curso de alemão online grátis partiu intercambio

Dica de curso de alemão online grátis e conteúdos gratuitos para aprender alemão

“Falar alemão é muito difícil”, eles disseram. Não vamos discordar, afinal, fácil realmente não parece! Como a Bruna sempre diz, precisa de bastante empenho e dedicação (aliás, ela fala sobre isso aqui). Então, para ajudar quem quer entrar e quem já está nessa luta, a gente listou sites com cursos de alemão online grátis e conteúdos gratuitos para aprender alemão.

>>> Por que aprender alemão? Motivos para começar a estudar agora!

Sites com curso de alemão online grátis e dicas para aprender alemão

É claro que sabemos que estudar com um professor, de forma tradicional, é diferente, assim como fazer um intercâmbio para aprender a língua in loco também. Mas, com bons materiais da internet dá para ter uma boa noção inicial ou fazer exercícios e praticar quando já se tem algum conhecimento.

Por isso, já falamos dos cursos de inglês online neste outro post. Já este aqui é voltado para quem procura curso de alemão  online e conteúdos gratuitos. Os sites que listamos têm recursos bem legais para aprender. Até eu — que diferentemente da Bruna não falo “deutsch” — fiquei com vontade de me aventurar. Quem sabe, né?!

>>> Como aprender alemão mais rápido? Veja dicas!

O curso de alemão online grátis da Deutsche Welle (DW)

A Deutsche Welle é o principal grupo midiático da Alemanha, fundado e financiado pelo governo do país. Os alunos de alemão costumam gostar muito do site da DW, pois ele tem vários recursos de aprendizado gratuito.

Além de ter um portal no qual é possível ouvir notícias lentas  — o que é ótimo para treinar o ouvido —, ela oferece curso de alemão online grátis. O material do curso da DW tem vários formatos (vídeos, áudios, exercícios, etc) e abrange todos os níveis, desde o inicial . Além disso, também tem bastante coisa voltada especificamente para brasileiros.

Para quem tem intersse em se candidatar para o Winterkurs, a bolsa do DAAD para curso de alemão na Alemanha, e precisa praticar para o OnSet (a prova de proficiência em alemão aplicada para comprovar o nível necesário para a bolsa), também vale a pena conhecer os recursos da DW para gerar materiais de estudo, inclusive, textos com lacunas do tipo C-Test (que é o nome de provas como o OnSet), no lingofox.

> Estudar alemão na Alemanha para fazer faculdade de graça

Onleihe: Biblioteca online gratuita do Instituto Goethe

O Instituto Goethe possui a Onleihe, a biblioteca virtual gratuita dos institutos culturais do governo alemão. A biblioteca digital gratuita do Goethe-Institut possui  23.000 e-books e audiolivros em alemão, materiais para o aprendizado da língua alemã, revistas e jornais e assistir diversos filmes. Após realizar sua inscrição e liberá-la, você pode utilizar a Onleihe em seu PC, no laptop ou celular utilizando o aplicativo da Onleihe (para Android e iOS), a qualquer momento e onde quiser.

A Onleiehe do Goethe-Institut também tem uma série de materiais gratuitos para quem quer estudar para os exames de proficiência de alemão do Goethe-Zertifikat, a prova que é aceita por todas as universidades alemãs.

>>> Goethe-Zertikat, DSH, Test Daf ou Telc: qual prova de alemão fazer

Goethe Institut

O Instituto Goethe é uma famosa instituição que tem o objetivo de divulgar o idioma e a cultura alemãs. Ele tem sedes em várias cidades mundo afora, assim como no Brasil, oferecendo cursos presenciais e promovendo várias atividades.

Os cursos do Instituto Goethe são pagos, mesmo aqueles à distância. No entanto, além da biblioteca online, eles têm um portal de conteúdos gratuitos e também várias ações voltadas a quem quer aprender ou está aprendendo o idioma.

Deutsch für dich – Comunidade online gratuita

A comunidade online e gratuita tem o objetivo de ajudar quem quer aprender a língua. Não são exatamente aulas de alemão online, mas tem materiais divididos por níveis e temas para praticar. Quem se inscreve também participa de fóruns, onde terá dicas de aprendizado e poderá se conectar com os outros membros da comunidade.

Clube de jogos – ZusammenSpiel

O Instituto Goethe de Porto Alegre realiza mensalmente o ZusammenSpiel, um clube de jogos online e gratuito para alunos de alemão maiores de 13 anos que tenham (preferencialmente) concluído o nível A1.2.

O projeto é uma oportunidade de praticar e aprender de forma lúdica. Ele é voltado a todos que desejam se divertir enquanto aprimoram suas habilidades no idioma.

Clube de leitura – ZusammenLesen

Além do clube de jogos online, o Goethe Institut Porto Alegre, em parceria com as sedes de Buenos Aires, São Paulo e Bogotá, também tem um clube de leitura online mensal, o ZusammenLesen. A atividade oferece sugestões de leitura de obras de novos(as) autores(as) contemporâneos(as) e é indicada para quem tem no mínimo nível B2 de alemão.

Para ficar por dentro das datas dos encontros e ver informações sobre inscrições, vale a pena seguir o Instagram do Goethe Institut Porto Alegre.

>>> Como achar um curso para estudar de graça na Alemanha

24h Deutsch

O projeto 24h Deutsch é um projeto do governo alemão divulgado pelo Instituto Goethe. Trata-se de um canal do YouTube que leva os espectadores — interessados em aprender o idioma — a acompanhar o dia a dia da professora Ida. Cada episódio é dedicado a um tópico de aprendizagem e os vídeos são super bem produzidos.

Germanofonia

O Germanofonia é um site do qual somos super fãs aqui no Partiu Intercãmbio! Ele foi criado pelo Lucas Shimoda, um professor que explica o alemão de um jeito divertido e inteligente. O Germanofonia é cheio de dicas explicadinhas e listas bem interessantes (tipo “10 variantes regionais para pão em alemão)”.

O mais legal é que o Lucas aborda vários temas que você não aprenderia em sala de aula. Além disso, ele também tem dicas sobre como estudar e se organizar para realmente aprender o idioma, como: “Gambiarras linguísticas para destravar a língua em alemão“.

Schubert-Verlag: exercícios para aprender alemão

A Schubert-Verlag é uma editora alemã. No seu site, ela disponibiliza exercícios de gramática de diversos níveis — do A1 ao C2. Ou seja, tem para todos os gostos e dá para ficar um tempão explorando o conteúdo.

>>> Saiba tudo sobre estudar na Alemanha

BBC

O conteúdo da BBC para aprender alemão não é tão vasto quanto aquele do BBC Learning English, mas pode ser bem útil. No site, tem aulas online de alemão, vídeos, exercícios, guias e por aí vai.

The German Project

O The German Project é um site gratuito voltado principalmente para o ensino dos níveis iniciais do idioma. Ele oferece aulas de alemão online em áudios e ilustrações e contação de histórias infantis em alemão. O curso é dividido em 15 lições e os exercícios são muito bons para quem está começando.

Complemente seu curso de alemão online grátis com leitura!

A gente sabe que para aprender alemão de verdade você precisa ir muuuito além de simplesmente “ir na aula”. Por isso, reservar algumas horas do dia ou da semana para fazer atividades em alemão é fundamental. Ouvir podcasts, ouvir a nossa playlist de músicas em alemão no spotify ou ler em alemão sobre assuntos que interessem você é uma ótima maneira de acelerar o processo de ganhar fluência. Se você tem um Kindle, é possível testar o Kindle Ulimited por 30 dias grátis são mais de um milhão de livros que você pode ler gratuitamente com a assinatura. Aqui vocês podem consultar todo o catálogo de livros em inglês gratuitos do Kindle Unlimited. O primeiro mês é grátis e você pode cancelar a qualquer momento. Depois, a assinatura sai por R$ 19.90 por mês. Você pode cancelar a qualquer momento e a nossa recomendação é colocar um alerta no seu calendário pra daqui 25 dias lembrando de cancelar a assinatura. Aí você não é cobrado indevidamente e pode refletir se quer continuar com a assinatura.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube.  A gente também está no Instagram. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

1 comentário em “Dica de curso de alemão online grátis e conteúdos gratuitos para aprender alemão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais