como fazer mestrado no reino unido partiu intercambio

Como fazer mestrado no Reino Unido? veja como se candidatar e as possibilidades de bolsa

como fazer mestrado no reino unido partiu intercambio

Quer fazer pós-gradução no Reino Unido?  Confira nosso guia para brasileiros que desejam fazer mestrado no Reino Unido. O passo a passo vai da busca pelos cursos, até a admissão no Reino Unido, opções de financiamento e os requisitos de visto de estudante.

Bolsas no Reino Unido

Dei uma complementada com umas informações de minha parte 😉 caso vocês não saibam o Partiu tem uma série de guias sobre estudar no Exterior,  afinal, desde que divulguei que “estudar na Alemanha é barato, só você que não sabe” tenho recebidos um monte de -mails. Mas tá. Vamos ao que interessa:

A admissão em um mestrado no Reino Unido

 Em via geral, para aplicar para fazer mestrado no Reino Unido, você precisa acessar o site das universidades e se candidatar por lá.  No entanto, 18 instituições no Reino Unido usam um sistema online centralizado admissões chamado UCAS, eum sistema separado para cursos profissionalizantes, como enfermagem, magistério e direito. A maioria dos estudantes, no entanto,  precisar se inscrever separadamente para cada suas universidades escolhidas, geralmente é só fazer o download de um formulário de inscrição no site da universidade e quase todo o processo ocorre online para fazer mestrado no Reino Unido.

>>>Como conseguir uma vaga de doutorado no Exterior


No formulário de candidatura para fazer mestrado no Reino Unido, você precisará incluir os seus dados pessoais, dados da sua vida acadêmica e informações sobre suas experiências profissionais. Você pode ser solicitado a fornecer:

  •  uma transcrição de seus cursos anteriores (em Inglês e apostilada)
  •  prova de proficiência em Inglês, geralmente TOEFL ou IELTS
  • resultados de outros testes padronizados, como o GRE ou GMAT para cursos de MBA
  •  prova de financiamento garantido (como bolsas de estudos) ou comprovante de recursos financeiros suficientes

Pode ser que universidade também queria fazer uma entrevista com você (por telefone ou web conferência para estudantes internacionais).

>>>Mentoria do Partiu Intercâmbio para fazer pós fora

Preciso ter projeto de pesquisa para fazer mestrado no Reino Unido?

Os candidatos para cursos focados em pesquisa (MRes) deverão escrever projeto de pesquisa.  Já os candidatos para mestrado no Reino Unido do tipo Masters of Science (MSc), Masters of Arts (MA) ou Masters of Business Administration (MBA) provavelmente serão solicitados a escrever uma carta de motivação e a fornecer duas cartas de recomendação, geralmente uma  de professor da graduação e outra de um chefe/empregador. Muitas universidades possuem um modelo específico de carta que você deve mandar para a pessoa que vai te recomendar junto com seu currículo para ajudá-los na sua carta de referência. Programe-se com antecedência: solicite a carta com, pelo menos, três semanas antes do seu prazo final.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Você vai precisar enviar todos estes documentos por e-mail ou correio (depende da universidade). Em ambos os casos, mantenha cópias de todos os seus documentos e envie tudo com o máximo de antecedência possível. Os cursos no Reino Unido tendem a começar no final de setembro ou início de outubro, os prazo de inscrição geralmente terminam em janeiro  do ano do início do curso. No entanto, muitos cursos de pós-graduação também aceitam inscrições de forma contínua. Se você estiver inseguro sobre qualquer parte do processo, não hesite em enviar um email ao escritório de admissões ou departamento relevante da universidade onde você quer estudar para esclarecer as dúvidas.

Requisitos para fazer mestrado na Inglaterra

Os requisitos de acesso para os cursos de pós-graduação é, muitas, um bacharelado ou licenciatura de uma universidade brasileira reconhecida. A média de nota que você deve ter na graduação geralmente varia entre 7,5  e  8,5 (para as universidades mais concorridas)Os estudantes que não cumpram os requisitos mínimos, muitas vezes, são considerados para os programas de pré-mestrado (foundation year) das universidades.

>>Neoenergia dá bolsas de mestrado no Reino Unido para brasileiros

Como achar um mestrado no Reino Unido

Eu brinco que a melhor maneira é sempre colocar “nome do curso + país” no google. Eu brinco, mas é sério. Isso é sempre um bom jeito de começar. Fora isso, quando o tema é mestrado no Reino Unido, uma boa dica é usar do buscador do programa Chevening, o maior e mais generoso programa de bolsas para quem quer fazer mestrado no Reino Undo, porque assim você já encontra cursos e universidades que são aplicáveis pro programa de bolsas também.

>>Bolsa para mestrado em moda em Londres recebe inscrições

Quanto custa fazer mestrado no Reino Unido

Olha, não vou mentir, custa bem caro. Um  mestrado no Reino Unido para estudantes internacionais pode custar entre £11,000 e £32,000  por ano. Isso sem falar dos custos para se manter no Reino Unido. Só pra vocês terem uma ideia para conseguir o visto de estudante universitário no Reino Unido você vai ter que provar que tem pelo menos £1,023 para cada mês que você vai ficar no UK (para cursos fora de Londres). Esse valor, no entanto, é o que eles exigem caso você vá fazer mestrado no Reino Unido em algum lugar fora de Londres. Se você for morar em Londres a situação é um pouco mais tensa e você vai precisar de cerda de  £1,265 por mês ou seja £15,180 por ano.

>>> Como ganhar a bolsa Chevening para fazer pós no Reino Unido

Bolsas para fazer mestrado no Reino Unido

Para quem quer fazer mestrado no Reino Unido, existem diversas bolsas de estudo e oportunidades de financiamento disponíveis, varias específicas para estudantes do Brasil. No próprio site da universidade onde você quer estudar, muitas vezes você encontra dados sobre bolsas de estudos e outras possibilidades de financiamento. Algumas das bolsas mais conhecidas para estudar no Reino Unido estão no buscador de bolsas do Partiu Intercâmbio, óbvio! E algumas das fundações que as oferecem são (caso alguém lembre de alguma que faltou, só avisar nos comentários):

Programas internacionais de bolsa para mestrado no Reino Unido

Programas brasileiros de bolsa de mestrado no Reino Unido

CAPES
CNPq
Instituto Ling: para cursos nas áreas de direito e administração
Fundação Lemann

>>> Melhores bolsas para estudar fora

Requisitos para visto de estudante no Reino Unido 

Todos os estudantes internacionais que desejam estudar no Reino Unido devem obter visto de estudante do tipo Tier 4 (General) visto de estudante (aqui tem um guia oficial do governo Britânico com tudo que você precisa saber sobre o visto). Se você vai fazer mestrado no Reino Unido, você pode aplicar para o visto até três meses antes da data de início do seu curso. Para isso, você precisará fornecer:

o seu passaporte (lembre que ele precisa ser válido até o fim do seu curso)
uma fotografia recente
sua “Confirmação de Aceitação de Estudos(CAS)
prova de proficiência em Inglês
prova de fundos suficientes
evidência de suas qualificações acadêmicas

Rola fazer mestrado e trabalhar na Inglaterra?

 Com o visto Tier 4 (general), que é o visto dado para estudantes universitários no Reino Unido, você está autorizado a trabalhar, muitas vezes há um limite para o número de horas por semana de trabalho durante o período letivo. Durante as férias, o trabalho está librado em tempo integral. A taxa do visto é de £ 350. Mas é importante lembrar que atualmente estudantes de todos os níveis precisam para uma taxa chamada Immigration Health Surcharge (IHS). A taxa para estudantes fica entre 450 e 780 libras por ano e é necessária para que você possa estudar no Reino Unido. 

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

7 comentários em “Como fazer mestrado no Reino Unido? veja como se candidatar e as possibilidades de bolsa”

  1. Ola Bruna, as informações foram muito úteis. Entretanto, fiquei com uma dúvida: é preciso requerer a uma bolsa antes de aplicar para o mestrado em alguma universidade ou depois?

    Além disso, as universidades aceitam bolsas de programas específicos citados am seus sites, ou posso aplicar para qualquer uma no Brasil?

    Obrigada desde ja,

    Jamile

  2. Olá Bruna. Obrigado pelas informações. Minha questão é a seguinte: você saberia informar, para quem não deseja voltar ao Brasil após o curso, alguma sugestão de bolsa? Para quem atende aos critérios de elegibilidade (IELST, boas notas, etc) dá para arriscar se inscrever e tentar financiamento depois? Os trabalhos em meio período possibilitariam pelo menos um custeio básico? O maior medo é não conseguir pagar as contas e ter que voltar ao Brasil no meio do curso…

    Muito obrigado!

    1. Olha, a maioria das bolsas exige que você volte ao Brasil. Não conheço nenhuma (pro Reino Unido) que não exija isso :/ As próprias universidades podem orientar bem sobre como podem ser feitos financiamentos para quem tem interesse em estudar lá sem ter a grana todo ainda. Alguma reserva você vai ter que ter (para atender os critérios de visto e tudo mais). Eu não tenho muuuuita experiência nessa parte para te ajudar, mas vou falar com as minhas fontes e vou tentar montar um post respondendo melhor suas dúvidas, pode ser?
      Abraço1

    2. Olha, a maioria das bolsas exige que você volte ao Brasil. Não conheço nenhuma (pro Reino Unido) que não exija isso :/ As próprias universidades podem orientar bem sobre como podem ser feitos financiamentos para quem tem interesse em estudar lá sem ter a grana todo ainda. Alguma reserva você vai ter que ter (para atender os critérios de visto e tudo mais). Eu não tenho muuuuita experiência nessa parte para te ajudar, mas vou falar com as minhas fontes e vou tentar montar um post respondendo melhor suas dúvidas, pode ser?
      Abraço1

      1. Bruna, objurgado mais uma vez. Estou estudando alternativas para ficar trabalhando por um tempo na Europa após um período de estudos. Mas está cada vez mais difícil para não europeus…abraço e parabéns pelo seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais