EUROSUD mestrado Erasmus

EUROSUD: mestrado Erasmus sobre o sul da Europa na Espanha, Itália, Grécia e outros países

O EUROSUD é um mestrado Erasmus Mundus que se propõe a estudar a região sul da Europa. É uma oportunidade para viver em vários países da Europa, entre eles Espanha, Itália, França, Portugal, Grécia e Escócia. As inscrições para quem quer aplicar para bolsa vão até 14 de janeiro.

Bolsas de Mestrado

O Mestrado Internacional em Estudos do Sul da Europa (International Master in South European Studies) tem duração de dois anos e é majoritariamente em inglês. Em apenas uma universidade do consórcio as aulas são em francês.

>Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Como é o mestrado e quais as universidades do consórcio

O objetivo do EUROSUD é preencher a lacuna existente nos estudos acerca do sul europeu. O curso se propõe a analisar a região, tanto para aprofundar a pesquisa sobre a sua identidade quanto para compreender melhor o seu papel global na atualidade.

Democracia, migração, protestos políticos, transformações sociais e econômicas e nacionalismo são alguns dos temas abordados pelo mestrado. Além disso, a experiência de estudar em diferentes lugares proporciona uma verdadeira imersão na cultura e sociedade do sul europeu.

O consórcio do EUROSUD é formado pelas seguintes universidades:

  • Universidade de Glasgow (Escócia);
  • Universidade Luiss (Itália);
  • Universidade de Atenas (Grécia);
  • Universidade Aix-Marseille (França);
  • Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Portugal);
  • Universidade Autônoma de Madrid (Espanha).

>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Sobre a mobilidade durante o EUROSUD

O 1º semestre do EUROSUD é na Universidade de Glasgow e aborda temas mais genéricos. Já o 2º pode ser feito na Universidade Autônoma de Madrid ou na Universidade de Atenas. Cada uma tem um foco de estudo: Espanha e mundo árabe ou Grécia e balcãs, respectivamente.

No 3º semestre, as disciplinas são temáticas e é possível escolher entre a Universidade de Atenas (Crises e transformações), Universidade Autônoma de Madrid (Nacionalismo), Universidade Aix-Marseille (Fronteiras), LUISS (Democratização).

No último semestre, o estudante pode escolher entre um percurso em pesquisa ou um projeto profissional em uma das universidades participantes.

>> Veja todas as bolsas de mestrado Erasmus Mundus

Como são as bolsas Erasmus para o mestrado

As bolsas Erasmus Mundus incluem os custos de participação no mestrado; seguro saúde; auxílio para despesas de viagem e instalação nos diferentes países e subsídio mensal de 1 mil euros.

Os candidatos que desejam cursar o EUROSUD com bolsa não podem ter morado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos. Além disso, terão que enviar um comprovante de residência e outro do empregador ou instituição de ensino.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2022

Quais são os requisitos para ingressar no curso

Para se inscrever no curso, é necessário ter graduação em qualquer área. Vale pontos ter interesse em política, relações internacionais, geografia, história, direito, letras, economia, sociologia, antropologia, psicologia, estudos culturais e comunicação.

Ter um bom desempenho acadêmico também é um requisito. Nesta página eles detalham a média mínima exigida para os candidatos brasileiros.

Os estudantes devem, ainda, ter proficiência em inglês comprovada por meio do resultado de exames como IELTS, TOEFL ou outros. As notas mínimas exigidas em cada um dos exames estão listadas no site.

Como se candidatar para o EUROSUD

Todos os candidatos devem aplicar para o EUROSUD submetendo a sua candidatura por meio do site da Universidade de Glasgow.

A documentação solicitada na inscrição é composta por:

O comitê de seleção do EUROSUD avalia as candidaturas de acordo com os seguintes critérios:

  • Motivação (40%);
  • Mérito acadêmico (30%);
  • Outros: pesquisas, experiência profissional, interesses (20%);
  • Qualidade das referências (10%).

Os candidatos que aplicaram para as bolsas serão notificados sobre o resultado da seleção por e-mail em abril.  Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e também confira o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos


Confira os detalhes das bolsas
Acesse o portal de inscrição

Todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais