como e fazer ingles e trabalhar na australia

Como faz para estudar inglês e trabalhar na Austrália?

Tá pensando em tirar um tempo para estudar inglês e trabalhar na Austrália? O Daniel Steigleder, de 34 anos, está fazendo exatamente isso. Ele se planejou durante DOIS ANOS, guardou grana, pesquisou bastante e, em setembro de 2016, foi para a Austrália realizar o sonho de passar um tempo por lá melhorando o inglês e trabalhando. A ideia inicial era ficar só oito meses, mas ele curtiu tanto que foi ficando.

Há meses eu acompanhava as fotos incríveis do Dani na Austrália nas redes sociais, aí resolvi pedir pra ele nos contar da experiência. Além disso, a Austrália é o sonho de consumo de muitos brasileiros (meu inclusive, afinal, já rodei por diversos cantos mas nunca tive a oportunidade de ir pra lá) e por lá ainda rola de trabalhar e estudar inglês.

>> Melhores bolsas para fazer intercâmbio em 2024

Aí ele respondeu minhas perguntas e nos mandou fotos liiiindas pra deixar todo mundo com vontade de conhecer a Austrália 🙂

Como faz para estudar inglês e trabalhar na Austrália daniel praia

Por que estudar inglês e trabalhar na Austrália?

“Depois que me formei na universidade, comecei a cogitar a ideia de morar um tempo fora do Brasil. Também foi nessa época que pensei em fazer mestrado, então voltei a estudar inglês. Lembro que nesse meio tempo vi amigos estudando fora do Brasil e pensei: por que não? Mas para isso eu teria que ganhar fluência, ou pelo menos ter um inglês em um nível bem bom.

>>> 10 melhores bolsas de estudo na Austrália

Então achei que conseguiria isso mais fácil morando no exterior. A Austrália é um dos principais destinos pra quem quer estudar inglês, é considerado um país friendly com estudantes estrangeiros. Além disso, aqui é possível trabalhar legalmente com visto de estudante, assim como Irlanda e Nova Zelândia. Como a Irlanda tem um clima frio, descartei como primeira experiência, pois imaginei que seria mais fácil me adaptar aqui. E se fosse pra me “isolar” do mundo, achei que a Austrália era um destino mais atraente que a NZ, por ser maior, ter grandes cidades e clima mais quente.”, conta Daniel.

Como faz para estudar inglês e trabalhar na Austrália

Quanto custa estudar inglês e trabalhar na Austrália?

O valor de um curso de inglês na Austrália depende da escola. Eu optei pela Langports, uma escola bastante premiada na Austrália, com campus em Brisbane e Gold Coast também. Na época ela estava com ótima promoção. Mas sei em quem em 2023 o valor estava algo em torno de 485 dólares australianos por semana. Para 24 semanas dá em torno de AUD 12 mil + material e alguma taxa de inscrição.

Eu lembro que consegui parcelar o valor dando uma entrada e mais duas parcelas, via agência, mas geralmente parcelado tem custos adicionais. Lembro que era possível em até 24x, mas o valor ficava bem maior. Não achei que valia a pena.

E como faz para economizar para fazer intercâmbio na Austrália?

A minha preparação para estudar inglês e trabalhar  na Austrália começou dois anos antes, quando eu acompanhava via redes sociais o intercâmbio na Austrália de dois amigos. Decidi visitar algumas agências pra ter ideia de valores, processo de visto etc. Então fui economizando dinheiro para fazer intercâmbio. A ideia inicial era ir em 2015, mas com a crise desvalorização do real deixei pra 2016.

Eu fiz fiz o seguinte: fui numa agência, cotei o pacote de intercâmbio (geralmente as agências oferecem três níveis de escola, budget, smart e premium, que sao as baratas, médias e caras, basicamente) e calculei quanto precisava e quando seria possível ter esse dinheiro. Calculei com base nas escolas caras. Estipulei metas mensais de quanto deveria guardar e fui colocando na poupança. De tempos em tempos acompanhava a variação do real e dolar australiano e também dos valores dos cursos.

Quando eu achei que já tinha o dinheiro fui em três agências, cotei mais uma vez, me decidi pela escola (geralmente a parte mais demorada devido aos valores e opções) pela agência que me daria suporte e comecei o processo. Ah, uma dica que dou é vir com uma grana extra. Sinceramente eu acho que pelo menos pra viver dois meses sem trabalhar.

Isso porque o primeiro mês é mágico: é tudo novidade. É fascinante e assustador mesmo tempo. Então é legal fazer amigos, conhecer a cidade, sem trabalhar. Além disso, não é todo mundo que logo arruma emprego. Conheci gente que demorou mais de dois meses. Outros que conseguiram na primeira semana. Eu como sou precavido achei melhor ter uma quantia extra.

como e fazer ingles e trabalhar na australia
Daniel e os amigos conhecendo cangurus na Austrália

>>> Como tirar o green card alemão

Qual a documentação para estudar inglês e trabalhar na Austrália?

Em relação à documentação e burocracia, fiz tudo no Brasil via agência de intercâmbio. Recomendo, pois o pessoal tem conhecimento e experiência. É necessário primeiramente pagar um curso de inglês, seguro saúde, passagens ida e volta e fornecer alguns comprovantes financeiros.

Geralmente aceitam ou dinheiro em banco, referente a cerca de 1650 dólares australianos por mês que vai estudar na Austrália (que pode se ter do estudante, cônjuge, pais ou algum parente muito próximo, já ouvi casos que aceitaram padrinhos).

Esse valor é uma média mensal do custo de vida por aqui. Pode-se apresentar também um comprovante de Imposto de Renda, que pode ser da própria pessoa, cônjuge ou dos pais. Lembro que quando apliquei, era de uma renda de pelo menos R$ 180.000 por ano, que pode ser ser somada em até duas pessoas.

Como passei dos 30 anos, me pediram também uma carta de oferta de trabalho no Brasil ou que pelo menos a minha empresa da época atestasse que eu era bom funcionário e que estariam dispostos a me contratar na volta caso fosse do interesse e disponibilidade deles. Isso porque a partir dos 30 anos o intercambista é visto como um grande possível candidato a querer migrar.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

É fácil tirar visto de estudante para trabalhar na Austrália?

“A verdade é que a Austrália complica muito a entrada. As autoridades querem ter certeza que a pessoa tem suporte ou condição financeira para estudar aqui. Além de tudo isso tive que fazer exames médicos (tórax e urina assistida, extremamente constrangedora, diga-se de passagem, hehe) e uma carta de intenções. Nessa carta eu tive que falar quem eu era, ocupação, escolaridade, por que escolhi a Austrália e o porquê do curso ser bom para a minha vida. Tudo voltado, obviamente, para o meu retorno ao Brasil”, explica.

Como faz para estudar inglês e trabalhar na Austrália daniel steigleder

“Se o estudante não deixar bem claro que tudo é para ter uma vida melhor no Brasil, a chance de ter o visto negado é bem grande. O mesmo ocorre quando se paga escola muito baratas que frequentemente o governo fecha ou multa. Escolas pra quem tá só pensando no visto. Muita gente quer imigrar pra cá e o governo local tem um controle muito grande em relação à entrada de pessoas”, conta Daniel.

>>>Trabalho para enfermeiro na Alemanha

Como é morar na Austrália?

Aqui é um país muito novo e muito aberto em relação à mentalidade das pessoas. Então aqui eu tenho a possibilidade de conhecer gente do mundo todo e interagir com diferentes culturas, estilos de vida e pensamento. Muito diferente da vida que eu tinha em Porto Alegre. Sydney é uma das cidades mais globalizadas do mundo e tem muitos turistas em imigrantes. Os próprios australianos nativos, muitas vezes, são filhos e netos de imigrantes. Outras diferenças são obviamente em relação à qualidade de vida. Aqui é realmente muito bom. Sydney tem cerca de 5 milhões de pessoas e é extremamente segura. Quase não se vê policiais na rua porque quase não há crimes.

Então é possível sair à noite sem medo. Encontrar amigos, ir para festas, praias, usar transporte público sem medo algum. Isso tudo vêm me ajudando a aperfeiçoar meu inglês, pois aqui posso passar muito tempo na rua falando e interagindo com meus colegas, amigos e população local. Meu aprendizado não fica restrito às aulas e ao dia. Outra coisa que dá um up legal e que a carga horária das aulas é muito maior. No Brasil eu tinha três horas por semana. Aqui é de pelo menos 20h, de segunda à sexta, fora as atividades extra-classe que a escola oferece.

Vale a pena fazer curso de inglês na Austrália?

Na minha escola é possível estudar inglês geral, IELTS, TOEIC e Cambridge. Vou falar do Geral que é o mais comum. As aulas são todas presenciais e temos provas todas as segundas, referente ao conteúdo da semana anterior. E temos trabalhos em grupo, redações, debates etc. Lembra um pouco as aulas do Brasil, mas com uma carga bem maior, e claro, a necessidade maior de praticar o inglês no dia a dia, com colegas, professores e funcionários.

Além disso, com carteirinha de estudante é possível obter descontos em alguns estabelecimentos e entrar free em várias festas. Eu até hoje só frequentei festas free e, diga-se de passagem, elas são muito boas e rolam de quinta a sábado. Ou seja, pelo menos uma opção de festa free pra cada dia. É bem legal para conhecer pessoas e praticar inglês, além de se divertir, claro.

Como faz para estudar inglês e trabalhar na Austrália

>>> Como trabalhar na ONU: guia para brasileiros

Dá pra estudar inglês e trabalhar na Austrália?

É possível trabalhar na Austrália com visto de estudandte. Geralmente quem vem pensando em morar fora e juntar dinheiro prefere estudar à noite. Dizem que pra estudar inglês não é muito bom porque geralmente os estudantes da noite trabalham o dia inteiro e chegam cansados nas aulas. Normalmente os cursos noturnos são mais baratos muito procurados por brasileiros e latino americanos. Eu optei pela manhã porque a escola que escolhi só tem essa opção. E ela é considerada uma das melhores da Austrália, boa para quem realmente veio com o foco pra estudar.

Obviamente que isso dificulta um pouco na hora de arrumar trabalho, pois não temos a opção de trocar de turno. Só podemos aplicar para vagas de tarde ou noite. Mas isso não foi um empecilho pra mim. Cheguei em setembro e comecei a procurar emprego em outubro. Demorei menos de um mês pra conseguir. Desde então já trabalhei como barman e garçom em eventos sociais e esportivos, e assistente de cozinha em restaurantes.

>>> Como conseguir bolsa para estudar em Portugal

É fácil encontrar emprego na Austrália?

Geralmente o pessoal começa procurando em sites como o Gumtree ou Seek, e depois começa a pedir indicações. Outra ideia legal, mas nem sempre fácil, especialmente para os tímidos ou para os que não tem um inglês bom, é ir direto em bares e restaurantes para entregar o currículo. Tentar conversar com o gerente, por exemplo. Aqui também rola muitas vagas em grupos do WhatsApp e Facebook.

Mas na minha opinião a maneira mais fácil de conseguir emprego é por indicação. Quando alguém arrumou algo melhor ou tá voltando para o Brasil. Geralmente as vagas para estudantes são: cleaner (limpeza de casas, escritórios, festas etc.), labour (assistente de pedreiro), remover (carregar móveis em mudanças), kitchen hand (assistente de cozinha), dishwasher (lavador de pratos) e garçom/barman em bares, restaurantes ou eventos. Para as mulheres existe também a opção de babysitter (babá). Geralmente quanto melhor o inglês, menos braçal o serviço. Mas isso não quer dizer mais dinheiro. O pessoal que faz labour, por exemplo, consegue juntar muita grana, embora prejudique os estudos devido ao cansaço físico.

E vale a pena fazer intercâmbio para estudar inglês e trabalhar na Austrália?

“Sou suspeito pra falar porque simplesmente me apaixonei pelo país. Eu lembro que sempre lia em blogs que era o Brasil que deu certo. E realmente aqui as coisas funcionam. Tem o segundo maior IDH do mundo: seis das 30 melhores cidades pra viver no mundo são australianas, tem baixo índice de criminalidade e o país está há mais de 25 anos sem recessão econômica. E ah, tem um dos maiores salário mínimo do mundo. Ou seja, vários índices de dar inveja a qualquer país. Tudo isso num clima tropical, cheio de praias bonitas, cidades modernas, animais exóticos etc”, conta.

“Eu não conheço outros destinos populares como Canadá, Nova Zelândia, Irlanda, EUA e Reino Unido, mas acredito que a Austrália não perca em nada para eles. Mas claro, depende muito do estilo de vida e da experiência que está buscando. Aqui parece ser um lugar ideal pra quem tem ou quer ter uma vida informal, fazer amigos, curtir praia, aproveitar o verão e conhecer um pouco também da Ásia. A influência oriental aqui é grande. Até brinco de vez em quando com meus amigos que no futuro a Austrália será um país asiático”, brinca Daniel.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

7 comentários em “Como faz para estudar inglês e trabalhar na Austrália?”

  1. Boa noite, adorei o post, tirei bastante dúvidas! Estou vendo uma agência a CI para fazer intercâmbio na Austrália, pretendo estudar de manhã e trabalhar à tarde ou noite. Você mora em
    República? Divide com amigos? E muito caro aluguel? Pensei em fazer um. Urso de Barista ou Bartente, ou que acha?

  2. Elias Alves e souza

    Boa tarde amigo gostaria MT de saber de você si ainda está na Austrália e te para conseguir ir qto VCI gastou de passagem seguro saúde para de curso de inglês qual agência VCI foi etc.

  3. Boa noite. Adorei o seu post. Eu tenho 48 anos e gostaria de saber se com essa idade é possível arrumar emprego enquanto faz o curso de inglês? Você poderia me dizer qual foi a agência que fez o seu processo de inscrição. Muito obrigado.

  4. Natalia Medeiros

    Bom dia,

    Gostaria de trabalhar e estudar por 8 meses na Australia. Sou de Fortaleza, mas atualmente vivo no Chile. Gostaria de saber quanto mais ou menos vc levou em dinheiro para eu poder me organizar. Tambem queria saber se voce contratou alguma empresa de intercambio ou foi por conta própria.

  5. Excelente seu post gaúcho. Sou de Erechim/RS. estava pesquisando por intercâmbio e encontrei seu artigo, excelente.
    estava pesquisando por intercâmbio para estudar e curtir o local claro…assim como você;)
    Pesquisei califórnia. Mas a Austrália parece mais atraente mesmo!!
    Se possível gostaria de saber se ainda está por ai?
    Ou se podemos ir batendo papo…forte abraço tchê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais