bolsas para doutorado na Italia universidade de padua padova

UNIPhD: bolsas para doutorado na Itália na Universidade de Pádua

bolsas para doutorado na Italia universidade de padua padova

O Programa UNIPhD é um edital da Universidade de Pádua que prevê bolsas para doutorado na Itália. Os benefícios são oferecidos no âmbito da Marie Skłodowska-Curie Action COFUND.

Bolsas na Itália

A iniciativa “Legado de Oito Séculos de Pesquisa Multidisciplinar e Treinamento para os Talentos da Próxima Geração” (Eight Century Legacy of Multidisciplinary Research and Training for the Next-Generation Talents) contempla pesquisadores em estágio inicial de todo o mundo.

A formação desses investigadores por meio da pesquisa tem o objetivo de ser internacional, intersetorial, interdisciplinar e inovadora. O UNIPhD pretende fomentar uma grande transformação na academia a nível regional e nacional.

As bolsas para doutorado na Itália contemplam 25 cursos de todos os campos do conhecimento, divididos em três grandes áreas:

  • Ciências da Vida;
  • Ciências Físicas e Engenharia;
  • Ciências Sociais e Humanas.

>> Como estudar na Itália

Como são as bolsas para doutorado na Itália

Serão selecionados para o programa 50 pesquisadores e a duração da bolsa é de 36 meses. Os bolsistas recebem um salário anual de 32.520 euros e aqueles que tiverem cônjuge e/ou filhos recebem 34.920 euros. Ainda, também está previsto um auxílio de mobilidade para as despesas de viagem e mudança.

Além disso, também está previsto um subsídio adicional para os custos da pesquisa, de formação e de networking. Isso inclui equipamentos, materiais, publicações, taxas para revistas científicas, viagem para conferências etc.

Os selecionados para o edital têm isenção das taxas universitárias.

>>> Veja outras bolsas para fazer doutorado no Exterior

Quais são os requisitos do programa UNIPhD

Para se candidatar, é preciso cumprir os requisitos de admissão do programa:

  • Mobilidade: não ter residido ou desenvolvido sua atividade principal na Itália por mais de 12 meses nos últimos três anos (tendo como referência o dia 9 de março de 2022);
  • Títulos: ter mestrado ou outro título acadêmico reconhecido que seja equivalente e que garanta o acesso ao doutorado no país no qual foi conquistado;
  • “Early stage”: ainda não ter um doutorado e estar nos primeiros quatro anos de atividade de pesquisa.

Quem ainda não terminou o mestrado também pode se candidatar, desde que obtenha o grau antes de 30 de setembro de 2022. Esses candidatos serão admitidos com reserva e deverão enviar o título posteriormente por e-mail para [email protected] junto com um documento de identificação.

De acordo com o edital, pessoas com deficiência e refugiados merecerão atenção especial da comissão de seleção do programa.

>>> Quanto custa estudar na Itália

Como se candidatar às bolsas para doutorado na Itália da UNIPD

A solicitação de admissão ao UNIPhD deve ser realizada pela internet até 8 de março de 2022. Os candidatos devem contatar os potenciais orientadores da sua tese para terem apoio na elaboração do projeto de pesquisa. No site do programa tem informações disponíveis sobre opções de investigação e possíveis orientadores (link abaixo)

Entre os documentos solicitados para a inscrição, estão:

  • Cópia de um documento de identidade válido;
  • Currículo detalhado (máx. 2 páginas);
  • Títulos acadêmico e nota final conquistada (em inglês ou italiano);
  • Carta de motivação;
  • Declaração de mobilidade (deve ser preenchida no portal);
  • E-mails de duas referências (que serão contatadas para enviar diretamente uma carta de recomendação);
  • Projeto de pesquisa (máx. 4 páginas, conforme modelo disponível no site);
  • Resumo da dissertação de mestrado (máx. 4 páginas).

>>> Como conseguir bolsa para estudar na Itália

Os candidatos pré-selecionados serão contatados para realização de uma entrevista em junho. A aceitação das bolsas para doutorado na Itália e a assinatura do contrato acontecerá em outubro, quando também terá início o programa.

Saiba tudo sobre o programa
Leia o edital do UNIPhD
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Acesse o portal de inscrições

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais