Finland Scholarships

Finland Scholarships: bolsa do governo para mestrado e doutorado na Finlândia

O Finland Scholarships for University Students é um programa do governo que oferece bolsas para mestrado e doutorado na Finlândia. O edital é financiado pelo Ministério da Educação e Cultura e é válido de 2022 a 2024.

As bolsas para mestrado são voltadas a estudantes internacionais talentosos provenientes de países de fora do continente europeu e da União Europeia. O programa objetiva ajudar os selecionados no financiamento da sua formação universitária, garantindo que recebam o melhor apoio para fazer a sua pós-graduação.

>>> Como fazer mestrado na Finlândia

Como são as bolsas do Finland Scholarships

O edital do Finland Scholarships contempla cursos de mestrado internacionais em diversas universidades do país – mais abaixo você pode conferir a lista completa.

O benefício cobre a tuition completa do primeiro ano de mestrado e dá pelo menos 5 mil euros de ajuda de custo. Contudo, muitas universidades oferecem outras opções de bolsas para o segundo ano do curso.

>>> Brasileiros em Helsinque contam como é estudar na Finlândia

Como se candidatar para as bolsas na Finlândia

A candidatura para o Finland Scholarships é realizada junto às instituições participantes, durante a inscrição para admissão no curso de mestrado.

Sendo assim, os detalhes sobre o application, prazos e requisitos devem ser consultados diretamente com as universidades. O deadline geralmente é até janeiro, mas a data exata varia conforme a instituição, como você pode conferir abaixo. Clicando no link de cada universidade, você encontra informações sobre as bolsas e a admissão.

  • Aalto University – 02/01;
  • University of Helsinki – 03/01;
  • University of Eastern Finland – 17/01;
  • University of Jyväskylä – 17/01;
  • University of Lapland – 17/01;
  • LUT University – 17/01;
  • University of Oulu – 03/01;
  • Hanken School of Economics – 13/01;
  • University of the Arts Helsinki – 17/01;
  • Tampere University – 03/01;
  • University of Turku – 17/01;
  • University of Vaasa – 02/01;
  • Åbo Akademi University – 17/01.

Sobre as bolsas para doutorado do Finland Scholarships

O programa do governo finlandês também oferece ajudas de custo para estudantes e pesquisadores internacionais não europeus admitidos para iniciar seu doutorado em universidades do país com bolsa de estudos das universidades.

Nesse caso, o Finland Scholarships concede um adicional ao salário pago pelas instituições aos doutorandos e inclui, ainda, um subsídio de chegada de 2 mil euros.

>> Melhores bolsas para brasileiros no Exterior em 2023

Mais informações sobre as bolsas devem ser consultadas diretamente nas universidades que listamos acima. O período de inscrições para doutorado também varia conforme a instituição. De qualquer modo, os deadlines para essa modalidade costumam ser em março.

Como é estudar na Finlândia?

Quando fui para a Finlândia, em 2015, conheci dois brasileiros estudando lá, a Ana que fazia mestrado em comunicação na Universidade de Helsinki e foi por conta própria, e o Christiano, que foi com bolsa do Ciência sem Fronteiras e passou um ano fazendo intercâmbio no curso de engenharia de produção.

Tanto a Ana quanto o Christiano me disseram ter amigos internacionais e finlandeses. Geralmente, só não gosta daqui quem não consegue fazer amigos ou quem só anda com brasileiros. Mas a Finlândia tem uma vida estudantil muito intensa”, explica Ana. “Sim, tudo é mais fácil se você se envolver nas uniões estudantis. Eu não sabia disso antes de vir e depois que conheci, fiz um monte de amigos daqui e de fora”, aconselha Christiano.

E para quem quer estudar na Finlândia, o Christiano tem um bom conselho: “para vir pra cá, tem que ter mente aberta. Quem não sabe nada da Finlândia se choca. Eles têm uma mentalidade bem diferente. Eu acho bem doido o fato de todo mundo aqui ter o sonho da vida simples. Tenho a impressão que todo finlandês quer ter uma casa no mato sem luz nem água corrente… só precisa da natureza e de uma sauna”, explica.

Você pode ver a entrevista completa com os brasileiros em Helsinque aqui no Partiu Intercâmbio.

Quanto custa estudar na Finlândia?

Brasileiros sem cidadania europeia pagam entre 10 e 15 mil euros por ano para fazer um mestrado na Finlândia. Mas estudar no país não era de graça? Era. Até agosto de 2017. Hoje são cobradas taxas para estudantes de fora da União Europeia. O que significa  que se você tiver passaporte europeu, vai poder estudar no país sem pagar essas taxas . Além disso, os estudantes que se filiam a uniões dos estudantes pagam taxas anuais que variam entre 60 e 110 euros, mas essas taxas se revertem em eventos, seguro-saúde e outras vantagens, como descontos no trasporte público e para usar trens em todo o país.

No caso dos programas de doutorado na Finlândia, esses programas continuam sem custo para os estudantes aceitos independente do país.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais