bolsa mestrado sanduíche na frança campus france paris

Bolsa de mestrado sanduíche na França para brasileiros

bolsa mestrado sanduíche na frança campus france paris

A Embaixada da França no Brasil está recebendo candidaturas para um edital de auxílio para brasileiros admitidos no M2 (segundo ano do mestrado, no país). Assim o programa beneficia os selecionados com bolsas para mestrado sanduíche na França ou para mestrandos interessados em dupla diplomação. O programa destina-se a estudantes com menos de 35 anos.

Bolsas na França

O objetivo do programa é promover a mobilidade de estudantes brasileiros à França e estimular que eles façam doutorado no país. Além disso, o governo também pretende reforçar a dimensão internacional das universidades francesas.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar na França

Como são as bolsas para mestrado sanduíche na França

A bolsa para mestrado sanduíche na França tem duração de dez meses. O período em questão será de 1º de setembro de 2023 a 30 de junho de 2024.

Os bolsistas do mestrado sanduíche na França terão direito à:

  • Isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular do Campus France e de taxas acadêmicas;
  • Pagamento da cobertura de saúde no sistema público francês;
  • Auxílio mensal de 470 euros;
  • 700 euros em subsídio de treinamento;
  • Pagamento da cobertura da previdência social na França durante a estadia;
  • Acesso a um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais.

Visto que trata-se de um auxílio parcial, o programa exige que o estudante comprove um financiamento complementar de no mínimo mais 390 euros mensais. Os recursos podem ser pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada.

No entanto, é importante notar que a bolsa não pode ser combinada com outro programa do governo francês, como a Bolsa Eiffel.

>>> Campus France tira dúvidas sobre como estudar na França

Requisitos para participar do programa

O programa de auxílio para mestrado sanduíche na França oferece financiamento a mestrandos de qualquer campo de estudo. Os candidatos devem já ter sido admitidos para o segundo ano do master (M2) em uma instituição pública de ensino francesa.

Além disso, os estudantes devem ter menos de 35 anos até o início do ano universitário (1º setembro de 2023).

>>> Quanto custa estudar na França

Candidatura às bolsas Bienvenue

As candidaturas à bolsa para mestrado sanduíche na França devem ser feitas até o dia 31 de maio de 2023, às 23h59 (horário de Brasília).

Os interessados devem preencher um formulário de inscrição (link no final do post). Nesse formulário, você deve adicionar todos os documentos solicitados na forma de um único PDF nomeado “NOME_SOBRENOME_BOLSA MASTER 2”. Os documentos solicitados são:

  • RG ou passaporte;
  • Currículo (máx. 2 páginas, em francês);
  • Histórico e diploma de conclusão do ensino médio;
  • Carta de motivação em francês (máx. 1 página explicando a importância do curso para suas projeções profissionais e acadêmicas);
  • Histórico acadêmico da graduação e mestrado;
  • Diploma do ensino superior;
  • Carta de aceite ou comprovante de aceitação no segundo ano de Master (M2) na França para o ano acadêmico 2023-2024;
  • Diploma de proficiência do idioma no qual o mestrado será conduzido (francês ou inglês);
  • Prova dos seus recursos financeiros para comprovar que você terá como se sustentar durante o período na França (servem contracheques, declaração de imposto de renda, extrato bancário da conta corrente ou poupança, etc)

>> Como fazer mestrado na França

Seleção para as bolsas de mestrado sanduíche na França

A seleção das bolsas para mestrado sanduíche na França levará em consideração dois critérios: a excelência acadêmica do candidato e a consistência do curso escolhido com os objetivos profissionais do candidato.

A previsão é de que os nomes dos selecionados sejam divulgados no dia 12 de junho de 2022. Em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para [email protected].

Precisa de ajuda para candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Veja mais informações sobre as bolsas
Acesse o edital do programa
Faça a sua candidatura

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais