bolsa de estudos para quem trabalha humphrey fulbright partiu intercambio

Humphrey Fulbright: bolsa de estudos para intercâmbio profissional nos EUA

Vivo recebendo e-mail de leitores que perguntam se não existe algum tipo de bolsa de estudos para quem trabalha e não está mais estudando. Existe, sim! 🙂 Uma delas é o programa Hubert Humphrey Fellowship da Fulbright. A bolsa de estudos é exclusiva para que profissionais em meio de carreira possam fazer intercâmbio profissional nos EUA com tudo pago.

Ou seja, essa não é uma bolsa que tem limite de idade para poder ganhar! Afiinal, a bolsa Humphrey da Fulbright foca em profissionais que tenham, pelo menos, cinco anos de carreira (depois de formados). O programa é a oportunidade de fazer um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos com tudo pago por 10 meses. O programa é voltado para profissionais brasileiros que trabalhem no setor público ou no terceiro setor (ONGs).

>> Veja todas as bolsas de intercâmbio para profissionais

A bolsa de estudos Humphrey Fulbright

Para poder se inscrever para o programa Humphrey, a bolsa de estudos para quem trabalha, é necessário ter – pelo menos – cinco anos de experiência depois de formado, ser brasileiro, ter uma graduação em uma das áreas do programa (a lista tá mais abaixo),  não ter estudado um ano ou mais em universidade norte-americana nos últimos sete anos (até agosto de 2025) e não ter experiência de mais de seis meses nos EUA nos últimos cinco anos (até agosto de 2025).

As inscrições podem ser feitas pelo site da Fulbright até 31 de maio. A seleção também exige que os candidatos tenham fluência em inglês comprovada com o English Assesment Form, TOEFL ou IELTS na validade de dois anos.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

A bolsa de intercâmbio profissional nos EUA

A bolsa de estudos do programa Humphrey Fulbright cobre todas as despesas dos selecionados, incluindo:

  • Bolsa mensal para manutenção de acordo com a localidade nos EUA;
  • Anuidade e taxas escolares;
  • Subsídio para compra de computador e livros;
  • Passagem de ida e volta dos EUA;
  • Plano de saúde limitado para acidentes e doenças;
  • Curso intensivo de inglês (os bolsistas que não têm proficiência mínima em inglês exigida, poderão ser recomendados para programas de treinamento intensivo de inglês) – a confirmar.

Como se isso não fosse suficiente, ser bolsista da Fulbright por si só é daquelas coisas que turbina o currículo de qualquer um e abre portas para diversas oportunidades (dá uma olhadinha neste depoimento de um bolsista Fulbright para entender melhor do que eu estou falando ;)).

Durante os 10 meses de bolsa nos EUA, os participantes terão oportunidade de ampliar e adquirir experiências profissionais relacionadas às suas áreas de trabalho, numa combinação acadêmica e profissional. As candidaturas serão avaliadas pelo comitê de seleção aqui no Brasil, que indicará os candidatos brasileiros ao Comitê Internacional, responsável pela seleção final.

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas

Áreas elegíveis para o programa Humphrey Fulbright

Desenvolvimento Sustentável

Fortalecimento Comunitário

  • Políticas e Gestão de Saúde Pública;
  • Administração, Tratamento e Prevenção do Abuso de Substâncias;

Direitos e Liberdades

  • Comunicação e jornalismo;
  • Direito e Direitos Humanos;

Desenvolvimento Humano e Institucional

  • Análise de Políticas Públicas e Administração Pública;
  • Política e Gestão de Tecnologias.

Universidades da bolsa Humphrey Fulbright

O Programa Humphrey não é apropriado para aqueles que desejam um curso acadêmico ou uma pós-graduação. Os participantes podem concluir disciplinas de curso acadêmico em na universidade anfitriã para atualizar seu conhecimento acadêmico e profissional em seu campo, mas eles não recebem um diploma acadêmico como resultado de sua participação no Programa.

Os Humphrey fellows 2025/2026 podem participar do programa em uma das 13 universidades parceiras do programas. São elas:

  • American University, Washington College of Law para os fellows da área de direito.
  • Arizona State University, Cronkite School, para bolsistas da área de jornalismo
  • Boston University, Questrom School of Business, para bolsistas da área de administração
  • Cornell University, para profissionais nas áreas de agricultura, gestão ambiental e de recursos naturais, biotecnologia e planejamento urbano
  • Emory University, para bolsistas com foco em epidemiologia, educação em saúde, política e administração de saúde.
  • Massachusetts Institute of Technology (MIT) para fellows com foco em Estudos Urbanos e Regionais (SPURS)
  • Michigan State University, para Humphrey Fellows de áreas de estudos como negócios, economia, políticas públicas, recursos humanos, sustentabilidade comunitária e direito
  • Pennsylvania State University, A PennState College of Education hospeda Humphrey Fellows no campo da educação.
  • Syracuse University, a Maxwell School of Public Policy recebe os fellows de áreas interdisciplinares com foco nas ciências sociais, políticas públicas, administração e relações internacionais.
  • University of California, a UC Davis oferece desenvolvimento profissional para bolsistas Humphrey em agricultura
    e desenvolvimento rural, gestão de recursos naturais e ciência ambiental.
  • University of Minnesota, a Humphrey School of Public Affairs da Universidade de Minnesota recebe os fellows de Direitos Humanos, Análise de Políticas Públicas e Administração Pública; e Planejamento Urbano e Regional
  • Vanderbilt University, a Peabody College recebe os Humphrey Fellows em educação
  • Virginia Commonwealth University, a VCU recebe Humphrey fellows no departamento de Psicologia e recebe bolsistas focados em compreender os fatores comportamentais, psicológicos, sociais e culturais que afetam a saúde das pessoas, e a uso de intervenções de mudança de comportamento para promover resultados positivos de saúde.

Sobre o Programa Fulbright

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América foi criado em 1946, por lei do Senador J. William Fulbright, e tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países. Durante toda a sua existência, este programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

>> Como fazer pós e trabalhar no Canadá

Fulbright existe no Brasil desde 1957. Desde então, as bolsas da Fubright bolsas já levaram mais de 3.500 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.000 norte-americanos para o Brasil. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.

Dúvidas podem ser enviadas para o email: [email protected]

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Acesse o edital

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Humphrey Fulbright: bolsa de estudos para intercâmbio profissional nos EUA”

  1. Bruna, tudo bem? Esse tipo de bolsa sai todo ano? Eu até me enquadro nos requisitos, mas não tenho TOEFL ainda e penso que não consigo fazer a tempo 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais