curso de roteiro online cinema fulbright

Fulbright Brasil Novas Vozes: bolsas para curso online de roteiro de cinema

curso de roteiro online cinema fulbright

A Comissão Fulbright acaba de anunciar a segunda edição do Fulbright Brazil New Voices. O curso de roteiro online concede bolsas completas para roteiristas brasileiros estreantes.

Bolsas na área de Cinema

O Novas Vozes tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e foi lançado para comemorar os 75 do programa Fulbright no mundo. O curso de roteiro online tem o objetivo de oferecer formação profissional a jovens provenientes de segmentos ainda sub-representados na indústria do audiovisual.

 

Até 12 bolsistas serão selecionados para esta primeira edição do programa, que começa em março de 20221. O curso será coordenado por ex-bolsistas da Fulbright formados no programa MFA em Roteiro de Cinema nos EUA.

>> Erasmus + dá bolsa para mestrado em cinema em Portugal e outros dois países da Europa

 

Como são as bolsas para curso de roteiro online da Fulbright

As bolsas para o curso online de roteiro incluem uma mensalidade de R$ 2.700 e auxílio de R$ 200 mensais para acesso à internet durante o período do curso (até quatro meses).

Além disso, os selecionados também ganham um laptop e licenças de Microsoft Office e Final Draft 11. Estão incluídos, ainda, o material bibliográfico para a formação e uma ajuda de custo para participação em eventos internacionais.

Os candidatos selecionados deverão se dedicar integralmente às atividades do curso de roteiro online e participar de iniciativas relacionadas quando convocados pela Fulbright.

 

>> Bolsa para estudar cinema na Alemanha do DAAD recebe inscrições

 

Requisitos para participar do Novas Vozes

Para se candidatar ao programa, é preciso ter os seguintes requisitos:

  • Nacionalidade brasileira (não podendo ter também nacionalidade norte-americana);
  • Diploma de nível superior em qualquer área de conhecimento com formação após 1º de janeiro de 2016;
  • Nunca ter lançado um projeto em circuito comercial.

Vale dizer ainda que a Comissão Fulbright dará prioridade a candidatos qualificados provenientes de grupos sub-representados. Isso inclui pessoas com necessidades econômicas, pertencentes a minorias étnicas e raciais, mulheres, LGBTQIA+, pessoas com deficiência ou provenientes de locais que não costumam ser atendidos por iniciativas como essa.

>> KEM: bolsa para mestrado europeu em realização e produção cinematográfica

 

Como se candidatar para o curso online de roteiro de cinema

As inscrições para o Novas Vozes são gratuitas e devem ser feitas pela internet. Para isso, os interessados devem preencher um formulário de candidatura e anexar os seguintes documentos:

  • Diploma ou certificado de conclusão da graduação;
  • Currículo completo que comprove relação e/ou interesse na indústria do audiovisual;
  • Duas cartas de recomendação (incluindo nome, e-mail e telefone);
  • Pacote criativo em único arquivo formato pdf, contendo: a) uma logline, (b) uma sinopse; (c) um parágrafo justificando a cena chave escolhida (d) uma cena chave do roteiro, contendo de 3 a 5 páginas, formatada no formato master scenes. O projeto de filme ou piloto de TV deve ser completamente original e não pode ser baseado em material preexistente;
  • Vídeo de apresentação de até 1 minuto respondendo a si mesmo a pergunta “Por que eu escrevo?”. O vídeo serve para que o participante fale de si mesmo, de seu histórico e de como eles se conectam à sua escrita.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2021

 

As inscrições devem ser enviadas até o dia 19 de novembro. A seleção será dividida em quatro fases. Em um primeiro momento será verificada a consistência documental das candidaturas para, na segunda etapa, ser avaliado o pacote criativo dos candidatos. A terceira fase consiste na análise de mérito, que levará em conta a experiência, a qualificação e o potencial. Na última etapa, serão realizadas entrevistas online com os pré-selecionados. O nome dos bolsistas deve ser divulgado até o final de janeiro.

Confira a live no YouTube da Fulbright para tirar dúvidas sobre o programa.

 

Saiba mais sobre o curso
Envie a sua candidatura

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!>>>Veja todas as bolsas Erasmus Mundus para mestrado na Europa

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais