mestrado em psicologia organizacional e do trabalho erasmus wop-p

WOP-P: Bolsa para mestrado em psicologia organizacional na Itália, Espanha, Portugal e outros

Estão abertas até o dia 7 de janeiro as inscrições para fazer o WOP-P, mestrado em psicologia organizacional, pessoal e do trabalho, em vários países e com bolsa Erasmus Mundus.

O Master in Work, Organizational, and Personnel Psychology tem duração de dois anos. O seu objetivo é formar especialistas para atuar na área em um contexto socioeconômico cada vez mais globalizado.

>>> Melhores bolsas de estudos de 2024

Como é o mestrado em psicologia organizacional e do trabalho

O curso é formado por quatro instituições de ensino superior de três países diferentes da Europa:

  • Universidade de Bologna (Itália);
  • Universidade de Coimbra (Portugal);
  • Universidade de Barcelona (Espanha);
  • Universidade de Valência (Espanha).

Os alunos podem iniciar os estudos em qualquer um dos parceiros europeus do programa. O comitê coordenador do curso define o esquema de mobilidade, considerando as preferências do estudante, o conhecimento em idiomas e o equilíbrio entre os grupos. O requisito obrigatório do WOP-P é estudar pelo menos dois períodos de 30 créditos ECTS em duas universidades de dois países europeus diferentes.

Além disso, também participam do mestrado em psicologia organizacional universidades não europeias que, a cada ano, organizam programas de estágio.

  • Instituto de Tecnologia da Flórida (EUA);
  • Universidade de Baltimore (EUA);
  • Universidade de Brasília (Brasil);
  • Universidade de Guelph (Canadá);
  • Instituto de Tecnologia de Illinois (EUA);
  • Universidade do Porto Rico (Porto Rico).

>>> Tire suas dúvidas sobre as bolsas Erasmus Mundus

Como são as bolsas Erasmus Mundos para o WOP-P

As taxas de matrícula para o mestrado em psicologia organizacional custam 9 mil euros anuais para estudantes residentes em países parceiros (não europeus). No entanto, é possível fazer o curso com uma bolsa integral Erasmus Mundus.

As bolsas incluem os custos de participação, auxílio para despesas de viagem e instalação, além de um subsídio mensal de 1 mil euros. Contudo, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa Erasmus não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

Requisitos para ingressar no mestrado em psicologia organizacional e do trabalho

Para fazer o WOP-P, é preciso ter graduação em psicologia e proficiência em inglês (nível B2). O conhecimento do idioma será avaliado durante uma entrevista por skype.

A língua inglesa é a única obrigatória para se candidatar ao mestrado em psicologia do Erasmus Mundus. No entanto, o curso tem três possibilidades de percurso nesse sentido:

  • Todo em inglês: Universidade de Bolonha ou de Valência;
  • Inglês e espanhol: Universidades de Barcelona;
  • Inglês e português: Universidade de Coimbra.

O WOP-P oferece cursos de idiomas para alunos que não sejam fluentes na língua local do país.

>> Confira dicas sobre burocracia e inscrições para as bolsas Erasmus

Como se candidatar para fazer o WOP-P com bolsa Erasmus

Todos os estudantes devem seguir o mesmo procedimento de candidatura ao mestrado em psicologia organizacional e do trabalho. Contudo, apenas os candidatos inscritos até 7 de janeiro serão considerados para as bolsas.

As inscrições são online e os interessados devem anexar os documentos solicitados para aplicar:

Os documentos que não precisam ser obrigatoriamente em inglês podem estar em português, italiano ou espanhol.

As entrevistas dos candidatos às bolsas serão realizadas entre fevereiro e março. O resultado da seleção será divulgado a partir de 15 de maio.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre as bolsas
Acesse o portal de inscrições

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais