Future News Worldwide bolsa para estudantes de jornalismo no exterior future news partiu intercâmbio

Future News Worldwide: bolsa para evento internacional sobre jornalismo online

Future News Worldwide bolsa para estudantes de jornalismo no exterior future news partiu intercâmbio

O British Council está com seleção aberta para o Future News Worldwide 2022, a bolsa para evento sobre jornalismo no exterior. Brasileiros matriculados na graduação ou pós e que tenham interesse por jornalismo podem concorrer para participar.

O evento sobre jornalismo normalmente é em em Londres com bolsas de estudos que cobrem todas as despesas, mas em 2022, por conta da pandemia, o evento será completamente online. As inscrições podem ser feitas online até 12 de junho.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Future News Worldwide 2022: requisitos

Para se candidatar, é preciso atender aos seguintes pré-requisitos:

  • ter entre 18 e 25 anos (até 1 de julho)
  • estar cursando o ensino superior (graduação ou pós em qualquer área)
  • ou ter terminado a graduação recentemente (depois de 1 de julho de 2021)
  • ter nível de inglês avançado.  nível equivalente ao ielts 6.5 (não há necessidade de fazer a prova, mas como não haverá tradução durante o evento e boa parte das atividades desenvolvidas exige a produção de textos em inglês candidatos sem essa proficiência mínima não conseguirão acompanhar o evento e por isso não elegíveis para o programa).
  • Disponibilidade para participar online do evento nos dias 12, 13, e14 de julho 2022 (3 horas por dia).

A Yael é formada em jornalismo pela PUC-RIO e foi para o evento em 2018 e deu todas as dicas para ser selecionado para o Future News em um post aqui no Partiu Intercâmbio.

> Como fazer intercâmbio durante a faculdade

Como é o evento sobre jornalismo do British Council

Os selecionados pela bolsa para estudantes de jornalismo no Exterior do British Council vão participar do Future News Worldwide 2022, que visa incentivar jovens com talento e interesse em jornalismo a se tornarem profissionais com uma forte crença na liberdade de imprensa, responsabilidade e integridade. Coisas que o jornalismo atual tá precisando bastante, né, amiguinhos!

O Future News acontecerá de 12 a 14 de julho (3 horas por dia) em Londres, na Inglaterra, mas os selecionados vão participar online. O tema de 2022 do Future News é “Building the skills, support and resilience needed for journalism to meet the challenges of a changed world”. A ideia é que durante o evento, os participantes possam aprimorar técnicas de redação e edição de artigos multimídia, interagir com jornalistas de renome internacional e estudantes de diferentes países, criar textos utilizando a plataforma editorial multimídia do Future News e enriquecer seu currículo e portfólio.

>>> Vale a pena fazer intercâmbio durante a faculdade?

Future News: etapas de seleção

Para participar, é necessário preencher um formulário online que tem duas partes. Na primeira, os candidatos enviam uma carta de motivação dizendo: por que você deve ser selecionado, qual o impacto que essa oportunidade de bolsa vai ter na sua carreira, por que jornalismo é a sua paixão. A carta pode ser em formato de texto, vídeo ou áudio. No caso de texto, ela deve ter até 300 palavras, nos formatos multimídia o limite é de até dois minutos. No caso de formatos como vídeo e áudio o candidato deve subir a carta de motivação em uma plataforma online (como youtube ou soundclound) e colar o link na área destinada para a carta.

>> Veja bolsas para fazer mobilidade acadêmica

Já na segunda, é necessário enviar uma reportagem feita por você sobre um tópico referente ao seu país de origem (ou de residência) O tópico pode ser: político, social, ecológico ou tecnológico. Nesta parte, também é possível enviar texto ou material multimídia. Os textos podem ter até 500 palavras e os materiais multimídia podem ter até 3 minutos. Lembre-se de indicar qual tópico você escolheu. Os selecionados participam da conferência online sem nenhum custo.

O que é o Future News?

Future News Worldwide é um programa de parceria entre o British Council e algumas das principais organizações de mídia do mundo; BBC, Google, Reuters, The Herald, The Quint e as escolas de jornalismo do Reino Unido. Juntos, identificamos, treinamos e conectamos a próxima geração de jornalistas globais.

A cúpula anual Future News Worldwide é um foco central do programa e reúne 100 jovens jornalistas em julho para aprender com emissoras, editores e repórteres e conhecer seus pares em todo o mundo. Após a conferência, os delegados se unem à rede de ex-alunos da FNW.

>>> Como ter inglês fluente sem fazer intercâmbio

Caso você encontre problemas técnicos para sua candidatura na bolsa para estudantes de jornalismo no Exterior, é só entrar em contato pelo [email protected] para pedir ajuda.

Leia o regulamento
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

6 comentários em “Future News Worldwide: bolsa para evento internacional sobre jornalismo online”

  1. Ei Brunaaa, tenho a mesma dúvida da Giovana! “A reportagem que preciso enviar deve estar traduzida para o inglês ou com as duas versões (pt e eng)? Não achei essa descrição no site deles”. Desde já muito obrigada!

  2. Oi Brunaa, tudo bem? A reportagem que preciso enviar deve estar traduzida para o inglês ou com as duas versões (pt e eng)? Não achei essa descrição no site deles. Desde já muito obrigada ^^

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais