bolsa para residência em pesquisa na Alemanha pesquisa no deutsches museum

Bolsa para residência em pesquisa no Deutsches Museum na Alemanha

O Deutsches Museum está oferecendo várias bolsas de estudos para interessados em fazer residência em pesquisa na Alemanha por seis ou 12 meses em 2024. Os candidatos devem ter projetos que, de alguma forma, envolvam as coleções do museu, que fica localizado em Munique.

O museu fundado em 1903 é dedicado às ciências e possui um acervo amplo e heterogêneo. Ele é composto por cerca de 100 mil objetos, um arquivo com 4.500 itens (incluindo coleção de fotografias científicas, ilustrações técnicas), literatura e documentos privados. Além disso, há ainda uma biblioteca de pesquisa especializada com 875 mil volumes, 5 mil revistas e livros raros sobre ciência e tecnologia.

>>> Bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha

Como funciona a residência em pesquisa no Museu alemão

A estrutura única do acervo permite que os estudiosos desenvolvam métodos interdisciplinares inovadores de investigação. Durante a pesquisa na Alemanha, os bolsistas se envolvem na exploração histórica e arqueológica de ciência e tecnologia.

Além disso, os acadêmicos terão contato diário com os curadores, arquivistas e bibliotecários do Museu. Também irão conviver com membros do Centro de História da Ciência e Tecnologia de Munique.

Os bolsistas terão seu próprio local de trabalho e a oportunidade de residir temporariamente em apartamentos subsidiados do complexo do museu (conforme disponibilidade).

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Saiba mais sobre o programa do Deutsches Museum

O programa acolhe estudantes de todo o mundo e de diferentes áreas de estudo. Os candidatos são convidados a apresentar projetos baseados nas coleções do Deutsches Museum.

Investigadores de qualquer nível podem se candidatar, desde que tenham mestrado ou doutorado. A capacidade de leitura do alemão é um pré-requisito.

>>> Cursos de alemão online gratuitos

Sobre a bolsa e a candidatura para pesquisa na Alemanha

Os valores das bolsas variam de acordo com o nível acadêmico dos pesquisadores. As bolsas “pré-doutorais” são de 7.500 euros para seis meses e 15 mil euros para 12 meses. As bolsas pós-doutorais são de 15 mil euros para seis meses e 30 mil euros para 12.

As candidaturas devem ser enviadas até 15 de outubro. Os interessados devem preencher um formulário de candidatura e enviá-lo junto com currículo, descrição do projeto (3 a 5 pág), duas cartas de recomendação confidenciais (que podem ser enviadas diretamente pelas referências).

A documentação deve ser enviada para Andrea Walther no email: a.waltherdeutsches-museum.de

>>> Fellowship o que é e como conseguir

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja mais informações sobre as bolsas
Saiba tudo sobre o museu

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais