como aprender alemao rapido partiu intercambio

Como aprender alemão rápido?

Como ficar falando sozinha tava ficando muito chato nos vídeos do YouTube. Agora resolvi que vou convidar gente legal pra bater papo comigo. Meu primeiro convidado veio conversar sobre como aprender alemão rápido e é ninguém menos que o Lucas Shimoda, professor de alemão e autor do Germanofonia.com.

O Germanofonia é meu site preferido da VIDA quando o assunto é aprender alemão! Cheio de dicas super explicativas e listas de coisas realmente interessantes, o Germanofonia foca em coisas que você não vai aprender na sala de aula, como “como se diz maria-chuteira em alemão”, por exemplo. É uma ótima leitura pra quem quer aprender alemão rápido ou até qualquer outro idioma. As dicas de como estudar e se organizar pro conteúdo realmente entrar na cabeça valem pra qualquer idioma que você queira aprender.

>>  7 técnicas indispensáveis para estudar vocabulário em alemão
>>> Como fala maria-chuteira em alemão
>>> 10 maneiras de treinar audição em alemão sem morrer de tédio 
>>> Como aprender qualquer idioma?

Mas tá vamos pra umas dicas práticas pra prender alemão mais rápido:

1- Comece com o que você tem

Tá sem grana pra fazer um curso? A internet tá cheia de opção para aprender alemão de graça! Você pode baixar aplicativos como o duolingo, usar o conteúdo da Deutsche Welle, ler o Germanofonia 🙂 O importante é ter boas fontes de onde você pode tirar coisas interessantes que te incentivem a continuar. No Partiu Intercâmbio, fizemos uma lista de recursos grátis e online para aprender alemão.

 

2- Pare com essa de “não tenho tempo”

Se você não consegue frequentar um curso regular, dá pra estudar no celular no caminho pro trabalho, dá pra ouvir a playlist do Goethe de música pop alemã no Spotify no metrô, dá pra ver filmes em alemão no Netflix ou ler meia dúzia de bobagem no Buzzfeed alemão. O que importa é não perder o contato. Aprender só rola quando você, de fato, se envolve com seu objeto de estudo, então, bora lá ouvir música, ver filme, ouvir podcast… tudo isso é estudar, gente. E quanto mais você ouvir o idioma, mais fácil vai ficando entender as coisas.

 

3 – Desligue dos preconceitos

Não tem coisa mais chata do que o povo que fica “AI MAIS ALEMÃO É TÃO FEIO PARECE QUE AS PESSOAS TÃO BRIGANDO”. Sério. Apenas parem. Alemão é uma língua específica pra caramba, cheia de expressões únicas e lindas. Te prometo que depois de aprender alemão vão ter coisas que você não vai saber mais explicar em português, vão faltar palavras que expressem exatamente aquilo que você queria dizer. E, cara, esse momento é lindo quando acontece. Outra besteira é o famoso: “AI SÓ QUEM TEM DESCENDÊNCIA CONSEGUE APRENDER ALEMÃO”. Eu sou Passos Amaral, o Lucas é Shimoda. Qualquer um que se dedique pode aprender alemão.

>>> Goethe-Zertifikat: o exame de proficiência em alemão

4- Lembre: falar alemão pode abrir muitas portas na sua vida

É só olhar o buscador de bolsas do Partiu Intercâmbio pra ver a quantidade de oportunidades de bolsa de estudos para fazer intercâmbio na Alemanha. Enquanto a maioria das pessoas desiste de aprender alemão, ao seguir estudando você aumenta suas chances de bolsa e vamos combinar que aprender alemão já mostra algo sobre o seu caráter, né: quem estuda alemão geralmente não tem medo de muita coisa, não 🙂

 

5 – Solte a franga

Eu morei cinco anos na Alemanha (juntando tudo) e AINDA cometo erros. É normal, gente! Errar faz parte de aprender. Não se leve tão a sério permita-se errar e aprenda com os erros que você comete. Não tenha medo de conversar com as pessoas e não seja duro demais com você, isso não leva ninguém a lugar algum.

Todas bolsas de estudo

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

2 comentários em “Como aprender alemão rápido?”

  1. Olá
    Se efectivamente há essa possibilidade de aprender um pouco do idioma alemão ficarei contente não tenho pressa.So que penso que nao ensinarão nada de graça ,no entanto aguardarei as vossas instruções e como devo fazer se se pode ouvir a pronúncia etc. Muito obrigada Flor dos Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais