos o governo espanhol oferece mais de 200 bolsas para fazer mestrado na Espanha. Por conta disso, uma das perguntas que eu mais recebo é como ganhar a bolsa da Fundação Carolina. A Anna Carla Alberto da Silva ganhou a bolsa em 2017 e foi fazer Máster Universitario en Olivar y Aceite de Oliva, Universidad de Jaén.

bolsista fundacao carolina Anna Carla Alberto da Silva
Anna Carla Alberto da Silva, bolsista da Fundação Carolina na Universidade de Jaén

Hoje a Anna faz doutorado na área de parasitologia na UFRRJ – (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) em cooperação com a Fiocruz e conversou comigo para contar um pouco mais do processo de inscrição para o programa da Fundação Carolina.

Como ganhar a bolsa da Fundação Carolina

É importante saber que o processo da bolsa da Fundação Carolina tem três etapas. A primeira é preencher o currículo pelo site da Fundación Carolina, fazer o cadastro, login e senha. Na página está disponível todas as bolsas para estudar na Espanha que são oferecidas pela Fundação Carolina, além das informações sobre os prazos e os benefícios das bolsas. É muito importante prestar atenção porque as bolsas não são todas iguais. Algumas custeiam toda a matrícula na universidade e outras que somente alguma porcentagem.

>>> Melhores bolsas para estudar na Europa

Cada candidato pode escolher até cinco mestrados para se aplicar e precisar colocar a ordem de preferência de cada um. Na segunda etapa, a Fundação Carolina e as Universidades irão analisar o currículo de todos os candidatos e selecionar alguns para entrevista. E a terceira é quando se foi aprovado na entrevista e foi selecionado para bolsa, essa consiste em somente enviar os documentos que comprovem todas as informações fornecidas no currículo, além de documentos pessoais.

>> Como fazer mestrado no Exterior?

Como fazer o  documento de nota media equivalente (NME)

Uma parte importante do processo de candidatura para a bolsa da Fundação Carolina a partir de 2020 é o comprovante de nota media equivalente (NME). Esse documento é basicamente um cálculo da sua média final no sistema Espanhol e é feito gratuitamente no site do Ministério de Educação Espanhol. Tudo pode ser feito no link, é só preencher com atenção e gerar o PDF com a sua nota média no sistema espanhol. Sem este documento, a sua candidatura para as bolsas do governo da Espanha não será válida. Por conta disso, é importante lembrar que quanto maior sua nota, mais chances você tem. No caso da Anna, a nota média era 8,22 e ela também tinha o certificado de proficiência em Espanhol, DELE B1, que não é obrigatório na maioria dos cursos e alguns candidatos selecionados não possuem a prova, mas com certeza aumenta as suas chances para essa bolsa super disputada se você tiver a prova.

A mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar no exterior tem um vídeo completo que explica o passo a passo para fazer o NME.

Como funciona a candidatura das bolsas para estudar na Espanha

A Anna conta que todas as informações referentes a cada etapa são comunicadas pela Fundación no perfil do candidato, os candidatos selecionados para segunda e terceira etapa, recebem as informações também por e-mail. A jovem de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, não conseguiu a bolsa na Espanha primeira tentativa. “Como eu já havia me aplicado no ano anterior, já tinha meu currículo praticamente todo preenchido no site da Fundação Carolina. Um mês antes de encerrar as inscrições dei uma última revisada no meu currículo, inclui algumas informações mais atualizadas, passei para o espanhol algumas informações que se encontravam em português e selecionei os cinco mestrados que tinha interesse em fazer”, conta.

No caso da Anna, não foi necessário enviar nenhum documento, somente preencher os dados pessoais e de currículo no site da Fundación Carolina. No entanto, dependendo do curso que você escolhe, pode haver necessidade de processos diferentes. Então leia as informações exigidas pelo seu curso específico com muita atenção.  “É importante já ter passaporte, pois é preciso colocar o número. No meu curso, somente no caso de ser selecionado que era preciso enviar por correio todos os documentos: cópia do passaporte,  certificados dos cursos, histórico e diploma”, explica a doutoranda.

fundacao carolina como ganhar a bolsa para estudar na espanha Anna Carla Alberto da Silva

>> Tudo sobre intercâmbio na Espanha

A entrevista da bolsa da Fundación Carolina

A entrevista da bolsa para mestrado na Espanha da Fundação é realizada por chamada de vídeo, em espanhol. Segundo a Anna, é feita em uma plataforma que eles enviam as instruções. “É importante testar antes, eu testei e mesmo assim na hora da entrevista meu áudio não funcionou e eles tiveram que me ligar e realizar a entrevista meio por chamada de vídeo”, explica.  “Na entrevista eles fazem perguntas bem tranquilas, como por que eles deveriam dar essa vaga para você e não para outra pessoa, se vc já fez ou faz trabalhos voluntários, o que você gosta de fazer nas horas livres, se já estudou fora do Brasil e como foi a experiência, como pretende colocar em prática o que irá aprender no mestrado quando voltar ao Brasil”, conta.

anna carolina alvaro da silva fundacao carolina mestrado na espanha scaled

Como é estudar Universidade de Jaén

Jaén fica no Sul da Espanha e, segundo a Anna, é uma cidade muito barata para se viver, em comparação com as grandes cidades da Espanha, como Madrid e Barcelona. “Estudantes podem solicitar um cartão de ônibus que paga a metade da passagem, pode realizar curso de espanhol para estrangeiros na universidade sem custo com mensalidade e matrícula. Em muitos locais estudante paga mais barato a entrada”, conta Anna. A doutoranda afirma que a universidade oferece muitos estágios e práticas: “é só entrar em contato com o setor de alunos estrangeiros e falar que está interessado, além disso a universidade tem parcerias com muitas outras de diferentes países. Durante o desenvolvimento da minha dissertação surgiu a necessidade de realizar algumas análises fora da Espanha e eles ajudaram”, explica.

>> Como fazer mestrado em Portugal

O valor da bolsa para estudar na Espanha

A bolsa da Fundação Carolina varia de curso para curso, no caso da Anna, ela era completa e incluía moradia e três refeições diárias (café da manhã, almoço e janta). A moradia não era a da universidade, mas sim em uma instituição católica que oferecia residência. “Eu tive passagem de ida e volta paga pela Fundación Carolina, seguro saúde e transporte para universidade (ida e volta). Pra mim foi suficiente sim, mas precisei levar algum dinheiro para comprar coisas pessoas pra mim e para viajar”, explica.  Além da bolsa da Fundación, a bióloga levou aproximadamente R$ 5 mil reais que ela juntou para  passear e comprar itens pessoais.

>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2023

Diferenciais para a bolsa da Fundação Carolina

A jovem do Rio de Janeiro acredita ainda que Fundação Carolina valoriza pessoas que tenham consciência social e que demonstrem isso em suas atividades extracurriculares. “Fazer trabalho voluntário ou algo neste sentido conta para vaga. Parece-me que eles não buscam uma pessoa que só tenha nota 10 no boletim, mas sim um ser humano completo, que saiba socializar, que tenhas aspirações, que deseje conhecer mais sobre o mundo, que queira continuar estudando”, explica.

Vocês ver mais informações nessa live que fizemos com a Anna no canal do Partiu Intercâmbio. O edital das bolsas da Fundación para estudar na Espanha estão no Partiu Intercâmbio.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

2 comentários em “Fundación Carolina: como ganhar a bolsa para estudar na Espanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais