hyttalo-souza-unsplash

Bolsa para mestrado em medicina e saúde internacional na Alemanha

Inscrições até 15/10/2024

O mestrado em medicina e saúde internacional da Universidade Heidelberg é mais um dos cursos contemplados pelas bolsas EPOS do DAAD. As inscrições para quem deseja fazer o mestrado com bolsa vão de 15 de maio a 15 de outubro.

O Master of Science in International Health (MScIH) é focado em problemas de saúde relacionados à pobreza em países de baixa e média renda. A formação tem o objetivo de proporcionar uma base sólida de conhecimento sobre os princípios de saúde pública.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2024

O mestrado em medicina e saúde internacional prepara para profissionais para atuar no planejamento e gestão de programas sustentáveis de controle de doenças, promoção da saúde e desenvolvimento de serviços de saúde em uma ampla gama de países. O curso é em inglês e tem duração de um ano.

Como são as bolsas do DAAD para o mestrado em saúde

O curso da Universidade Heidelberg está na lista dos programas contemplados pelo EPOS. A iniciativa do DAAD oferece bolsas de estudo para cursos relacionados ao desenvolvimento e à sustentabilidade.

Os selecionados terão isenção das taxas universitárias, um subsídio mensal de 934 euros, seguro-saúde e custeio das despesas de viagem. Também está incluído no programa um curso de alemão de dois meses antes do início das aulas, previsto para setembro.

>> Cursos de alemão online gratuitos

Requisitos para mestrado em medicina no Exterior

O candidato ideal para o mestrado em medicina e saúde internacional deve ter um diploma de graduação preferencialmente em medicina ou odontologia ou, ainda, ser graduado em outras disciplinas relevantes para a saúde pública e área da saúde em geral como enfermagem, farmácia, fisioterapia e outras.

>> Estudar na Alemanha é barato

Para o curso, espera-se também que o interessado tenha pelo menos um ano de experiência profissional relevante, incluindo algum trabalho em saúde pública em ambientes de baixa e média renda.

Além disso, também é requisito para o mestrado em medicina na Alemanha com bolsa do DAAD ter proficiência em inglês e comprová-la com notas mínimas em provas como o TOEFL (580 no paper-based, 237 no computer-based e 92-93 no TOEFL iBT) ou o IELTS (6.5). No entanto, o certificado não é necessário se o candidato tiver estudado em uma instituição na qual o idioma de instrução e avaliação tenha sido o inglês. Mas isso precisa, é claro, ser comprovado na sua documentação.

Já para ser elegível às bolsas EPOS, o candidato não pode ter recebido o seu último diploma acadêmico há mais de seis anos. Além disso, o programa exige pelo menos dois anos de experiência profissional relevante.

>> Veja outras bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha

Candidatura às bolsas de mestrado em medicina na Alemanha

As inscrições dos interessados pelas bolsas do DAAD para o curso são administradas pelo Institute of Global Health. Elas devem ser feitas somente pelo site. Além da documentação para aplicar no mestrado em medicina e saúde internacional, é preciso enviar o formulário de solicitação da bolsa do DAAD.

>> Orientação grátis para quem quer trabalhar na Alemanha

Abaixo a lista de todos os documentos solicitados para a candidatura:

  • Formulário oficial do DAAD para solicitação da bolsa;
  • Curriculum Vitae (no formato Europass e assinado à mão);
  • Carta de motivação assinada à mão;
  • Carta de recomendação acadêmica;
  • Carta de recomendação profissional do empregador (com carimbo e assinatura e de data recente);
  • Comprovante de experiência profissional;
  • Certificado de inglês (IELTS ou TOEFL);
  • Cópias autenticadas dos diplomas de formação acadêmica;
  • Cópias certificadas do histórico acadêmico;
  • Cópia autenticada do diploma do ensino médio.

Os candidatos serão informados sobre o resultado da seleção das bolsas em fevereiro de 2025. As aulas começam em setembro. Se você tiver dúvidas, o DAAD no Brasil pode ajudar pelo email [email protected] ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14.

Quanto custa o mestrado em medicina na Alemanha?

Candidatos que não cumprem os requisitos para as bolsas do DAAD para o mestrado em medicina na Alemanha podem se candidatar para o curso de mestrado sem bolsa. No entanto, esse não é um dos mestrados em inglês grátis na Alemanha. A universidade de Heidelberg cobra tuition de 14,100 euros por ano para o mestrado em saúde internacional. De qualquer modo, vale lembrar que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período.

A Universidade de Heidelberg

Localizada às margens do rio Neckar, no estado de Baden-Wurttenberg, a Universidade de Heidelberg na Alemanha é uma instituição de renome mundial, com uma rica história de excelência acadêmica que remonta a mais de 600 anos. Além de suas impressionantes instalações e uma comunidade estudantil vibrante, a universidade também tem um legado notável de produzir grandes mentes que deixaram sua marca no mundo. Não é de surpreender que 56 laureados do Prêmio Nobel tenham uma conexão com a Universidade de Heidelberg ou a cidade em si.

Essa conexão ilustre destaca o papel vital que a universidade desempenha no avanço do conhecimento e na promoção da inovação em campos que abrangem desde a física e a química até a medicina, a literatura e a paz. Para saber mais sobre o curso de mestrado em medicina na Almenaha e a cidade, nesta live, você pode ver nossa mentorada Nayane, bolsista do mestrado em medicina internacional do DAAD, dar dicas sobre o curso e a bolsa de estudos do DAAD na Alemanha.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsa para mestrado em medicina e saúde internacional na Alemanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais