bolsas para fazer mestrado na Bélgica ghent gante Top-up Grants

Universidade de Gante tem bolsas para fazer mestrado na Bélgica

Inscrições até 31/03/2022

O Top-up Grants é um programa da Universidade de Gante que fornece subsídios para estudantes de países que recebem Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA, na sigla em inglês). A instituição recebe candidaturas às bolsas para fazer mestrado na Bélgica até o dia 1º de abril.

O programa é voltado para novos alunos admitidos em qualquer um dos cursos de mestrado ou pós ministrados em inglês na universidade. No total, a instituição belga oferece 63 cursos de mestrados e 11 de pós-graduação deste tipo. As áreas de estudo são das mais variadas: biologia, linguística, saúde, economia, engenharia, direito, filosofia, sociologia e outras. Você pode encontrar a lista completa desses cursos aqui.

>>> Melhores bolsas de 2024

Requisitos das bolsas da Universidade de Gante

Para se candidatar às bolsas para fazer mestrado na Bélgica da Universidade de Gante, é preciso ter diploma de graduação (para mestrado) ou de mestrado (para os cursos chamados de “master-after-master”.

Além disso, como já falamos, é preciso ser proveniente de um país da lista da ODA (disponível neste link). O Brasil, Angola, Cabo Verde e Moçambique  estão incluído na lista. Não há restrição de idade para se candidatar. No entanto, os candidatos selecionados costumam ter menos de 40 anos.

>> Onde brasileiro não paga para estudar

Como são as bolsas para fazer mestrado na Bélgica

A cada ano são distribuídos 10 benefícios que incluem: auxílio de 1000 euros por mês e seguro “all-in” (saúde, responsabilidade civil e repatriação). As passagens aéreas e os custos referentes ao visto não fazem parte da cobertura das bolsas para fazer mestrado na Bélgica. Além disso, os bolsistas pagam menos pelas taxas universitárias (mesmo valor pelo pelos estudantes da União Europeia).

As bolsas da Universidade de Gante não são, portanto, integrais. Além disso, recomenda-se que o aluno tenha algum financiamento extra para viver e estudar no país.

O programa tem duração de dois anos. Contudo, para ter acesso ao benefício no segundo ano, o bolsista terá que realizar pelo menos 54 créditos no primeiro ano de estudos.

Candidatura e critérios de seleção do Top-up Grants

As candidaturas às bolsas para fazer mestrado na Bélgica devem ser realizadas através de um formulário específico do programa durante a application para a pós-graduação. Para enfatizar o desejo e a necessidade do subsídio, o estudante pode contatar diretamente a secretaria do curso escolhido.

É preciso se candidatar até o dia 1º de abril. Não serão aceitas as candidaturas realizadas após esse prazo. Os documentos solicitados devem ser legalizados conforme as exigências do governo belga. São eles:

O coordenador de cada curso irá propor o nome de três candidatos ao Comitê de Cooperação para o Desenvolvimento. Este fará uma seleção com base nas recomendações obtidas por um grupo de trabalho.

>> Material grátis para estudar pro TOEFL

Além de serem baseados nas qualificações dos candidatos, os critérios para concessão dos benefícios também incluem a relevância do curso para o desenvolvimento do país do estudante. A decisão referente aos nomes dos selecionados será tomada em maio.

>> Como fazer pós no exterior

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o programa
Veja a lista dos cursos da instituição
Informe-se sobre a candidatura

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais