mestrado em Estudos Globais erasmus mundus partiu intercambio

Bolsas para mestrado em Estudos Globais do Erasmus Mundus

Outro Joint Master do programa Erasmus Mundus: o Mestrado em Estudos Globais – Uma perspectiva europeia (Erasmus Mundus Global Studies – A European perspective – EMGS). O curso combina métodos e teorias desenvolvidas nas áreas da história, ciências sociais, estudos culturais e economia para investigar os fenômenos da conexão global.

O mestrado em Estudos Globais tem duração de dois anos e nesse período os alunos estudam em vários países. É obrigatório estudar em diferentes universidades europeias no primeiro e no segundo ano do curso.

Os estudantes podem indicar a sua preferência na hora de se candidatar. A decisão final, no entanto, será baseada também na qualificação do interessado e na distribuição dos selecionados entre as instituições. Também há possibilidade de fazer intercâmbio durante um semestre em uma das instituições parceiras.

>>> Bolsas para estudar em Londres de graça

Universidades do Erasmus em Global Studies

Além disso o programa também possui uma série de Instituições parceiras, como

  • Universidade de Fudan (China);
  • Universidade de Jawaharlal Nehru (Índia);
  • Universidade de Dalhousie (Canadá);
  • Universidade de Macquarie (Austrália);
  • Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA);
  • Universidade de Addis Ababa (Etiópia);
  • Universidade de Yaoundé (Camarões);
  • Universidade de Otago (Nova Zelândia);
  • Universidade de Stellenbosch (África do Sul).

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Bolsas para mestrado em estudos globais

As bolsas Erasmus+ no caso do mestrado em estudos globais cobrem todas as despesas de participação no curso (5,5 mil euros/ano), um subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses) e auxílio para instalação e despesas de viagem, dependendo do país de origem do bolsista.

Todas as candidaturas enviadas dentro do prazo serão automaticamente consideradas para as bolsas. Para concorrer ao benefício como não-europeu, o candidato não pode ser residente em um país europeu e nem ter trabalhado ou estudado na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.  Além das bolsas do Erasmus Mundus, também há possibilidade de estudar com bolsas parciais, pagando apenas a metade do valor de matrícula.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Requisitos e candidatura ao EMGS

Embora a língua oficial do curso seja o inglês, um dos requisitos para entrar no mestrado em estudos globais é conhecer pelo menos mais uma língua estrangeira.

O inglês é obrigatório e o candidato deve comprovar no mínimo nível B2. Na outra língua, é suficiente um conhecimento mais básico (A2).

Para se candidatar, também é preciso ter graduação completa em uma das seguintes áreas: relações internacionais, história, estudos culturais, ciências sociais ou economia, geografia.

>>> Onde brasileiro faz pós-graduação pagando pouco

O processo de inscrição deve ser realizado pelo portal da Universidade de Leipzig, com o preenchimento do formulário online e o upload de documentos. A documentação é composta por:

  • Currículo (em inglês);
  • Carta de motivação (em inglês, de 1 a 2 pág.);
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de residência devidamente traduzido;
  • Cópia certificada e traduzida do histórico do ensino médio;
  • Cópia certificada e traduzida do diploma de graduação;
  • Cópia certificada e devidamente traduzida do histórico escolar;
  • Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, CAE, CPE);
  • Comprovante de conhecimento de outra língua estrangeira;
  • Carta de recomendação de um professor universitário (em inglês);
  • Se for o caso, comprovação de atividades extracurriculares e experiência profissional.

>>> O que bolsistas brasileiros falam do programa Erasmus

Seleção do Erasmus Global Studies

A seleção para o mestrado em estudos globais e as bolsas Erasmus+ será baseada no histórico acadêmico, na motivação, no potencial e na experiência profissional do candidato. Também será levada em consideração a correspondência entre os estudos anteriores realizados e o mestrado. As inscrições podem ser feitas até 15 de março. Os selecionados serão anunciados até o final de junho.

Se você está pensando em se inscrever para uma das bolsas Erasmus Mundus, não deixe de conferir nosso bate papo com brasileiros que já participaram do programa. Outra boa recomendação é ler esse texto de outras duas bolsistas do Erasmus falando da parte burocrática do programa e de uma brasileira que fez mestrado na Alemanha para saber melhor como é viver e estudar por lá.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Conheça melhor o EMGS
Saiba tudo sobre as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. 

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Bolsas para mestrado em Estudos Globais do Erasmus Mundus”

  1. danielle nazareno

    sou casada tenho dois filhos sempre sonhei em estudar, trabalhar com minha familia fora do Brasil, tenho afinidade por alemanha india e canada. haveria algum apoio para o.meu perfil, quero muito que meus filhos tenham essa experiencia comigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais