Fundacao Rosa de Luxemburgo bolsa alemanha

Fundação Rosa Luxemburgo tem programa de bolsa anual para pós-graduação na Alemanha

Você sabia que a Fundação Rosa Luxemburgo tem um programa de bolsa anual para pós-graduação na Alemanha? O edital concede auxílio financeiro para estudantes altamente qualificados e engajados social e politicamente com interesse em fazer mestrado ou doutorado no país.

Bolsas na Alemanha

A Fundação Rosa Luxemburgo é uma instituição alemã sem fins lucrativos vinculada ao partido Die Linke (A Esquerda). Ela foi fundada em 1990, em Berlim, e tem como objetivo promover a formação política e a crítica social pautadas na tradição dos movimentos trabalhistas, feministas, antirracistas e antifascistas.

O objetivo da instituição com a bolsa é reduzir a discriminação social, política e de gênero presente na nossa sociedade. Sendo assim, é dada preferência a candidatas mulheres, estudantes imigrantes, carentes e com deficiência.

>> Como é viver na Alemanha sem saber alemão

Requisitos para a bolsa da Fundação Rosa Luxemburgo

A categoria “international scholarships” aceita estudantes de todo o mundo que desejam estudar na Alemanha. Para se candidatar para a bolsa da instituição, é preciso cumprir os seguintes critérios:

  • Ser altamente qualificado acadêmica e profissionalmente, comprovando desempenho acima da média;
  • Demonstrar engajamento político e social em consonância com os objetivos da Fundação Rosa Luxemburgo;
  • Proficiência em língua alemã (nível B2 ou superior);
  • Background pessoal e familiar.

>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

Como funciona o programa anual

No caso do mestrado, são aceitos estudantes de qualquer área que tenham sido admitidos em uma universidade alemã reconhecida pelo Estado. Não é divulgado exatamente o valor para essa bolsa, mas sabe-se que se trata de uma ajuda para subsistência. Além disso, os bolsistas da Fundação Rosa  Luxemburgo também participam de eventos, summer schools, workshops e viagens.

Já no caso do PhD, são aceitos pesquisadores de qualquer disciplina, com exceção de medicina, odontologia e veterinária . A duração padrão da bolsa costuma ser de dois anos, mas ela pode ser estendida por um semestre até duas vezes em alguns casos.

>> Melhores bolsas para intercâmbio gratuito em 2021

Os estudantes de doutorado recebem 1.350 euros mensais e também podem contar com uma quantia fixa de 100 euros para cobrir custos de pesquisa ou cuidados com a saúde. Além disso, há também a possibilidade de receber auxílio para estadia no exterior (para a pesquisa, participação em congressos etc).

Os bolsistas precisam se dedicar aos estudos em tempo integral e não podem receber outra bolsa de estudos simultaneamente.

>> DAAD: as melhores bolsas para estudar na Alemanha

Candidatura para a bolsa da Fundação Rosa Luxemburgo

As inscrições para a bolsa da Fundação Rosa Luxemburgo são online. É possível se candidatar para o programa em dois momentos do ano:

  • 1º de abril: para começar os estudos no semestre de inverno do mesmo ano (outubro);
  • 1º de outubro: para começar os estudos no semestre de verão (abril do ano seguinte).

Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o portal de inscrições
Veja as respostas para as dúvidas frequentes

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais