Vídeos do Partiu Intercâmbio

Como escrever carta de motivação: 5 erros comuns para evitar

Como escrever carta de motivação? Confira os  5 erros super comuns ao escrever uma carta de motivação!

Quem quer ganhar uma bolsa de estudos precisa se acostumar: quase todo o edital pede uma carta de motivação. Aqui no Partiu Intercâmbio, eu já dei dicas de como escrever uma boa carta de motivação. Mas como o assunto assusta muita gente e alguns erros básicos são MUITO comuns, resolvi falar pra vocês o que não colocar na carta de motivação nesse vídeo.

 

Como escrever carta de motivação: erros para evitar

Veja cinco erros comuns na hora de escrever uma carta de motivação que podem custar suas chances de ganhar uma bolsa de estudos

 

1 ) Só descrever o que está no seu currículo

Tudo que está no seu currículo já está lá. Então, a carta não precisa repetir tudo isso com outras palavras. A carta de motivação é onde você mostra outras coisas que não estão no currículo ou explica bem pontos que são favoráveis a você mas que não ficam super claros no currículo. Mas não desperdice suas preciosas linhas só fazendo um novo currículo é perda de tempo e vai irritar que tiver lendo a sua carta.

>> Como fazer intercâmbio sem agência

 

2) Usar citações de outras pessoas

Eu sei que dá aquela vontade de parecer inteligente na hora de escrever carta de motivação. Por mais que sua mão queria muito digitar frases de efeitos de escritores, cientistas ou seja lá quem for, não faça isso. Usar citação só come espaço que deveria ser usado pra falar de você e é encarado como encheção de linguiça, então não faça isso, ok?

 

3) Usando tradutor online pra escrever carta de motivação

Escrever em um outro idioma não é fácil, eu sei. Mas se você quer estudar no exterior, você precisa começar a se acostumar com a ideia de que vai precisar escrever em inglês, alemão, francês ou seja qual a língua do país para onde você vai. O tradutor online é uma maravilha que pode e deve ser usada para tirar dúvidas pontuais, mas NUNCA, JAMAIS para traduzir pedaços inteiros da sua carta de motivação. Por mais avançado que o Google translator esteja hoje em dia, ainda fica super BIZARRO o texto (bem como eu mostrei no vídeo). Então, não abuse do tradutor.

> TOEFL x IELTS: qual a diferença entre as provas

 

4) Com erros de digitação

Você pode errar gramática, estrutura da língua,… qualquer coisa, afinal, você não é nativo, mas você não pode enviar uma carta com erros de digitação. Já inventaram o dicionário no computador, então, se liguem e nada de escrever uma carta de motivação cheia de erros de digitação, não. Isso é sinal de correria e desleixo.

>> Como faz para estudar em Portugal

 

5) maior do que o necessário

Cada bolsa tem suas regras, algumas delimitam o número de caracteres, outras de palavras e outras de páginas. Nunca, jamais, ultrapassem o limite do que o edital pede ou vocês serão desclassificados de cara. Se a bolsa não tiver imposto um limite pro tamanho na hora de escrever uma carta de motivação, pensem como o avaliador: vocês iam gostar de ler mais de duas páginas de uma centena de candidatos? Não. Então, seja objetivo.

>> Como ganhar uma bolsa de estudos

 

Ainda tem dúvidas sobre escrever carta de motivação?

Me contem sobre as dúvidas que vocês têm sobre carta de motivação e vamos transformar esse post num fórum bacana para quem busca ajuda na hora de escrever a carta 🙂 e também dá pra acessar meu post com dicas para uma carta de motivação que se destaca ou dá pra entrar em contato pra saber mais da nossa mentoria para judar você com a sua carta de motivação para estudar fora.

beijo e até mais!

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora do Partiu Intercâmbio, já pesam nove intercâmbios - dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia - e passeios por 30 países.

Ver Comentários

  • A carta de motivação é digitada ou tenho que escrever em uma folha de papel e enviá-la? Tenho que colocar "carta de motivação" em cima como título? Posso iniciar a carta de motivação como:"Caros, meu nome é Raquel..."?

  • Se a bolsa pede duas cartas de motivação, tem que ser feita por mim e por outra pessoa?

  • Olá Bruna termino o ensino médio esse ano eu quero fazer faculdade na Coreia quando eu posso estar tentando uma bolsa

  • eu queria saber essa carta de recomendação tem que ser escrita por mim ou por outra pessoa ? e se precisa ser em ingles?

    • Escrevendo, dando pros amigos ler e se inscrevendo pra diversos concursos. É tudo treino mesmo :)

  • Muitos comentários que eu tenho duvidas iguais não estão respondidos :/
    Pra participar dessa bolsa de intercambio, precisa ter um inglês bom ou pode ser o básico ?

    • Adriano, "dessa bolsa" qual? nesse post a gente não fala de bolsa específica. No geral, somente bolsas para cursos de inglês que não vão exigir inglês bom.

  • Olá, gostaria de saber se quando você começou a ganhar as bolsas de intercâmbio você já possuía domínio da língua inglesa ou do idioma do país de destino?

    • Flávia, quando eu fiz o primeiro intercâmbio para os EUA (com bolsa), eu já tinha um bom conhecimento de inglês. Quando fui para Alemanha pela primeira vez, não tive bolsa e não sabia nada de alemão.

Posts Recentes

Programa Erasmus Mundus terá mudanças a partir de 2022

O Erasmus Mundus, o maior programa de bolsas para mestrado na Europa, vai sofrer algumas…

2 days atrás

Bolsa SISGP: como é estudar na Suécia com bolsa do governo sueco

Não é por acaso que falamos bastante sobre a bolsa do SISGP (o Swedish Institute…

1 week atrás

Jovens Embaixadores 2022 tem inscrições abertas: tire suas dúvidas!

As inscrições do Jovens Embaixadores, da Embaixada Americana no Brasil, estão abertas. O Jovens Embaixadores…

2 weeks atrás

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora em 2022 para brasileiros

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito em 2022.…

2 weeks atrás

TOEFL® Essentials™: tudo sobre a nova prova de proficiência em inglês

Afinal, como é a prova do TOEFL® Essentials™? Desde que o Educational Testing Service (ETS)…

1 month atrás

Bolsas de estudo para fazer intercâmbio gratuito e estudar fora em 2021

Procurando as melhores bolsas de estudo para estudar fora e fazer intercâmbio gratuito em 2021.…

1 month atrás