bolsas intercâmbio para menores high school ensino médio

Conheça as principais bolsas de intercâmbio para menores de idade

Estudar no Exterior durante o ensino médio é uma baita experiência — tanto que existem vários programas de bolsas de intercâmbio para menores de idade.

Além dos editais para High School mesmo, há também oportunidades em outras categorias de bolsas, como cursos curtos em grandes universidades ou eventos fora do país, por exemplo.

Já falamos sobre as melhores bolsas para quem está no ensino médio neste outro post. Mas, como existem outros programas voltados para jovens com essa idade, reunimos aqui mais oportunidades de intercâmbio para menores. Acompanhe!


Immerse Essay Competition: bolsa para curso de verão em Cambridge

No outro post falamos sobre o Reach Cambridge, porém, ele não é o único concurso de redação que premia com bolsas para curso curto na Universidade de Cambridge. Existe também o Cambridge Immerse Essay Competition, que é um pouco diferente.

Além de aceitar candidatos dentro de uma faixa etária maior — entre 13 e 18 anos —, neste caso o estudante não precisa, necessariamente, ser de escola pública.

Ainda, essa competição é dividida em duas categorias (de 13 a 15 e de 16 a 18 anos). São selecionados 10 vencedores em diferentes tópicos de redação para ganhar bolsas integrais para um curso de verão do Cambridge Immerse Summer Programme em área de sua escolha.

>>> Como fazer intercâmbio no Ensino Médio

Além das aulas e atividades relacionadas aos cursos, os ganhadores têm direito à acomodação, alimentação e todo o suporte necessário durante a estadia. Os segundos colocados ganham isenção de até 70% na matrícula.

É preciso ter fluência em inglês para poder escrever a redação e, se ganhar, acompanhar as aulas. No entanto, não é requisito ter teste de proficiência no idioma.

Veja o edital do Immerse Essay Competition

Plural+: competição de vídeos da ONU premia com viagem ao Exterior

O Plural+ é uma iniciativa da ONU que premia jovens em uma competição de vídeos sobre temáticas relacionadas à migração, inclusão social, diversidade e prevenção da xenofobia.

O concurso leva os vencedores para uma viagem com tudo pago. O local muda a cada ano, no último foi para o Marrocos. O Plural+ é dividido em três categorias: até 12 anos; jovens de 13 a 17 anos e, a última categoria, entre 18 e 25 anos.

>>> Cursos de inglês online grátis

Os interessados devem enviar um vídeo de até 5 minutos (incluindo abertura e créditos). Não precisa ser inglês, mas, se for em outra língua, será necessário colocar legenda.

O Patrick Melo foi um dos ganhadores do prêmio em 2019. A gente conversou com ele, que deu várias dicas legais sobre a candidatura:

Acesse o edital do Plural+

Tech Girls: Intercâmbio nos EUA para meninas no Ensino Médio

Esse programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos seleciona meninas cursando o Ensino Médio que tenham interesse em fazer um intercâmbio de verão com duração de quatro semanas. Além do intercâmbio gratuito nos EUA, as selecionadas ainda participam de um programa de mentoria de oito meses – incluindo o período pré e pós-viagem. Podem participar do Tech Girls meninas entre 15 e 17 anos com habilidades avançadas e interesse em tecnologia, engenharia e/ou matemática e que saibam inglês.

O Tech Girls cobre todas as depesas das selecionadas, que passam cerca de 30 dias nos EUA, em um acampamento interativo de tecnologia e computação. As selecionadas também viajam para uma outra cidade para fazer job shadowing e vivenciar uma experiência prática em uma empresa de tecnologia. Entre as cidades de destino, estão Austin, Chicago, Cincinnati, Denver, Detroit, Portland e Seattle.

EF Challenge: bolsa para viagem para Nova York com tudo pago

O desafio da Education First, conhecido como EF Challenge, seleciona jovens de todo o mundo para participar do EF Youth Leadership Forum, um evento que acontece em Nova York, nos EUA. Portanto, esta também é uma oportunidade para um “mini” intercâmbio para menores de idade.

Os candidatos devem ter entre 14 e 18 anos e precisam enviar um vídeo elaborando um discurso sobre uma determinada questão. Na última edição, o tema do desafio foi “qual problema mundial você tem mais ânsia de resolver?”.

>>> A real para quem quer fazer high school no Exterior

Neste caso, o vídeo deve ter entre 3 e 5 minutos e precisa ser todo em inglês. No entanto, não é necessário comprovar proficiência na língua.

Saiba mais sobre o EF Challenge

ACE Youth Forum: bolsa para evento da ONU

O Action for Climate Empowerment é um evento da ONU sobre mudanças climáticas. A última edição aconteceu em Bonn, na Alemanha, e 40 jovens com idade entre 16 e 36 anos foram selecionados para participar do fórum.

As bolsas costumam cobrir todos os custos relativos aos três dias de encontro: passagem, acomodação, visto, alimentação e transporte. Para se candidatar, é preciso saber inglês, ser de um país em desenvolvimento e ter interesse na temática do evento.

>>> Como fazer intercâmbio de High School

Não há necessidade de comprovar proficiência em inglês, mas é indicado que o candidato tenha nível intermediário para participar ativamente da conferência. Além de ter que preencher o formulário de inscrição em inglês, todo o evento será nesse idioma.

Edital do ACE Youth Forum

Latin American Leadership Academy (LALA)

A LALA tem a missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável e fortalecer a democracia na América Latina. Para tanto, o seu foco é formar e conectar uma nova geração de líderes.

A instituição faz isso por meio de Bootcamps, ou seja, encontros de alguns dias em diferentes locais da América Latina. Além disso, promove a “Academia”, um intercâmbio de três meses em Medellín, na Colômbia.

As duas modalidades são voltadas a jovens do ensino médio e são pagas. No entanto, segundo a LALA, estaria previsto auxílio financeiro para quem necessita. Mas não fica muito claro como isso funciona exatamente.

>> Quem faz intercâmbio no Ensino Médio repete o ano?

Quer saber mais sobre intercâmbio para menores com bolsa?

Esses não são os únicos programas de bolsa de intercâmbio para menores de idade que existem. Isso significa que no buscador do Partiu Intercâmbio você encontra outras oportunidades!

Além disso, no site tem também muitas dicas e informações sobre essa modalidade. Ainda, no YouTube, tem uma playlist só com vídeos sobre intercâmbio no Ensino Médio cheia de coisas úteis!

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais