UWC Brasil como é a seleção do uwc provas uwc intercambio no ensino medio partiu intercambio

Como é a seleção do UWC Brasil para bolsas de intercâmbio no Ensino Médio

como é as eleção do uwc provas uwc intercambio no ensino medio partiu intercambio
Você quer ganhar a bolsa do UWC para fazer intercâmbio durante o Ensino Médio, mas tem dúvida sobre como é processo de seleção do UWC Brasil? A Amanda Barreto Salgueiro, de 16 anos, de Campos dos Goytacazes (RJ), foi selecionada para estudar no colégio UWC Itália em 2017 e nos contou mais sobre o processo.

 

A Amanda ficou sabendo da oportunidade aqui pelo Partiu Intercâmbio e me escreveu em fevereiro de 2017 um daqueles e-mails que me lembra porque eu não largo o trabalho aqui no Partiu. Ela contou que foi selecionada para a fase final e que em breve ia saber se ia ganhar ou intercâmbio ou não. Pra mim, é super emocionante ter gente como a Amanda escrevendo pra contar seus sonhos e como esse site os ajudou a seguir em frente <3 A Amanda, assim como muita gente, não passou na primeira tentativa e não desistiu por causa do não.

 

Seleção do UWC Brasil: tudo que você precisa saber

Além disso, conversamos com três bolsistas brasileiros do UWC no nosso canal do YouTube para falar da seleção do UWC, as provas e como é a vida nos colégios da rede. Conversamos com a Amanda (UWC Adriatic, na Itália), o Matheus (UWC Singapura) e o Thompson (UWC Canadá). Para saber como foi a conversa é só ver o vídeo e assinar nosso canal.

 

Amanda conta da processo de seleção do UWC

“Eu conheci a UWC em 2014 e tentei o processo seletivo pela primeira vez em 2015, quando estava no primeiro ano do ensino médio. Ainda nessa época, acreditava que havia um perfil fixo para um aluno UWC, coisas que se devia fazer para se destacar no processo seletivo. Quando saiu o resultado da primeira fase daquele ano e vi que não havia passado fiquei realmente frustrada, porque em verdade havia toda uma expectativa, aquela idealização. Mas a vida seguiu, me permiti conhecer mais a fundo o movimento, e decidi que tentaria novamente no ano seguinte.

uwc brasil Como é o processo de seleção do UWC amanda salgueiro bolsista uwc partiu intercambio
Amanda Salgueiro vai estudar no colégio UWC da Itália

As provas do UWC Brasil

 [no ano da Amanda] A primeira fase aconteceu em setembro, fiz a prova de matemática, português, conhecimentos gerais (cai bastante atualidades, lógica e a redação). A prova em si é tranquila, assim como a redação, que têm dois temas para escolha e bastante folhas para escrever. O resultado saiu apenas no final de dezembro, e eu nem pensava direito quando abri a lista e vi meu nome lá, logo o primeiro, por causa da ordem alfabética!

 

Entrevista da seleção do UWC

A segunda fase da seleção do UWC Brasil era a entrevista, que seria realizada em janeiro, em São Paulo, já que eu sou do Rio (é possível realizar via skype). A fase presencial me deixou um pouco mais tensa e nos dias que se antecederam só conseguia pensar nisso. Apesar disso, cheguei cedo no local da entrevista e haviam outros candidatos e também ex-alunos e conversamos bastante o que me deixou bem relaxada. A entrevista em si, foi bem diferente do que eu esperava, nada de interrogatório! Funcionou como uma conversa, onde contei mais sobre mim e os selecionadores faziam perguntas sobre o que eu ia relatando, com a intenção de me conhecer melhor. Demorou duas semanas para sair o resultado e foi a pior espera. Eu recebi a notícia por ligação: eu havia passado para o convívio, a última fase.

>> Melhores bolsas para intercâmbio no Ensino Médio

 

Convívio: a última fase da seleção do UWC

O convívio foi, sem dúvidas, a fase mais intensa e incrível do processo. Conhecer todas aquelas pessoas, os selecionadores e passar com eles três dias, desenvolvendo várias atividades, dinâmicas, num sítio no interior de São Paulo. Depois disso, era a (dolorosa) espera do resultado final.

O processo inteiro foi de muito autoconhecimento e eu tinha certeza de ter feito o que estava ao meu alcance e que também fui eu mesma. Você percebe que não existe um perfil certo para a UWC. Óbvio que que existem características necessárias a um aluno como ser independente, ser tolerante e ter muita vontade de aprender, mas não coisas que se deve ou não fazer e gostar, somos todos muitos diferentes e mesmo assim compartilhamos o desejo pelo desenvolvimento de um mundo melhor.

E assim, recebi a noticia cerca de um mês depois: havia sido selecionada para estudar no UWC Adriatic, na Itália. A escolha do país é baseada na quantidade de vagas, as bolsas disponíveis, o perfil do aluno a decisão é completamente do comitê de seleção. Foi uma alegria enorme e, como alguém que já participou do processo posso dizer que sim, dá uma descrença quando se encara um processo longo, há muitos momentos de ansiedade, mas eles acabam se fazendo necessários!

Minha dica é: relaxem e deem o melhor de si, sem perderem a essência! E acreditem, vale muito a pena.”

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2021

 

Importante: vale lembrar que por conta da pandemia a fase o convívio não está acontecendo presencialmente.

Inscreva-se para a bolsa do UWC
Veja o relato o colégio UWC na Armênia

Bolsas para fazer intercâmbio

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

4 comentários em “Como é a seleção do UWC Brasil para bolsas de intercâmbio no Ensino Médio”

  1. Acho que você seria a pessoa certa pra mim responder esta pergunta Bruna, kk. Entre o programa Jovens Embaixadores e esse programa pela UWC, qual seria melhor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais