daad bolsas para estudar na alemanha partiu intercambio

DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha

daad bolsas para estudar na alemanha partiu intercambio
Sede do Daad em Bonn, na Alemanha. Foto: Thomas Pankau/DAAD

O Partiu Intercâmbio sempre está publicando bolsas do DAAD para estudar na Alemanha. E não é só porque eu fui bolsista do DAAD e tenho o maior carinho pela organização e pela Alemanha, mas simplesmente porque ninguém oferece mais bolsas para estudar no Exterior que o DAAD.

O que é e o que faz o DAAD?

Sim! O Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) ou Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, em bom português,  é nada menos que a maior organização do mundo em programas de intercâmbio de estudantes e pesquisadores. Fundado em 1925 por um estudante da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, o projeto nasceu para expandir as oportunidade de intercâmbio entre a Alemanha e outros países.

>> Estudar na Alemanha é barato! 

O DAAD é uma organização sem fins lucrativos que representa cerca de 240 instituições de ensino superior da Alemanha. Seu objetivo é promover as relações internacionais, especialmente por meio do intercâmbio de estudantes e cientistas, além da cooperação em pesquisas. O DAAD oferece mais de 250 programas de fomento individual e institucional, atua em quase 100 países e apoia anualmente mais de 100 mil intercambistas (alemães e estrangeiros). Então, basicamente o DAAD é A instituição para quem busca bolsa para estudar na Alemanha e também para os alemães que querem estudar em outros países.

>>> Tudo sobre estudar na Alemanha

O trabalho do DAAD, no entanto, vai bem além de só dar bolsa de estudos. O DAAD fomenta a internacionalização de universidades alemãs, dá apoio para universidades em países em desenvolvimento, atua na difusão da língua alemã, apoiando os departamentos de Letras germânicas de várias universidades brasileiras com a presença dos professores leitores (Lektoren).

As bolsas do DAAD no Brasil

Vale lembrar que o DAAD é uma organização que fomenta o intercâmbio acadêmico, então, as bolsas geralmente são para cursos acadêmicos ou para indivíduos ligados a universidades: graduandos, mestrandos, doutores e professores universitários. As bolsas do DAAD são nas mais diversas áreas, entre elas medicina, engenharia, música, arte, esporte, matemáticas, ciências naturais, direito, economia, ciências sociais, língua e estudos culturais.

>>> Como aprender alemão rápido

Os valores das bolsas na Alemanha variam de 850 euros para graduados ou 1.000 euros para doutores em alguns programas mais curtos e podem chegar até 2.300 euros.  Muitos programas da institução  são formulados e financiados em parceria com agências brasileiras (nacionais e estaduais), como CAPES, CNPq e as Fundações de Amparo à Pesquisa. Assim, o DAAD é também o parceiro alemão do governo brasileiro no programa Idiomas sem Fronteiras, aprimorando a formação linguística dos estudantes. Somente em 2017, 1.196 brasileiros receberam bolsa do DAAD para estudar e pesquisar na Alemanha, enquanto 755 alemães ganharam bolsas para um período de estudos no Brasil.

As bolsas de estudo do DAAD na Alemanha para brasileiros

Desde de 1971, o DAAD tem um escritório de coordenação regional no Rio de Janeiro e, desde 2001, um Centro de Informação em São Paulo.  Além disso, o DAAD tem um banco de dados de bolsas de estudo e de pesquisa na Alemanha.

>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

Precisa saber alemão para estudar na Alemanha com bolsa DAAD?

Não necessariamente. As Universidades alemãs oferecem muitos cursos completamente em inglês. O Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão em si não exige que os bolsistas saibam alemão e muitos dos programas de bolsas de estudos oferecem cursos de alemão para os bolsistas brasileiros. No entanto, ter proficiência em alemão comprovada por certificados como Goethe-Zertifikat, Test DaF ou outros pode ser critério do seu curso em questão e, nestes casos, a proficiência em alemão será exigida. Além disso, eles recomendam que quem deseja estudar na Alemanha tenha, pelo menos, interesse em apreder o idioma, afinal, assim a adaptação no país fica muito mais tranquila. Aqui a gente listou recursos online gratuitos para aprender alemão e também falamos tudo sobre os exames do Goethe-Zertifikat, que são aplicados no Brasil e não possuem validade, então, vale bastante a pena fazer.

Como é ter bolsa do DAAD na Alemanha?

Eu tive o privilégio de ser bolsista do DAAD na Alemanha em duas ocasiões. Em 2009, quando ganhei a bolsa Winterkurs para fazer um curso de alemão em Essen e, em 2013, quando ganhei bolsa do programa EPOS para fazer mestrado em International Media Studies, em Bonn. Ambas experiências foram maravilhosas e recebi todo o suporte do DAAD antes, durante e depois dos cursos. No caso das bolsas mais compridas (mestrado, doutorado e pesquisa), os bolsistas geralmente são convidados para participar de seminários na Alemanha com bolsistas de todo o mundo para discutir questões importantes para as suas áreas.

>>> Tudo sobre o mestrado em comunicação da Deutsche Welle na Alemanha

Durante meu mestrado, participei de um encontro de bolsistas da área de Ciências Humanas na Universidade de Jena com todos os custos pagos e foi uma oportunidade muito bacana de discutir e trocar experiência com outros bolsistas em workshops diversos sobre literatura, sociologia, história com um perspectiva multidisciplinar. Além disso, o encontro teve oportunidades de networking e passeios guiados pela cidade. Diversos encontros como este, em cidades diferentes e com temas diferentes aconteceram naquele ano e cada bolsista podia escolher em qual deles gostaria de ir. Outra coisa muito legal que vi durante a minha experiência como bolsista do DAAD é que muitas das mulheres com bolsas do DAAD eram mães e estavam com seus filhos na Alemanha. Somente no meu mestrado, eram duas bolsistas com filhos pequenos. Pessoalmente me deixa muito feliz em ver isso: para ser bolsista do DAAD o mais importante é ter as qualificações necessárias e não há discriminação com mulheres com filhos.

>>> Como achar cursos em inglês na Alemanha

Aqui no Partiu Intercâmbio, também entrevistamos a Ellen Deuter, de São Paulo, que é bolsista do programa EPOS do mestrado em Direito. A Ellen contou mais da experiência dela de estudar na Alemanha e como é estudar direito no Exterior com bolsa completa. Mais abaixo, também tem vídeo com a nossa entrevista com a Nayane Lira, enfermeira e bolsista do mestrado DAAD EPOS em saúde.

A rede de alumni do DAAD

Vale lembrar que depois que a experiência com a bolsa do DAAD termina, o DAAD também organiza encontros em workshops em diferentes países com diferentes temas para manter os bolsistas de diferente cursos e anos e conectados. Em 2018, tive a honra de ser convidada para um destes workshops no Rio de Janeiro. No encontro, debatemos diferentes aspectos relevantes pro desenvolvimento sustentável e o time do DAAD no Rio também nos explicou todas oportunidades de financiamento e ajuda para ex-bolsistas para participar ou organizar eventos e desenvolver pesquisas. Então, o DAAD oferece bolsas incríveis para estudar na Alemanha e a experiência não acaba quando a bolsa termina. Então, o que eu diria pra vocês é que vale muito a pena investir em aprender alemão e trabalhar para conseguir uma bolsa do DAAD para estudar na Alemanha.

Precisa de ajuda para candidatar em bolsas na Europa?

Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e assista nossa live com mentorados aprovados em programas na Europa como as bolsas do DAAD e muitas outras bolsas integrais na Europa:

Visite o site 

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais