Programa dá bolsas para pós-doutorado na Polônia a estrangeiros
O Programa Ulam tem o objetivo de ajudar pesquisadores estrangeiros a desenvolver suas carreiras concedendo bolsas para pós-doutorado na Polônia.
O programa está aberto a pesquisadores de todas as áreas de estudo que desejam ter uma experiência de pós-doutorado na Polônia.
>>> Veja outras bolsas para estudar na Polônia
Como é o Programa Ulam
Durante o período de intercâmbio, os bolsistas podem desenvolver sua pesquisa, realizar um treinamento e trabalhar na obtenção de materiais para sua investigação. Além dessas atividades, a estadia também pode incluir dar aulas na instituição anfitriã.
A bolsa para pós-doutorado na Polônia cobre os custos de subsistência do pesquisador estrangeiro durante a estadia no país. Ela pode durar de 6 a 24 meses.
O valor da bolsa é de aproximadamente 2,2 mil euros por mês, além de um subsídio para custos de mobilidade. O programa oferece um valor adicional para pesquisadores que forem acompanhados do cônjuge (mais aproximadamente 431,55 euros) e/ou filhos pequenos (mais aproximadamente 215 euros).
Além disso, a bolsa pode ser aumentada em até aproximadamente 1050 euros, se o bolsista estiver participando de um curso de polonês.
>>> Melhores programas para intercâmbio gratuito em 2024
Requisitos para pós-doutorado na Polônia
Os candidatos não podem possuir cidadania, residir ou ter residido, trabalhar ou ter trabalho na Polônia depois de 2021.
Para se candidatar, é preciso possuir diploma de doutorado em uma universidade estrangeira. Além disso, também é necessário estar empregado em um centro de pesquisa ou ter concluído o doutorado ou um pós-doutorado recentemente.
O candidato deverá apresentar um plano de estadia científica na Polônia, indicando os seus objetivos, relevância para o desenvolvimento da sua carreira acadêmica e justificando a escolha da instituição de acordo com as atividades planejadas e benefícios da estadia tanto para o cientista quanto para a instituição.
Os interessados também devem ter pelos menos três pontos da lista abaixo:
- uma publicação em inglês como autor principal em periódicos listados em uma das bases de dados internacionais
- uma monografia científica revisada por pares em inglês
- publicação em inglês em anais de uma conferência internacional revisados por pares
- publicação em inglês em materiais de conferência internacional revisados por pares
- caso de candidatos das artes, confirmação da apresentação do trabalho em uma instituição ou centro acadêmico estrangeiro ou prêmio em competição internacional.
Os candidatos ao pós-doutorado na Polônia podem demonstrar três conquistas no mesmo ponto ou três conquistas diferentes.
>>> Bolsas para estudar na Europa de graça
A instituição na qual o pesquisador desejar realizar seus estudos de pós-doutorado na Polônia deverá enviar um convite oficial, que será usado na candidatura.
>>> Bolsas para pesquisa na Europa
Candidatura às bolsas de pós-doutorado na Polônia
O edital do programa de bolsas para pós-doutorado na Polônia está aberto até o dia 15 de maio de 2024. As inscrições devem ser feitas através de um sistema online.
Será necessário preencher e assinar um formulário e reunir os documentos solicitados. Entre eles:
- Currículo científico;
- Cópia do diploma de doutorado;
- Cópia de 3 publicações em inglês;
- Comprovante de vínculo com um centro de pesquisa;
- Cópia da carta convite da universidade anfitriã (modelo aqui).
Os resultados devem ser anunciados até 30 de novembro de 2024. Os selecionados deverão começar os estudos depois de 1º de janeiro de 2025 e antes 1º outubro de 2025.
>>> Bolsas para intercâmbio profissional na Alemanha
Em caso de dúvidas sobre o Ulam, é possível entrar em contato com Magdalena Kowalczyk através do e-mail [email protected].
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba tudo sobre o programa
Inscreva-se agora
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.