bolsa GKS para fazer faculdade na coreia do sul niied partiu intercambio

NIIED: Bolsas para fazer faculdade na Coreia recebem inscrições via universidades

O National Institute for International Education (NIIED) está com inscrições abertas para a bolsa GKS-U para fazer faculdade na Coreia do Sul. O edital oferece bolsas a estudantes de mais de vários países e os brasileiros também podem concorrer às vagas para as bolsas para estudar na Coreia do Sul em cursos de Engenharia ou Ciências da Natureza.

Antes de mais nada é muito importante frisar que o NIIED tem dois programas de bolsas para fazer faculdade na Coreia do Sul. O edital que estamos falando aqui e que restringe as candidaturas para Engenharias e Ciências da Natureza é o edital de acesso via university track. Neste edital, os candidatos precisam aplicar direto para as universidades coreanas que podem indicar o candidato para a bolsa GKS (Global Korea Scholarship) ou não. Já no acesso via Embassy Track, os candidatos se inscrevem via embaixada sul-coreana no Brasil.

>> Como ganhar bolsa para graduação nos EUA

É importante lembrar quem quem aplica para as bolsas para fazer faculdade na Coreia do Sul via universidade não pode aplicar via embaixada e vice-versa. Candidatos que aplicarem para as duas bolsas serão desclassificados.  Ambas oportunidades de bolsas de estudo do governo da Coreia são para fazer toda a graduação no país e têm duração de 5 a 7 anos.

Como são as bolsas para fazer faculdade na Coreia

As bolsas para fazer faculdade na Coreia do Sul do NIIED incluem passagens aéreas, isenção de taxas na universidade, seguro médico, um subsídio mensal, além de um auxílio de custo específico para moradia. Além disso, o governo oferece um curso de coreano gratuito no primeiro ano do estudante no país.

Portanto, dos cinco anos de duração do programa, um é voltado para o estudo da língua coreana no National Institute for Internacional Education (NIIED) e os outros quatro para frequentar o curso de graduação escolhido. Depois deste ano de estudo de coreano, para entrar na universidade o estudante deverá atingir o nível 3 no teste de proficiência TOPIK.

>> Playlist: bolsas e como é estudar na Coreia

Requisitos para concorrer às bolsas na Coreia do Sul

Entre os requisitos para aplicar no programa de bolsas para fazer faculdade na Coreia do Sul do NIIED  estão:

  • ter cidadania brasileira e ter pais brasileiros;
  • ter menos de 25 anos de idade (ter nascido após 1º de março de 1999);
  • ter um diploma do Ensino Médio até 01/03/2024, ter uma média de pelo menos 80% de aproveitamento durante o Ensino Médio (ou estar entre os 20% de melhores alunos da escola);
  • Não ter um diploma de graduação;
  • possuir excelente domínio da língua inglesa ou coreana;
  • não ter recebido nenhuma bolsa do governo da Coreia;
  • Não aplicar para as bolsas da Embaixada para o mesmo fim.

> Como ganhar bolsas sem ter notas incríveis?

Como se candidatar para à bolsa GKS na Coreia do Sul

Nesta modalidade da bolsa GKS, a candidatura deve ser feita diretamente pela universidade. A lista de documentos para se candidatar é praticamente a mesma da bolsa da Embaixada. As universidades, no entanto, podem exigir documentos extras. Os formulários estão disponíveis no site Study in Korea. Todos os certificados precisam ter apostila de haia para serem aceitos na seleção.

  • Application form (formulário no edital);
  • NIIED Pledge (formulário no edital);
  • Carta de Motivação/Personal Statement (formulário no edital);
  • Plano de estudo (formulário no edital);
  • Uma carta de recomendação (formulário no edital);
  • Certificado de Saúde (formulário no edital);
  • Cópia apostilada com tradução juramentada do certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Tradução juramentada do histórico escolar do Ensino Médio (incluindo uma descrição do sistema e grade curricular da escola);
  • Cópia autenticada e tradução juramentada dos certificados de cidadania do candidato e de seus pais (Certidão de Nascimento, um certificado indicando relação de parentesco, passaporte dos pais, etc);
  • Cópia do certificado de proficiência de inglês (TOEFL ou IELTS);
  • Cópia do certificado de proficiência em coreano (caso você tenha).

É muito importante ler bem o edital para saber como a documentação deve ser mandada. Eles são super rigorosos com essa parte e qualquer documento fora da norma pode acarretar desclassificação do programa. Então, fiquem ligados e leiam o edital.

>> Como ganhar uma bolsa de estudos

Universidades participantes do programa

As bolsas para fazer faculdade na Coreia do Sul são válidas para quem quer cursar engenharia ou cursos das ciências naturais em diversas universidades do país. No edital, vocês encontram a lista das universidades e o contato das universidades participantes do programa de bolsa GKS para que você possa entrar solicitar informações sobre como proceder para fazer sua inscrição e também para saber o prazo das inscrições – que pode variar de instituição para instituição o edital coloca 20 de outubro como data limite, mas é importante conferir com a universidade.

>> Cursos de inglês online gratuitos

Detalhes sobre a seleção da bolsa GKS

No site, eles não informam qual a data em que as inscrições encerram porque isso varia de universidade para universidade. Mas no cronograma oficial da seleção das bolsas para estudar na Coreia do Sul eles informam que as universidades devem fazer a seleção e entrevistas de setembro a outubro.  Então, é bom correr para entrar em contato com a universidade onde você deseja estudar. Os selecionados devem embarcar para estudar na Coreia do Sul em fevereiro de 2024. Em caso de dúvida, é possível mandar email para [email protected]

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja o edital 
Saiba mais sobre as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

13 comentários em “NIIED: Bolsas para fazer faculdade na Coreia recebem inscrições via universidades”

  1. Olá, Bruna!

    Primeiramente, agradeço pelo seu trabalho no site pois está me ajudando bastante, assim como o canal no Youtube.

    Tenho uma dúvida. A lista de universidades está completa? Tem alguma que está inserida no programa de bolsas mas não está na lista? E, tem a chance de outras serem inseridas no futuro?

    Desde já, obrigada.

  2. Oii!
    Como faço pra saber meu aproveitamento do ensino médio? Terminei o terceiro ano com certificado de conclusão do ensino médio pelo enem.

  3. Evely Rayane Leone Pereira

    Ooi, essa lista de universidades não tem nem a metade das universidades que o KGSP costuma oferecer… Eu não tô entendendo…

  4. Não tenho nenhum formulário de proficiência, não posso participar? Falo espanhol, inglês, português e japonês intermediário e não vou à porra da Coreia por causa de um papel? fudeuuuu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais