canais do youtube tempo livre quarentena vídeo

Canais do Youtube interessantes para acompanhar na quarentena

canais do youtube tempo livre quarentena vídeo

É inevitável não passar muito tempo no celular ou no computador estando em casa 24 horas por dia, né? Tudo bem, afinal, dá para fazer muitas coisas úteis na internet. Uma delas é acompanhar canais do YouTube com conteúdos legais.

Acesse o canal do Partiu Intercâmbio

Tanto para quem já tem o hábito de assistir quanto para quem ainda não explorou muito a plataforma, a gente listou algumas dicas. Acredite, existe um mundo inteiro lá!

Escolhemos canais do YouTube com temáticas, objetivos e formatos bem diferentes. Certamente um deles (ou vários!) vai ajudar você a passar o tempo, se informar e se distrair um pouquinho nesses dias de distanciamento social – o que também é super necessário.

>>> Cursos de inglês online e gratuitos para fazer em casa

Aprender sobre diferentes temas

Há muitos canais do YouTube com um viés mais educativo. Se for procurar vídeos para aprender sobre algum assunto específico ou sobre temas bem genéricos, uma boa dica são os canais de universidades, instituições ou museus.

Canal USP

No canal oficial da Universidade de São Paulo (USP), são publicadas pesquisas científicas, acontecimentos culturais e acadêmicos e reportagens especiais.

Além disso, o Canal USP tem uma playlist só de aulas inteirinhas de mais de 30 disciplinas de graduação e pós em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Harvard University

A Universidade de Harvard também se destaca entre os canais do Youtube de universidades. O seu objetivo é compartilhar conteúdos didáticos e sobre a vida no campus.

>>> Veja bolsas para estudar em Harvard

Há vídeos de diversos tipos: dicas para lidar com a ansiedade, palestras de professores, shows musicais, etc. Você também pode explorar os canais relacionados, como o da Harvard Business School. Nele há, inclusive, várias dicas relacionadas à atual crise que estamos vivendo.

MIT – Massachusetts Institute of Technology

No seu canal, o MIT (Massachusetts Institute of Technology) procura disseminar conhecimento por meio da divulgação de pesquisas realizadas pelos estudantes, por exemplo. Há também vídeos de palestras de encontros bem legais como o MIT China Summit.

Para quem se interessa por tecnologia e soluções para melhorar o mundo, vale a pena conferir.

>> Programas de bolsas de estudos no MIT

British Museum

O British Museum é um dos museus mais importantes do mundo, tendo em seu acervo a Pedra de Roseta e múmias egípcias (!). O seu canal no Youtube apresenta a história de várias peças, com divertidos episódios com curadores e especialistas. Ótima maneira de treinar o listening em inglês sem nem perceber.

>>> Confira bolsas na área das artes

Sprouts

O Sprouts é um pouco diferente desses canais do Youtube sobre os quais falamos até agora. Ele é um canal independente que sobrevive com arrecadação de doações. O seu conteúdo é criado por professores e é publicado em forma de animações sobre ciência, aprendizagem, criatividade e pensamento crítico.

Seminários e entrevistas sobre assuntos diversos

Fundación Botín

A Fundação Botín é um centro espanhol que tem o intuito de gerar desenvolvimento social por meio do potencial das artes para despertar a nossa capacidade criativa. A fundação tem, inclusive, programas de bolsas de estudo nessa linha.

O seu canal tem conteúdo sobre os temas do projeto, com vídeos de conferências de especialistas do mundo todo, como o Encontro Internacional Artes, Emoções e Criatividade.

Café Filosófico

Para quem curte filosofia, existem vários canais do Youtube que trazem discussões dentro desse tema. O Café Filosófico faz transmissão simultânea do programa de mesmo nome que vai ao ar aos domingos na TV Cultura. Todos os episódios ficam no acervo do canal.

TED

O canal do TED Talks apresenta as melhores palestras e performances de conferências TED realizadas pelo mundo. Nelas, pensadores falam sobre suas vidas em 18 minutos – certamente você já viu algum vídeo nesse formato, pois vários ficaram famosos.

Além disso, no canal do TEDx Talks, é possível assistir a vídeos em diferentes línguas, inclusive em português.

Estudar idiomas

BBC Learning English

A gente já falou do projeto BBC Learning English no post sobre os cursos de inglês online gratuitos. Então, eles também têm um canal bem legal para ensino do idioma. Lá tem várias aulas para aprender gramática, vocabulário e pronúncia.

Espanhol para brasileiros

De fato há uma série de canais no YouTube que prometem “ensinar línguas”. Porém, vale ficar ligado, porque não são todos que têm conteúdos de verdade gratuitos na plataforma.

>>> Veja bolsas para cursos de idiomas no exterior

Não é o caso do Espanhol para Brasileiros. O canal da Driéli Mayresse Sonaglio realmente traz aulas com embasamento para aprender espanhol e não passar vergonha no “portunhol”.

Neo Magazin Royale

O programa Neo Mazin Royale é uma programa de TV pública na Alemanha. O programa é uma versão alemã do John Oliver e é um dos programas preferidos da Bruna. Pra poder entender tem que ter, pelo menos um B1 em alemão. Eles falam de temas atuais de maneira crítica e cheia de humor. Os vídeos têm legenda em alemão e dá pra ativar a tradução automática do google que é até ok, alguns mais famosos têm legenda em inglês também. É um bom jeito de treinar o ouvido com vocabulário relavante. Essa edição explicando as preárias condições de trabalho de entregadores na Alemanha (como no mundo inteiro) é um dos meus preferidos e termina com uma “Música para o Proletariado da Logística“. Crítico, atual, inteligente e ótimo pra quem quer ficar fluentão no alemão.

Acompanhar o mundo do cinema

Por falar em conteúdo de verdade, o canal Be Kind Rewind faz vídeos sobre a história de Hollywood, mulheres no cinema e Oscar baseados em pesquisas bem aprofundadas. Ótimo para quem gosta de cinema e maravilhoso pra treinar o inglês sem nem perceber!

>>> Bolsas para estudar cinema fora do Brasil

Seguir as dicas do Partiu Intercâmbio

Para terminar, está liberado fazer um jabá, né? 🙂 Para quem ainda não conhece o canal do YouTube do Partiu Intercâmbio, nele a Bruna publica muitos vídeos sobre intercâmbio, bolsas de estudo, viagens e idiomas.

Tem várias playlists divididas por países e por temas para você explorar e encontrar respostas para várias dúvidas sobre estudar no Exterior. Aqui vão algumas das minhas playlists preferidas pra vocês fazerem o #brunaflix: bolsas de estudos abertas, dicas para aprender inglês, , high school no Exteriordicas para carta de motivaçãomestrado no Exteriorentrevistas com brasileiros estudando fora e um especial só com vídeos de viagem para quem tá precisando de distração

Ah, e toda a terça-feira tem um vídeo novo! Assina pra não perder nadinha!

Todas as bolsas

A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais