estudar na Inglaterra como conseguir bolsa

Estudar na Inglaterra de graça: saiba como conseguir bolsa

Sabemos que uma bolsa de estudos na Inglaterra é o sonho de muita gente, mas também sabemos que o país não é nada barato para se viver (ainda mais com a libra pela hora da morte). Se fazer um curso de inglês por lá não custa pouco, fazer intercâmbio, graduação ou pós, infelizmente, também não é para qualquer um financeiramente. Mas, calma lá que a boa notícia é que nesse texto você vai conhecer uma série de oportunidades para estudar na Inglaterra de graça ou quase:

 Existe, portanto, a possibilidade de fazer isso sem pagar nada – ou pelo menos tendo uma bolsa de isenção de taxas universitárias. Isso quer dizer que, com planejamento e um pouco de paciência e um bom planejamento, você pode realizar o sonho de estudar na Inglaterra. Basta ficar ligado nos editais, procurar ter os requisitos solicitados e persistência para se candidatar às bolsas.

Reunimos aqui neste post as principais possibilidades de bolsa de estudo no país que é um dos queridinhos dos intercambistas!

>>> Melhores bolsas para intercâmbio de 2022

Bolsa de estudos na Inglaterra para estudantes do Ensino Médio

Algumas prestigiadas universidades da Inglaterra têm programas internacionais bem interessantes voltados para adolescentes no Ensino Médio

É o caso do Reach Cambridge, como o próprio nome já diz, organizado pela Universidade de Cambridge. Trata-se de um concurso de redação que dá bolsas para curso de verão na instituição a estudantes de 15 a 17 anos. Além de revelar todos os detalhes sobre como se candidatar para essa bolsa, a gente já publicou também um post com a Augusta Saraiva, que ganhou o benefício em 2017. Dá uma conferida no vídeo no canal que ela conta mais sobre o curso e mostra a redação que lhe garantiu a bolsa. A mesma universidade junto com a Universidade de Oxford e outras universidades também oferece bolsa para alunos do Ensino Médio no concurso Cambridge Immerse Essay Competition que premia estudantes entre 16 e 18 anos e que estejam nos últimos anos do Ensino Médio com bolsas para cursos de verão na Universidade.

>>> Bolsas para fazer High School

Outra bolsa de estudos na Inglaterra disponível para a jovens no Ensino Médio é o programa da King’s College Summer School. O programa oferece curso da escolha do candidato de graça mas não cobre custos com alojamento, passagem e alimentação. Podem se candidatar estudantes no Ensino Médio maiores de 17 anos.

Infelizmente, é verdade que não há mjuuuuitas oportunidades de bolsas para fazer o ensino médio na Inglaterra, mas tem pro País de Gales, que é do ladinho e fica no Reino Unido!

Bolsa de estudos na Inglaterra: cursos curtos e intercâmbio

O King’s College London também tem um programa de cursos de verão voltado a estrangeiros. Há dois tipos de bolsas: uma para pré-universitários e outra para estudantes de graduação.. A segunda também dá esse benefício e é voltada a graduandos que desejam estudar na Inglaterra por pouquinho tempo e conhecer a instituição.

Já o programa Future News, do British Council, oferece todos os anos a possibilidade de participar de um evento no país com tudo pago. Brasileiros matriculados na graduação ou pós e que tenham interesse por jornalismo podem concorrer para participar de um evento sobre jornalismo com bolsas de estudos que cobrem todas as despesas. A Yael foi selecionada pro Future News em 2019 e deu detalhes e dicas aqui no Partiu Intercâmbio.

Alunos de mestrado de cursos de áreas de energias renováveis podem se candidatar para a bolsa Global Sustainable Electricity Partnership. O programa dá 21 mil dólares para que estudantes de mestrado possam fazer um ano da formação em qualquer universidade do Exterior.

Já os interessados em mobilidade acadêmica na Inglaterra para fazer intercâmbio no país e fazer uma parte do mestrado ou doutorado por lá devem ficar de olho no setor de mobilidade acadêmica/relações internacionais da sua universidade e também nas bolsas da Capes e do CNPQ.

Como fazer faculdade na Inglaterra de graça?

Outra possibilidade para estudar na Inglaterra e ficar um período maior é fazer faculdade por lá. Muitas instituições inglesas têm programas para graduação de vários tipos.

Se você já se perguntou se tem como fazer faculdade em Oxford de graça, a resposta é sim. O programa Reach Oxford Scholarships for Developing Country Students oferece bolsas integrais para fazer faculdade em Oxford. As bolsas levam em conta a necessidade financeira dos candidatos e também o desempenho na seleção para fazer graduação por lá.

A University College London (UCL) oferece bolsas para estudantes com necessidade de auxílio financeiro. Elas incluem auxílio de 9 mil libras esterlinas por ano, durante os três anos de curso. A Universidade de Manchester é a que possui o maior número de professores aclamados com o prêmio Nobel do Reino Unido. Ela tem bolsas parciais para estudantes internacionais em três cursos na área de engenharia elétrica e eletrônica.

O buscador do Partiu Intercâmbio também é sempre atualizado com oportunidade diversas de bolsas de estudo para fazer faculdade na Inglaterra, então se você tem esse interess vale acessar o buscador com frequência para não perder nada.

Estudar na Inglaterra de graça no mestrado

Universidade Caledônia de Glasgow tem campus na escócia e em Londres e possui o programa Postgraduate Ambassador Studentship que deseja recrutar “embaixadores” para a instituição. A bolsa cobre o valor integral do curso de mestrado (até 15 mil libras) e oferece mais 10 horas por semana de estágio remunerado.

Professores de inglês interessados em mestrado na Inglaterra podem se candidatar para a A.S.Hornby Educational Trust scholarship, na Universidade de Warwick. A bolsa é para cursar o mestrado de English Language Teaching com tudo pago.  A Larissa Goulart ganhou essa bolsa e deu dicas aqui no Partiu Intercâmbio.

A University of East Anglia, em Norwich, no leste da Inglaterra, oferece bolsa integral e bolsas de estudo parciais exclusivas para estudantes brasileiros e da América Latina para seus cursos voltados para o desenvolvimento.

A Universidade de Bristol também tem programa para as duas modalidades de estudos. O Think Big busca formar líderes do futuro.

>>> Como fazer mestrado no Reino Unido

Há oportunidades de bolsa para MBA, mestrado e doutorado no país, basta dar uma olhadinha no nosso buscador. A Universidade de Cambridge tem o programa Trust que contempla os dois níveis de pós-graduação.  O Gates Cambridge Scholarships, custeado pela Bill&Melinda Gates Foundation, dá bolsas de pós-graduação em Cambridge. São 55 bolsas integrais para estudantes estrangeiros interessados em fazer cursos de pós-graduação (cursos de 1 ano, como o MBA), mestrado (2 anos) ou PhD (3 anos) em diversas áreas de estudo da renomada instituição.

Já a University of the West of England Bristol (Bristol UWE) costuma ter bolsas parciais para os seus cursos de MBAs.

O Clarendon é um programa de bolsas para pós-graduação na Universidade de Oxford para estudantes do mundo inteiro. O benefício é integral e cobre todas as taxas de matrícula e os custos de vida do selecionado. Outra oportunidade de pós-graduação na Universidade de Oxford é o programa O Recanati-Kaplan Foundation Scholarships é um programa que dá bolsa para pós-graduação em animais selvagens no curso de Postgraduate Diploma in International Wildlife, uma especialização de sete meses. Já o programa Rhodes Scholarship oferece bolsas integrais para pós-graduação em Oxford. Os estudantes podem escolher cursos com duração de dois a três anos em diversas áreas e cursos de mestrado e doutorado podem ser financiados com o benefício.

Além dessas bolsas de estudo, também existem várias outras bolsas parciais para fazer pós na Inglaterra. Consulte o buscador do Partiu Intercâmbio regularmente para não perder nenhuma oportunidade.

Chevening: a melhor bolsa de estudos na Inglaterra pra mestrado

Aqui no site já falamos muito sobre o Chevening, o melhor programa para estudar na Inglaterra de graça se você procura uma bolsa de mestrado que não tenha limite de idade, seja integral e que não exija a prova de proficiência de inglês na inscrição inicia. Vale lembrar que o programa do governo britânico dá bolsas para mestrado nos países do Reino Unido, ou seja, é a chance de estudar na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte. Ele contempla todas as áreas de conhecimento.

O Chevening é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores britânico. Além de vídeo específico sobre o programa, também já fizemos um post tirando dúvidas sobre a application do Chevening e no canal no YouTube tem uma playlist completa com dica para ganhar a bolsa integral para estudar no Reino Unido.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Bolsa de estudo de doutorado na Inglaterra

Uma das melhores bolsas de estudo na Inglaterra para doutorado é a bolsa da LSE. A London School of Economics oferece todos os anos bolsas de estudos para fazer o doutorado completo por lá. A bolsa pode cobrir a tuition completa e também mais uma grana mensal para viver ou cobrir só a tuition. As candidaturas em geral vão até janeiro. No nosso canal no YouTube, tem uma live bem bacana entrevistando uma brasileira bolsista do programa.

A Warwick University também oferece anualmente bolsas para fazer doutorado na Inglaterra. Chancellor’s International Scholarship concede cerca de 40 bolsas de estudos todos os anos e inclui isenção das tuitions e também 15 mil libras por ano para os selecionados para cobrir o custo de vida no país.

Interessados em doutorado ou pesquisa na Inglaterra também podem ser contemplados com bolsas para estudar na Inglaterra. A Universidade de York contempla dezenas de cursos em diversas áreas.

A Universidade de Lancaster oferece bolsas para mestrado e doutorado na Inglaterra parciais e integrais. Algumas oferecem apenas a isenção das taxas universitárias por um ano (mestrado).  Outras também cobrem o custo de vida e pagam até 15 mil libras esterlinas (mestrado + doutorado e doutorado).

>>> Bolsas para doutorado pleno no exterior

A University College London por meio do Sainsbury Wellcome Centre (SWC) oferece bolsas para fazer doutorado em Londres em sistemas teóricos e experimentais em neurociência. Já para os interessados na área da educação a UCL oferece a IOE-ISH Centenary Doctoral Scholarship. O programa de bolsas para doutorado no Instituto de Educação da UCL também oferece acomodação e isenção de taxas universitárias. O benefício pode durar por três anos acadêmicos, se o bolsista tiver um desempenho satisfatório ao longo dos estudos.

Como o buscador do Partiu tá sempre muito bem atualizado, vale a pena guardar esse link para ver as oportunidades de bolsa de doutorado na Inglaterra que estão no site. Além disso, muitas oportunidades a gente nem consegue postar por falta de gente mesmo. Então, enviamos várias oportunidades de bolsa de estudo que não conseguimos postar no site pros nossos apoiadores.

Todas essas bolsas estão no buscador de bolsas de estudos do Partiu Intercâmbio! Aqui explicamos bem direitinho como o buscador de bolsas de estudos funciona e óbvio que esse post não esgota as possibilidades de bolsas na Inglaterra, mas se vocês souberem de algo que não está aqui, deixem um alô nos comentários e eu complemento o post.

Todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

4 comentários em “Estudar na Inglaterra de graça: saiba como conseguir bolsa”

  1. bom, não consegui entender ser Cambridge disponibiliza bolsas full rides para o início até o final do curso. Alguém poderia me ajudar nessa questão?

  2. Hauronissay Badrú

    Bom dia aqui Hauronissay
    Gostaria de ganhar bolsa de estudo as minhas condições financeiras não permitem para eu fazer a faculdade gostaria muito de ganhar essa bolsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais