mestrado em engenharia ambiental na alemanha stuttgart

Mestrado em engenharia ambiental na Alemanha com bolsa do DAAD

Inscrições até 30/09/2023

O mestrado em engenharia ambiental com foco em controle da qualidade do ar, resíduos sólidos e tratamento de águas residuais da Universidade de Stuttgart é um dos cursos contempados pelo EPOS. O programa do DAAD dá bolsas para estudantes de países em desenvolvimento.

O Master Program WASTE (Air Quality Control, Solid Waste and Waste Water Process Engineering) é voltado para alunos internacionais com graduação em engenharia química, civil, ambiental, mecânica ou de processos. O seu objetivo é formar profissionais interessados em trabalhar na área e atuar em empresas globais, universidades ou institutos de pesquisa.

O curso tem duração de dois anos e tem como idioma oficial o inglês.

 >>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Requisitos para fazer o mestrado em engenharia ambiental na Alemanha

Além de diploma de graduação em campos afins, como já mencionamos, para fazer o mestrado em engenharia ambiental da Universidade de Stuttgart, é necessário ter proficiência em inglês. O conhecimento deve ser comprovado com um certificado TOEFL, IELTS ou Cambridge.

Ainda, é aconselhável que o estudante tenha conhecimento básico de alemão (A2). No entanto, quem não estiver nesse nível poderá fazer um curso gratuito intensivo em setembro, antes do início das aulas.

Quanto às bolsas EPOS, é exigido dos bolsistas um mínimo de dois anos de experiência profissional na sua área depois de formado.

Sobre as bolsas EPOS do DAAD para o WASTE

O DAAD oferece algumas bolsas para esse mestrado dentro do programa EPOS de Cursos de Pós-Graduação para Profissionais com Relevância para Países em Desenvolvimento.

Normalmente, as bolsas do programa incluem, além da isenção de taxas universitárias, auxílio para despesas de viagem, um subsídio mensal de 934 euros e seguro-saúde.

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas

Como se candidatar ao mestrado em engenharia ambiental na Alemanha

Os interessados em fazer o mestrado em engenharia ambiental na Alemanha com bolsa devem se candidatar de 1 de agosto até 30 de setembro. As inscrições são dividas em duas fases: a primeira é online e, em um segundo momento, alguns documentos deverão ser enviados por correio.  A documentação para aplicar é composta por:

Os pré-selecionados serão convocados para uma entrevista — a última fase do processo de seleção dos bolsistas.

>>> Green Card alemão: como tirar o seu

Como fazer mestrado da Universidade de Stuttgart sem bolsa?

Alunos que não tiverem os dois anos de experiência podem se candidatar para o curso de mestrado sem bolsa. No entanto, esse não é um dos mestrados em inglês grátis na Alemanha, pois tem um custo de 1.500 euros por semestre para estudantes não europeus porque a universidade de Stuttgart fica em Baden-Württenberg. De qualquer modo, vale lembrar que o visto de estudante de mestrado dá direito a trabalhar na Alemanha por meio período. Brasileiros com cidadania Europeia pagam apenas as taxas semestrais do curso (bem mais baixas).

>>> Como ganhar bolsa para estudar no Canadá

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Veja os detalhes sobre as bolsas
Acesse as informações sobre como aplicar
Leia as respostas para as dúvidas frequentes

Todas as bolsas de estudo

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais