Estagio remunerado no Canadá mitacs globalink pedro ferreira partiu intercambio

Mitacs Globalink: como fazer estágio em biotecnologia no Canadá

Pedro Ferreira, bolsista do Mitacs Globalink, segura uma bandeira do Brasil na frente da universidade do Quebec e dá dicas de como fazer estágio em biotecnologia no Canadá

Buscando uma oportunidade de intercâmbio em biotecnologia no Canadá? O programa Mitacs Globalink Research foi criado pelo governo canadense e possibilita que brasileiros façam estágio remunerado em universidades canadenses espalhadas por todo o país. Em 2018, Pedro Ferreira, fez estágio no Canadá no Institut National de la Recherche Scientifique (INRS) da Université du Québec, em Québec City. Pedro é estudante de Biotecnologia da UnB e, assim como eu foi Jovem Embaixador, e deu essa entrevista para ajudar mais pessoas a candidatarem pro estágio no Canadá

O programa Mitacs Globalink para estágio no Canadá

O Mitacs Globalink é um programa de estágio no Canadá para brasileiros que abre inscrições todos os anos e possibilita que alunos de graduação no Brasil possam façam summer jobs em universidades do Canadá. Alunos de Humanas e Exatas podem fazer o estágio. Se você é dá área das exatas, a boa notícia é que, de fato, existem mais opções de projetos para escolher para o estágio do Mitacs Globalink. O programa cobre TODOS os curtos dos selecionados e os estágios têm duração de até 12 semanas.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2022

Vocês já devem conhecer o Pedro da live que fizemos com ele e com a Letícia Teodoro falando do programa de estágio no Canadá. Se vocês não viram, vejam porque tá cheia de dicas maravilhosas pra quem quer aplicar.

Mas tá, vamos às dicas do Pedro.

Como você escolheu o estágio em biotecnologia no Canadá?

Meu critério de escolha para os projetos pro estágio em biotecnologia no Canadá foi simples: Aqueles que haviam mais proximidade com o que eu já havia vivenciado no Brasil em estágios de extensão da universidade. O legal é que você pode escolher até sete projetos e ranqueá-los de acordo com sua preferência. Eu fui aceito na minha terceira opção. Contudo, mesmo tendo escolhido um projeto, minha professora orientadora na Universidade de Quebec achou que eu poderia contribuir muito mais em outro. Então, acabei trocando e realmente valeu a pena.

Como foi o processo de application pro Mitacs Globalink?

O processo de application para o estágio remunerado no Canadá é um pouco longo. As inscrições pelo site terminaram em setembro, mas só recebi a aprovação no fim de janeiro. Após enviar todos os documentos na plataforma da Mitacs Globalink, você entra em um sistema de match. O professor da primeira opção de estágio recebe sua inscrição com currículo e histórico e diz se você é o que ele está procurando. Caso não, sua ficha é endereçada ao segundo projeto da lista. Existem “ondas” de aprovação. Geralmente, os brasileiros são aprovados na segunda leva e até fevereiro ainda pode haver aprovações.

>>> Cursos de inglês online gratuitos

Eu mesmo fui para a lista de espera por volta de novembro e fiquei lá até dezembro, quando recebi o e-mail falando que eu estava apto para o programa, mas que algum professor poderia solicitar entrevistas via skype, mas que era facultativo. No fim das contas, não tive que fazer. Após a aprovação, não há muito o que fazer, apenas decidir as datas de chegada e saída no Canadá (SIM, você faz o seu período de estágio). Neste ano, você deveria iniciar entre maio e junho, mas isso não é muito rígido, pois algumas pessoas começaram no começo de julho (claro que não se pode começar em agosto, mas segundo o calendário de algumas universidades brasileiras, ainda consegue-se cursar um dos semestres do ano).

>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá

Estagio remunerado no Canadá mitacs globalink pedro ferreira partiu intercambio

Como foi a candidatura do estágio em biotecnologia do Canadá?

Acredito que levei cerca de três-quatro semanas só de preparação da minha candidatura para o estágio em biotecnologia no Canadá. Creio que a parte mais complicada é a de conseguir uma carta de recomendação de professor e tradução de histórico. Alguns professores demoram um longo tempo para terminar as cartas, mas o negócio é insistir. Há duas opções: Você envia UMA carta de um professor da universidade, contendo um carimbo (não obrigatório) e em papel timbrado. Você adiciona DOIS e-mails de professores (o segundo é para o caso do primeiro não responder) e o pessoal da Mitacs vai entrar em contato com eles para pedir a carta, que você pode ou não saber o que está escrito, dependendo do professor.

Eu escolhi a primeira opção e mesmo podendo enviar apenas uma carta, eu pedi a dois professores que escrevessem, para que no fim pudesse enviar a melhor. Quanto ao histórico, algumas universidades já o emite traduzidos. Caso esta não seja a realidade, é necessário contratar um tradutor juramentado. Além disso, testes de proficiência em inglês ou francês não são obrigatórios, mas são um grande diferencial, mesmo que seja os institucionais como o TOEFL ITP, que algumas universidade públicas oferecem de graça, em parceria com o Idiomas Sem Fronteiras. Bom, no demais, acho que é importante sempre deixar a última semana para conferir todos os documentos e respostas dadas na plataforma. O modelo de currículo que eles disponibilizam é bem intuitivo e funciona bem para o que eles precisam, lembrando-se sempre que o CV tem que ter uma página apenas. O que recomendo é deixar aquilo que é mais relevante para os projetos para os quais vocês está aplicando.

>>> Mentoria para estudar fora.

Quando sai o resultado do estágio em biotecnologia no Canadá?

O meu resultado para fazer o intercâmbio no Canadá em biotenologia saiu dia 16 de janeiro! Mas como disse anteriormente, há levas. Então o resultado sai em dias diferentes para diferentes pessoas, com uma data máxima de fevereiro. A partir daí, recebi minha carta de aceite da Universidade do Quebec e entrei em contato com minha professora para arranjarmos a data de início do estágio. Também tive que enviar dados de passaporte e de voo.

Pedro ferreira de braços abertos na frente do palácio de Quebec durante o Estagio em biotecnologia no Canadá do mitacs globalink

Como é o estágio no Canadá do Mitacs Globalink? Quantas horas você trabalha ?

As atividades do estágio remunerado no Canadá dependem do projeto do Mitacs que você escolheu. Conheço pessoas que fazem mais paperwork, outras que só programam o dia todo. Como trabalho com a área biológica, eu vou para o laboratório todos os dias. O programa de summer job no Canadá do Mitacs Globalink requer que trabalhemos um mínimo de 40h por semana, mas isso também varia. Em algumas semanas faço mais que isso, em outras, menos. Varia de experimento para experimento. Mas geralmente, 7~8h por dia de segunda à sexta (quem faz seu horário é você juntamente com seu professor, então se você quiser chegar ao 12h e trabalhar no fim de semana, também pode, desde que cumpra com os objetivos do projeto).

>>>Como fazer carta de motivação para bolsa de estudos

O programa Mitacs oferece algum tipo de alojamento?

Não. Eles geralmente recomendam os alojamentos da universidade, mandam um documento com os contatos. Contudo, para o visto e para conseguir alojamento eles não ajudam em nada. Mas é fácil de encontrar locais sozinho, caso o alojamento esteja lotado (meu caso) ou caso você não queira (geralmente eles possuem muitas regras ou custam o mesmo preço de um coloc). As informações de alojamento devem ser mandadas na plataforma antes da viagem.

>>>Universidade de Toronto dá bolsas para graduação no Canadá

Pra quem você recomenda o Mitacs Globalink?

Para pessoas que seja curiosas, que tenham vontade de aprender e acima de tudo que saibam aproveitar uma boa oportunidade de crescer no meio acadêmico. Além daqueles que queiram vivenciar uma realidade diferente da que presenciamos no Brasil, que têm vontade de ser valorizado pelo conhecimento que agrega às pesquisas. Aqueles que queiram se desenvolver profissional e pessoalmente.

Como conseguir summer job no Canadá?

Minha dica é: Sejam verdadeiros! Se você não tem paixão pelo que faz ou por aprender algo novo, não se inscreva. Leiam, releiam e dêem a inscrição para alguém ler antes de enviar. Tenham seus objetivos claros quanto ao programa. Não tenham medo de perguntar! E se não for dessa vez, ano que vem tem de novo.

>>> bolsa para estudar um semestre no Canadá

A bolsa do summer job do Mitacs é suficiente?

NOSSA, E COMO! Bolsistas Mitacs Globalink recebem reembolso de passagens (1500 CAD), visto (100 CAD), uma parcela para pagar a tuition fee da universidade (300 CAD – mas geralmente sobra), além de um um valor de 800 CAD para comer/sobreviver, mais um valor de 960 CAD para o aluguel (30 CAD por dia). Esses dois últimos se repetem nos três meses. Mesmo parecendo muito dinheiro, o “investimento inicial” é alto, uma vez que você só recebe o dinheiro cerca de 15~20 dias após chegar ao Canadá. Então, até receber, você precisa se manter com dinheiro do seu bolso, além de já ter pago passagens e visto. Mesmo assim, ainda dá para voltar para o Brasil com dinheiro, se souber economizar.

>>> Como fazer pós-graduação e trabalhar no Canadá

Como é a vida durante o estágio em biotecnologia no Canadá?

Eu estou encantado com tudo aqui. É incrível como a saúde mental é valorizada nas universidades no Canadá! Além disso, o meu trabalho no estágio em biotecnologia no Canadá sempre foi reconhecido. Através do Mitacs Globalink, surgem muitas oportunidades de escrever artigos científicos, prolongar a estadia no Canadá ou conseguir mestrado no Canadá. Aliás, a Mitacs possui uma bolsa para mestrado, intitulada Fellowship que seleciona candidatos partindo do Globalink (só que fez o estágio pode participar). Mas, para aplicar para tal bolsa, você tem que estar aceito em um programa de mestrado de uma universidade canadense, o que é facilitado pela ponte que o Mitacs Globalink cria entre você e a instituição. Bom, não vou dizer que é fácil, pois deve-se sempre estar disposto e ser empenhado, lembrando-se sempre que há horas de turistar, mas o trabalho durante o estágio no Canadá deve sempre ser bem feito.

Nosso muito obrigada enorme pro Pedro! Depois de fazer o estágio em biotecnologia no Canadá em 2018, o Pedro terminou a graduação na UnB e se formou em 2020. Hoje, o Pedro faz mestrado na Europa com bolsa Erasmus e participou da mentoria do Partiu Intercâmbio para candidatar em mestrados e doutorados no Exterior com bolsa de estudos. Confere o depoimento dele abaixo:

Para se inscrever para o programa Mitacs para estágio remunerado no Canadá é só acessar o edital aqui no Partiu Intercâmbio.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais