bolsas para pós-graduação no México governo

Governo tem programa de bolsas no México para intercâmbio e pós-graduação

O Merit Awards for International Students ou Becas de Excelencia del Gobierno de México para Extranjeros é um programa do governo mexicano que contempla estudantes estrangeiros com bolsas para Intercâmbio e pós-graduação no México. As candidaturas estão abertas até o dia 21 de julho.

As bolsas para intercâmbio no México em 2023

As bolsas são oferecidas a candidatos de mais de 180 países por meio de convenções e acordos. Mais de 70 instituições mexicanas são registradas no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e participam do programa da Agencia Mexicana de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AMEXCID).

O objetivo das bolsas para pós-graduação no México é fortalecer o papel do país como ator com responsabilidade global. O programa também ajuda a formar profissionais altamente qualificados vindos de diferentes realidades.

>>> Governo oferece bolsa para pós-graduação na Argentina

Como funciona o programa de pós-graduação no México

O programa do AMEXCID contempla candidatos interessados em diferentes modalidades e durações de bolsas:

  • Programa de intercâmbio na graduação (graduação sanduíche) – máx. 24 meses;
  • Programa de intercâmbio no mestrado (mestrado sanduíche) – máx. 18 meses;
  • Estadia de investigação no mestrado, doutorado ou pós-doutorado (mín 1 mês e máx. 12);
  • Especialização (máx. 12 meses);
  • Mestrado (máx. 24 meses);
  • Doutorado (máx. 36 meses);

O que a bolsa de estudos no México cobre?

A bolsa para intercâmbio ou mestrado inclui um auxílio mensal de quatro vezes o valor da Unidade de Medida e Atualização. O valor é baseado no salário mínimo do México e é equivalente a cerca de 11.700,36 pesos mexicanos por mês.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Para programas de doutorado, o valor é de cinco vezes essa unidade. Assim, o auxílio mensal para doutorandos será de cerca de 14.625,45 pesos mexicanos. O programa também cobre taxas universitárias, seguro saúde a partir do 7º mês no país, custos relacionados ao visto e transporte internacional após a conclusão satisfatória da bolsa.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Requisitos para concorrer às bolsas para estudar no México

Para se candidatar, o estudante precisa ter um diploma universitário que permita o acesso ao curso desejado. Além disso, está entre os requisitos de um candidato ideal ter uma média de no mínimo 85 (em uma escala de 0 a 100).

Para receber o benefício, o candidato precisa também cumprir os requisitos do curso escolhido e ser aceito no curso ao qual se candidatou. Não podem se candidatar pessoas que tenham residência no México.

Candidatura às bolsas para pós-graduação no México

As inscrições para o programa são online e devem ser feitas através do Sistema de Gestión de Cooperación Académica (SIGCA). Os documentos necessários para a candidatura são:

  • Formulário de inscrição preenchido;
  • Carta de motivação (máx. 2 páginas);
  • Currículo;
  • Carta de compromisso de retorno ao país de origem (modelo disponível no site);
  • Carta de aceite;
  • Cópia do diploma do maior nível alcançado;
  • Cópia do histórico do curso;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Cópia do passaporte;
  • Certificado médico;
  • Carta de aceite do Termo Geral e Condições do programa;
  • Certificado de proficiência em espanhol (mínimo B2);
  • Carta manifestando que a informação concedida é verídica.

A candidatura deve ser feita em espanhol e os documentos que não estiverem em língua espanhola devem ser acompanhados de tradução. No entanto, pode ser uma tradução simples, não juramentada.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

A seleção leva em conta prioritariamente candidatos que nunca tenham recebido bolsa do governo mexicano. Também serão considerados prioridades aqueles que estudam em áreas importantes para o desenvolvimento dos seus países de origem (educação, saúde, energia, meio ambiente e telecomunicações).

Os interessados nas bolsas para pós-graduação no México devem se inscrever até as 23h59 (horário da Cidade do México) do dia 21 de julho. Os resultados serão divulgados entre os dias 15 e 23 de agosto.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos


Mais sobre o programa
Acesse o site para se candidatar

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Governo tem programa de bolsas no México para intercâmbio e pós-graduação”

  1. Tentei me inscrever e nao conseguirei nessa convocatoria, ja que as inscrições para as faculdades aparentemente são um ano e meio antes do ano letivo começar (????). Se eu quisesse concorrer teria que ter me inscrito na faculdade em janeiro deste ano. Ainda acho que a coordenação do curso que eu pretendia me deu a informação errada.

  2. Tâmara de Santana Silva Pinheiro

    Como é esse certificado de proficiência na língua? Tem que ser por meio de curso em alguma instituição de ensino?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais