mestrado em biologia evolutiva erasmus

Bolsas Erasmus para mestrado em biologia evolutiva em vários países

mestrado em biologia evolutiva erasmus

O MEME (Erasmus Mundus Programme in Evolutionary Biology) é um mestrado em biologia evolutiva Erasmus Mundus. Os estudantes do curso passam por pelo menos duas universidades em diferentes países da Europa e têm possibilidade de ganhar bolsa integral.

Bolsas de mestrado Erasmus Mundus

Com duração de dois anos, o mestrado em biologia evolutiva é voltado para alunos interessados em compreender a evolução em todos os seus aspectos. Quatro universidades fazem parte do consórcio que compõe o curso:

  • Universidade de Groningen (Holanda);
  • Universidade de Munique Ludwig-Maximilians (Alemanha);
  • Universidade de Uppsala (Suécia);
  • Universidade de Montpellier (França).

Além disso, outras duas instituições são parceiras associadas do MEME: a Universidade de Harvard (EUA) e a Universidade de Lausanne (Suíça).

No 1º semestre, os estudantes podem escolher entre Groningen ou Uppsala. Já no 2º, a escolha fica entre Montpellier e Munique. Nos dois últimos semestres, os alunos podem escolher uma universidade parceira para realizar o seu projeto de pesquisa. Após a conclusão do curso, todos recebem dupla diplomação, ou seja, diploma de duas instituições diferentes.

>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

 

Requisitos para se inscrever no mestrado Erasmus em biologia

Os interessados no MEME devem ter graduação em biologia ou em outras áreas afins. Além disso, solicita-se também background adequado em biologia evolutiva ou em disciplinas relacionadas (como ecologia ou sistemática).

Entre os requisitos, também está ter tido um bom desempenho na faculdade e se formado entre os melhores da classe. Os candidatos devem, ainda, demonstrar uma forte motivação para seguir carreira científica.

>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

 

Por fim, o edital do mestrado em biologia evolutiva também exige proficiência em inglês. São aceitos resultados dos seguintes exames: IELTS (mínimo 6,5 e não menos do que 6,5 em cada seção); TOEFL iBT (mínimo 90, não menos do que 21 em cada seção e 24 no writing); Cambridge English ou Cambridge English: Proficiency (mínimo 180).

No que diz respeito às bolsas de estudo, é requisito não ser residente e não ter desempenhado sua atividade principal em um país da Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. No mais, as bolsas serão concedidas aos alunos mais bem classificados na seleção.

 

 

Como são as bolsas Erasmus Mundus

As bolsas Erasmus Mundus para o mestrado em biologia podem chegar no máximo a um total de 49 mil euros e têm duração de dois anos. Elas incluem o valor do curso (9 mil euros por ano), subsídio de 1 mil euros mensais, 1 mil euros para custos de instalação e 2 ou 3 mil euros para passagens aéreas. O benefício também cobre seguro saúde.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

 

Como se candidatar para o mestrado em biologia evolutiva

As inscrições para o mestrado em biologia evolutiva com bolsa Erasmus podem ser feitas até dia 15 de janeiro. A candidatura é online e é preciso enviar a documentação em PDF:

  • Carta de motivação;
  • Currículo;
  • Cópia do passaporte;
  • Cópia do diploma e histórico;
  • Certificado de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS;
  • Formulário de inscrição;
  • No mínimo duas cartas de recomendação.

Os pré-selecionados serão contatados para uma entrevista no início de março. O resultado final da seleção será divulgado em abril.

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente sem passaporte europeu

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício e gastar menos na hora de pagar a taxa! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

 

Saiba tudo sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Leia as respostas para as dúvidas frequentes
Confira os detalhes das inscrições

Todas as bolsas

 

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais