bolsas para doutorado no Canadá Vainer programa

Programa Vanier concede bolsas para doutorado no Canadá

Inscrições até 01/11/2023

Com o objetivo de atrair estudantes qualificados para as universidades do país, o governo canadense lançou em 2008 o programa Vanier de bolsas para doutorado no Canadá.

Anualmente, mais de 160 estudantes – canadenses e internacionais – de diferentes áreas de estudo são contemplados com bolsas de doutorado pleno pelo programa. A ideia é transformar o país em um centro de excelência em pesquisa e ensino acadêmico.

>>> Melhores bolsas de estudo no exterior em 2023

Como são as bolsas para doutorado no Canadá

O auxílio oferecido pelo programa Vanier é de 50 mil dólares canadenses por ano. As bolsas para doutorado no Canadá têm duração de três anos.

Elas são distribuídas igualmente entre três agências federais, que definem também as áreas de pesquisa incluídas no programa:

  • Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde (CIHR);
  • Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC);
  • Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC).

>>> Veja mais bolsas de doutorado no exterior

Requisitos da bolsa Vanier no Canadá

O programa possui basicamente três critérios de seleção: excelência acadêmica, potencial de pesquisa e perfil de liderança. Os bolsistas devem demonstrar habilidades de líder e apresentar um bom desempenho nos estudos universitários realizados até então.

Entre os requisitos para concorrer a uma das bolsas para doutorado no Canadá estão também:

  • Ser indicado por apenas uma instituição canadense participante do programa;
  • Estar no primeiro doutorado;
  • Ter a intenção de prosseguir o doutorado em tempo integral no semestre de verão ou no ano acadêmico posterior ao anúncio dos resultados;
  • Não ter completado mais do que 20 meses do doutorado até 1º de maio de 2024;
  • Ter uma boa média em cada um dos últimos dois anos de estudo em tempo integral;
  • Não ter sido contemplado com outra bolsa para estudos do mesmo nível.

O tema de pesquisa do candidato também será levado em consideração na seleção. A investigação deve ser significativa e original e ter chances de ser publicada.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para doutorado

Como se candidatar às bolsas de doutorado no Canadá

Quem deseja concorrer a uma das bolsas para doutorado no Canadá deve ser indicado pela universidade canadense na qual deseja estudar. Esta, por sua vez, irá nominar aqueles que forem pré-selecionados.

Os prazos para inscrição variam conforme a universidade. No entanto, as universidades canadenses devem fazer as indicações até o dia 1º de novembro de 2023.

>> Fulbright dá bolsa de doutorado pleno nos EUA

As candidaturas devem ser preparadas pelo estudante e submetidas à instituição de sua escolha dentro do prazo estabelecido utilizando o ResearchNet.

>>> 5 mitos sobre pós-graduação nos EUA

Os anexos da candidatura devem ser carregados no formato indicado no site. Os documentos que não estiverem em inglês ou francês devem ser enviados com tradução juramentada.

Após realizar a pré-seleção, a instituição irá informar os candidatos que serão indicados ao Vanier. Os selecionados pelo programa para ganhar as bolsas para doutorado no Canadá serão informados através do ResearchNet. Uma dica importante é consultar a página de cotas Vanier CGS para garantir que sua instituição de interesse tenha cota para o ano em que você está se candidatando.

O que são as cotas do programa Vanier

Todas as instituições canadenses possuem uma cota anual de bolsas para o programa dentro das áreas elegíveis para cada ano. Você pode consultar as cotas para cada área de cada instituição no site do programa Vanier. É importante fazer isso para procurar as universidades certas para a sua área no ano em que você se canidata.

Como conseguir a indicação de uma universidade canadense

Para conseguir a indicação de uma universidade canadense, primeiramente é importante ter o aceite para o progra de doutorado em uma universidade no Canadá. Por conta disso, é importante que você comece sua inscrição pesquisando instituições canadenses no site da Universities Canada. É importante buscar no respectivo site de cada universidade e pesquisar minuciosamente o programa de interesse no qual você gostaria de concluir seu doutorado, bem como os orientadores da pesquisa proposta.

>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá

Sobre a bolsa Vanier no Canadá

O programa é nomeado Vanier em homenagem ao Major-General Georges P. Vanier, o primeiro Governador Geral francófono do Canadá. O programa Vanier Canada Graduate Scholarship (Vanier CGS) ajuda as instituições canadenses a atrair estudantes de doutorado altamente qualificados. O programa considera três critérios de seleção igualmente ponderados: Excelência Acadêmica, Potencial de Pesquisa e Liderança (habilidade potencial e demonstrada).

Saiba tudo sobre o programa Vanier
Veja os detalhes sobre os critérios de admissão
Acesse o guia sobre como se candidatar

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Programa Vanier concede bolsas para doutorado no Canadá”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais