summer job na Alemanha hamburgo desy

Estágio na Alemanha: summer job do DESY recebe inscrições

O DESY Summer Program é um programa de estágio na Alemanha promovido pelo DESY, um centro de pesquisa da Associação Helmholtz com sede em Hamburgo e em Zeuthen. Estudantes de graduação e mestrado podem se candidatar ao summer job remunerado.

Como funciona o estágio na Alemanha do DESY

O edital de estágio na Alemanha contempla candidatos de diferentes áreas e o programa irá acontecer entre Julho e setembro de 2024

>> O que é summer job

O que a bolsa cobre?

A bolsa do summer job na Alemanha inclui 1.200 euros mensais e também auxílio para os custos da viagem até o país europeu. O programa tem duração de sete semanas.

Os estagiários trabalham 39 horas por semana e não terão férias durante o período do programa.

Os selecionados atuam em um dos projetos de pesquisa que estão em andamento na instituição. Antes de se candidatar, é importante identificar a sua área de preferência, pois você poderá indicar seus interesses por prioridade durante a candidatura.

A maioria dos projetos tem estágio na Alemanha, mas alguns programas são online. Portanto, é importante escolher um que seja presencial, caso você queira fazer o intercâmbio.

>>> Veja oportunidades para estudar na Alemanha com bolsa

Áreas disponíveis para o estágio na Alemanha

O programa de estágio do DESY é dividido em três grandes áreas que possuem projetos em diferentes subáreas. Os candidatos devem elencar em quais áreas desejam fazer o summer job na Alemanha. É possível escolher programas em áreas diferentes. As três áreas deste ano são:

Estágio em Ciência dos Fótons

Neste programa, os alunos participam de grupos de ciência de fótons no DESY envolvidos em pesquisas fundamentais e aplicadas nas áreas de física, biologia, química, cristalografia, ciência de materiais e ciência geológica. Subáreas disponíveis

  • Física do estado sólido e nanociência
  • Ciências Moleculares
  • Ciências da matéria mole
  • Desenvolvimento de técnicas experimentais
  • Lasers e óptica
  • Teoria e computação

Pesquisa em Experimento de partículas

Pesquisa em Experimentos de Partículas Elementares, Aceleradores, Teoria de Partículas Experimentais e Computação. Esse programa de estágio possui as seguintes subáreas como foco:

  • Análise física (orientada para software):
  • Processamento de dados (orientado para software)
  • Desenvolvimento de equipamento experimental (orientado para hardware)
  • Pesquisa sobre Aceleradores
  • Teoria das Partículas Elementares
  • Informática

Estágio de pesquisa em Física de Astropartículas


O programa explora processos de alta energia no universo e mensageiros do espaço sideral. Projetos para o summer job são oferecidos em áreas como análise física, desenvolvimento de instrumentos e teoria da física de astropartículas. O programa é dividido em três subcategorias:

  • Análise e observações da física de astropartículas
  • Instrumentação para Física de Astropartículas
  • Teoria da Física de Astropartículas

Requisitos para o summer job na Alemanha

Para se candidatar ao programa de estágio na Alemanha, é preciso ter concluído até o verão de 2023 (que na Alemanha começa em junho) pelo menos três anos de estudos universitários em tempo integral em áreas como física, disciplinas relacionadas a ciências naturais ou computação.

A maioria das oportunidades de estágio do DESY são para estudantes de física, candidatos com formação em áreas correlatas também podem se candidatar. Em 2023, o programa está em busca de dois principais perfis de candidatos:

  • Estudantes que tenham completado pelo menos dois anos da graduação;
  • Estudantes que estejam fazendo mestrado.

>>> Como fazer graduação de graça na Alemanha

Portanto, os candidatos devem estar matriculados na universidade e aqueles que já tenham concluído o mestrado ou que o farão antes de junho não serão considerados.

Ainda, é requisito ter bom conhecimento de inglês e algumas habilidades básicas de computação.

>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

Candidatura ao estágio do DESY na Alemanha

As inscrições para o programa de estágio remunerado da DESY devem ser feitas por meio do site da DESY até 31 de janeiro.

Entre os documentos solicitados durante a application, estão:

  • Currículo (1 a 2 páginas);
  • Diploma universitário (caso já tenha terminado a graduação);
  • Cópia do passaporte válido;
  • Duas cartas de recomendação.

Os selecionados serão notificados sobre o resultado da seleção até o final de abril. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato por e-mail: [email protected].

>>> DAAD: melhores bolsas para estudar na Alemanha

Estágio na Alemanha sem passaporte europeu

Os candidatos para o summer job do DESY que não possuam passaporte europeu precisam de uma autorização de trabalho para a Alemanha. Esse requisito é parte da lei alemã e é obrigatório para estudantes interessados em participar do DESY Summer Student Program. O programa avisa que os interessados no programa que não possuam cidadania de um país da União Europeia devem subir no sistema um segundo documento separado em PDF contendo:

  • cópia do seu passaporte
  • Um atestado de matrícula da universidade abrangendo todo o período do programa, ou seja, do início de julho a meados de setembro de 2024.
  • Declaração de Certificado de Matrícula ou Immatrikulationsbescheinigung, em alemão da Agência Central de Trabalho em Bonn. Esse documento deve ser assinado e carimbado pela sua universidade, cobrindo o mesmo período de tempo (início de julho a meados de setembro de 2024)

O que é o DESY?

DESY é o nome curto do Deutsches Elektronen-Synchrotron, um dos principais centros de aceleração de partículas do mundo. O DESY tem sua sede na Alemanha em dois locais: Hamburgo e Zeuthen, perto de Berlim. Os aceleradores e detectores que DESY desenvolve e constrói são ferramentas de pesquisa únicas. As instalações geram a luz de raio X mais intensa do mundo, aceleram partículas para registrar energias e abrem janelas completamente novas para o universo. Por ser um centro de excelência e pesquisa reconhecido mundialmente, o DESY recebe cerca de. 3.000 pesquisadores convidados de mais de 40 países todos os anos e possui trabalhos de cooperação nacionais e internacionais.

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Inscreva-se
Sobre o programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais