emotion mestrado em cosmetologia erasmus

EMOTION: Mestrado em cosmetologia e dermatologia na Europa com bolsa Erasmus

Este mestrado em cosmetologia e dermatologia é mais um daqueles cursos Erasmus Mundus interdisciplinares e super interessantes — e com possibilidade de bolsa integral!

O EMOTION (European Master in Translational Cosmetic and Dermatological Sciences) tem duração de dois anos com foco em pesquisa e desenvolvimento. O seu objetivo é formar a futura geração de cientistas translacionais e profissionais em dermocosméticos e terapias dermatológicas.

Os profissionais são formados para trabalhar realizando pesquisa e desenvolvimento de produtos em indústrias farmacêuticas e cosméticas.

>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Como se estrutura o mestrado em cosmetologia EMOTION

Para isso, o mestrado em cosmetologia foi estruturado por um consórcio de quatro universidades:

  • Universidade do Piemonte Oriental (UPO — Itália);
  • Universidade Miguel Hernández (UMH — Espanha);
  • Universidade de Namur (UNAMUR — Bélgica);
  • Universidade de Humboldt (HU — Alemanha, através de uma colaboração com o hospital universitário Charité).

No 1º ano do curso, que é sediado na Itália, os alunos frequentam aulas e workshops sobre anatomia, fisiologia, farmacologia, dermatologia, questões regulatórias, tecnologia farmacêutica e química médica.

O 3º semestre pode ser feito na Espanha — sobre pesquisa em cosmética e farmacêutica não clínica — ou na Bélgica — em desenvolvimento clínico. O número de estudantes será dividido de forma equilibrada. Os critérios serão a preferência e o mérito, ou seja, aqueles com melhores notas poderão fazer a sua escolha até o esgotamento das vagas.

No último semestre do mestrado em cosmetologia, os alunos desenvolvem a sua dissertação na indústria ou na academia.

>> Erasmus Mundus: tire todas as dúvidas sobre o programa

Como são as bolsas Erasmus Mundus para o EMOTION

Para a edição de 2021/2023, o EMOTION vai selecionar 17 bolsistas. Isso significa que a maior parte da turma, formada por no máximo 30 estudantes, será contemplada com as bolsas Erasmus Mundus.

Ainda, de acordo com a organização, do total de bolsas, 13 serão destinadas a candidatos de países parceiros — grupo do qual o Brasil faz parte.

Os selecionados têm os custos de participação no curso cobertos (4.500 mil euros/ano), além de receber auxílio para despesas de viagem e instalação e um subsídio mensal de 1 mil euros.

Quais são os requisitos para se candidatar ao curso

Para se inscrever no mestrado em cosmetologia, é preciso preencher os critérios de admissão:

Em função da pandemia, até 15 de janeiro, o comitê irá avaliar a possibilidade de substituir a  prova de proficiência por outros meios de comprovação de conhecimento de inglês, como entrevistas com os candidatos pré-selecionados. No entanto, é solicitado que os interessados façam o possível para realizar o teste e apresentar o certificado. Se isso não for possível, o candidato deve enviar uma declaração assinada conforme as orientações do edital.

Além desses requisitos, para ser contemplado com uma bolsa Erasmus, o candidato não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>> Chevening: bolsa integral pra estudar na Inglaterra

Como se candidatar ao mestrado em cosmetologia e às bolsas Erasmus

O prazo para as inscrições dos estudantes que desejam concorrer às bolsas vai até 16 de fevereiro. O processo de candidatura é organizado pela Universidade do Piemonte Oriental e, portanto, é realizado por meio do portal da instituição.

Ao aplicar, o candidato deverá anexar alguns documentos:

  • Currículo (em inglês);
  • Declaration form;
  • Comprovante de residência;
  • Diploma de graduação ou mestrado (acompanhado de tradução juramentada);
  • Histórico escolar (acompanhado de tradução juramentada);
  • Certificado de proficiência;
  • Carta de motivação (em inglês e no máximo 750 palavras);
  • Cópia de um documento de identidade válido;
  • Duas cartas de recomendação (em inglês).

A seleção será baseada no desempenho acadêmico, experiência em pesquisa, carta de motivação e referências. O resultado sobre os selecionados para as bolsas será divulgado até de abril. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja esse depoimento da nossa mentorada bolsista do EMOTION.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja mais informações sobre o curso
Confira os detalhes sobre as inscrições

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais