estudar alemao na alemanha faculdade partiu intercambio

Como estudar alemão na Alemanha para fazer faculdade por lá - Publieditorial

estudar alemao na alemanha faculdade partiu intercambio 1 scaled

Eu já falei que estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe. No entanto, quem deseja fazer graduação na Alemanha pagando entre 100 e 300 euros por semestre precisa saber falar alemão. A World Study me convidou para conhecer brasileiros estudando na Gisma Language School em Berlim para explicar melhor como funcionam os programas de pathway, os cursos para estudar alemão para se preparar para entrar na universidade no país.

Saiba + sobre pathway

 

Como funcionam os programas de pathway na Alemanha

Todos os alunos que chegam na Gisma com o intuito de entrar em uma faculdade pública e gratuita na Alemanha iniciam o curso de pathway juntos. É possível iniciar um curso para estudar alemão na Alemanha na Gisma mesmo sem conhecimentos prévios do idioma. Existem duas maneiras que possibilitam brasileiros acesso às universidades alemãs e ambas exigem conhecimentos de alemão do nível b1 para cima.

 

Estudar alemão na Alemanha para entrar no Studienkolleg

Como já expliquei aqui no Partiu Intercâmbio, nosso Ensino Médio brasileiro não dá acesso direto à faculdade na Alemanha. Por isso, uma opção para quem terminou o Ensino Médio é fazer um ano de Studienkolleg na Alemanha. Para quem opta por essa versão, é necessário estudar alemão até atingir o nível B1. Quando se chega nesse nível, os alunos fazem meio ano de preparação para a prova do Studienkolleg. Como já expliquei aqui antes, essas provas são bem específicas, então, você vai ter aulas de alemão e também das matérias necessárias (ciências ou humanidades dependendo da área do seu curso) para que você consiga fazer a prova para entrar em um Studienkolleg público na Alemanha.

O curso oferecido pela Gisma prepara estudantes para o nível de alemão necessário e também com o conhecimento necessário para conseguir entrar em um Studienkolleg na Alemanha. O Studienkolleg dura cerca de um ano e, no final, os alunos fazem uma prova. Com a nota desta prova eles podem se candidatar para estudar em universidades na Alemanha.

>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

 

Estudar alemão na Alemanha para entrar na Universidade

Outra maneira de ter acesso ao Ensino Superior na Alemanha é com a combinação Ensino Médio completo + histórico com boas notas de um ano completo em uma Universidade no Brasil. Para os estudantes que optam por essa modalidade, após o fim do nível B1, eles seguem a estudar alemão na Alemanha até o C1, que é o nível de conhecimento de alemão exigido pela grande maioria das universidades. Com nível C1 em alemão, ensino médio completo e um ano de graduação feito no Brasil, é possível iniciar as candidaturas para entrar na universidade na Alemanha.

Os dois alunos da World Study que eu conheci em Berlim estavam cursando o pathway nesta modalidade que, sinceramente, é a mais fácil para Brasileiros que desejam fazer faculdade de graça na Alemanha.

>>> Como aprender alemão rápido

 

Visto para estudar alemão na Alemanha

Como já contamos aqui no Partiu Intercâmbio, existe um visto para estudar alemão na Alemanha para entrar na faculdade na Alemanha. Brasileiros sem cidadania europeia podem tirar esse visto. Já quem tem passaporte de algum país da União Europeia tem a vantagem de não precisar de visto e ainda poder estudar alemão e trabalhar na Alemanha legalmente mesmo durante o curso preparatório para entar na Universidade.

 

Candidatura para fazer graduação na Alemanha

Uma das vantagens do pathway da Gisma é que os alunos recebem orientação para fazer até cinco candidaturas em universidades alemãs. Durante o curso, os alunos começam a mapear cursos e universidades públicas dentre as 18 mil opções de cursos públicos na Alemanha disponíveis. Com o suporte oferecido, fica mais fácil conseguir entrar na universidade dos seus sonhos e estudar de graça na Alemanha.

Peça um orçamento

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “Como estudar alemão na Alemanha para fazer faculdade por lá – Publieditorial”

  1. Olá ! Para ingressar em uma pós ou mestrado na Alemanha em alemão , existe um curso preparatório também para aprender a língua?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais