bolsa para doutorado em yale capes EUA

Programa da CAPES dá bolsas para fazer doutorado em Yale

bolsa para doutorado em yale capes EUA
Universidade de Yale/Divulgação

A CAPES anunciou recentemente a publicação do edital do Programa CAPES-Yale de Doutorado em Ciências Biomédicas. A iniciativa concederá dez bolsas para doutorado em Yale, nos Estados Unidos. As áreas contempladas incluem bioquímica, biologia, genética, farmacologia, neurociência, entre outras.

Bolsas nos EUA

A instituição de ensino superior é considerada uma das mais importantes do mundo. O objetivo do programa é dar visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Para que isso seja possível, os bolsistas terão acesso a todos os recursos e laboratórios da universidade. Além disso, terão ainda a oportunidade de participar de treinamento no Programa BBS de Yale (Yale Combined Program in the Biological and Biomedical Sciences).

>>> Como fazer doutorado no Exterior

Como são as bolsas para doutorado em Yale

A duração máxima da bolsa é de seis anos e o auxílio é para doutorado pleno na Universidade de Yale.

Os selecionados para as bolsas de doutorado em Yale irão receber, portanto, apoio financeiro para fazer todo o curso por lá. O benefício inclui: ajuda com mensalidade; auxílio de até 3.045,83 dólares (cerca de R$ 12.600) por mês; passagem aérea; auxílio para instalação e seguro saúde.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Requisitos e candidatura para o programa CAPES-Yale

Para participar do processo seletivo do programa, é necessário comprovar nível de proficiência em língua inglesa. A qualificação pode ser comprovada através do TOEFL iBT (mínimo 100 pontos) ou IELTS (mínimo total de 7.5 pontos). Além disso, é necessário enviar um personal statement  falando da sua motivação, experiência de pesquisa, iniciativa e desafios. Não é necessário ter mestrado para se candidatar. A exigência mínima do edital é ter graduação completa.

Ao se candidatar, os interessados devem escolher uma das áreas definidas pelo edital: Bioquímica, Biologia Quantitativa, Biofísica e Biologia Estrutural, Biologia Computacional e Bioinformática (candidatos a essas especializações são os únicos que precisam enviar resultado do GRE), Imunologia, Microbiologia, Biologia Celular Molecular, Genética e do Desenvolvimento, Medicina Molecular, Farmacologia e Fisiologia, Neurociência e Biologia molecular de plantas.

As candidaturas à bolsa de doutorado em Yale devem ser feitas através do preenchimento de um formulário no site da CAPES. O envio deve ser realizado até as 17h do dia 1º de novembro (horário de Brasília).

>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior

Sobre o processo seletivo de doutorado pleno nos EUA

O processo seletivo do Programa CAPES-Yale de Doutorado em Ciências Biomédicas possui várias etapas. Na primeira, a CAPES irá analisar as inscrições até o dia 1º de dezembro. O resultado com os candidatos indicados será publicado até 15 de dezembro.

Os indicados nessa lista deverão se inscrever no formulário online da Universidade de Yale até 18 de dezembro. A partir de então, até o dia 31 de janeiro, serão realizadas entrevistas conduzidas pelo corpo docente da instituição.

Dessa etapa saem até 10 aprovados, que estarão em uma lista que passará pela homologação da CAPES. O resultado final será divulgado até 28 de fevereiro de 2020. Os bolsistas começam o doutorado em Yale a partir de agosto de 2020.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Confira mais informações sobre a bolsa
Acesse o edital do programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Programa da CAPES dá bolsas para fazer doutorado em Yale”

  1. José Francisco Gonçalves Devilla

    Bom dia, Necessito de ajuda quanto a completar estudos (Pós) com bolsa no EUA em Neurociência.
    Se puder, por favor entre em contato.

    Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais