bolsa para mestrado em cultura europeia italia erasmus bolonha

CLE: bolsa para mestrado em cultura europeia na Itália, França e outros países

Pensou que as bolsas de cursos que fazem parte do Erasmus Mundus já tinham acabado? Pois aqui vai mais uma: bolsa para mestrado em cultura e literatura europeia na Europa. O Mestrado Erasmus Mundus em Culturas Literárias Europeias (CLE) é organizado por um consórcio de universidades com o objetivo de promover uma formação atenta aos aspectos multiculturais da Europa.

Diversas universidades europeias participam do programa de mestrado em cultura e literatura europeia do Erasmus Mundus.

  • Alma Mater Studiorum – Universidade de Bolonha (Itália);
  • Universidade da Alta Alsácia (França);
  • Universidade de Estrasburgo (França);
  • Universidade Aristóteles de Salonica (Grécia);
  • Universidade Cheikh-Anta-Diop (Senegal);
  • Universidade Estatal Russa para as Humanidades (Rússia);
  • Universidade de Lisboa (Portugal);
  • Universidade de Mumbai (Índia).

O programa pretende estimular o intercâmbio e a cooperação de estudantes, pesquisadores e professores das diferentes instituições. Além disso, também tem a intenção de melhorar a comunicação entre academia e institutos culturais (museus, editoras, fundações etc).

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Como funciona o CLE

O curso tem duração de dois anos. Após defender a dissertação diante de um comitê internacional, o estudante obtém dois ou três diplomas de mestrado emitidos pelas universidades nas quais estudou pelo menos um semestre.

Na verdade, em função da estrutura do curso, os alunos são obrigados a estudar pelo menos em duas instituições do consórcio. O idioma das disciplinas do mestrado varia de acordo com a instituição na qual as aulas são ministradas.

O CLE objetiva capacitar os estudantes para: saber pelo menos três línguas (inglês obrigatório e as duas outras eletivas — francês, italiano ou grego); ter conhecimento a respeito de no mínimo três setores da cultura e do pensamento europeu (literatura, arte, história cultural, ética e estética, ciência da linguagem).

Com esse intuito, além do calendário normal de aulas, também são organizadas muitas atividades complementares (seminários, conferências, laboratórios, cursos de língua) com professores ou pesquisadores altamente qualificados de todo o mundo.

>>> Mudanças no Erasmus Mundus em 2022

Como é a bolsa para mestrado em cultura europeia

Sendo parte do programa Erasmus Mundus, há possibilidade de conseguir suporte financeiro para fazer o curso. Contudo, quem deseja concorrer a um dos benefícios Erasmus+, precisa se candidatar ao mestrado até o dia 12 de janeiro de 2023.

Quem deixar para se candidatar na segunda fase de inscrições, até pode concorrer a eventuais auxílios, mas não dentro do Erasmus+.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

A bolsa para mestrado em cultura europeia inclui os custos de participação (taxas de inscrição e matrícula e cobertura de seguro, de 6 mil euros), contribuição para as despesas de viagem e acomodação (3 mil euros) e um auxílio para gastos de subsistência durante todo o curso (1 mil euros por mês por dois anos.

Requisitos do mestrado CLE Erasmus Mundus

O mestrado em cultura e literatura europeia é voltado para estudantes com graduação em letras, literatura, linguística, história ou história da arte. Além disso, é necessário saber inglês (mínimo nível B1) e outra língua de uma universidade do consórcio (mínimo nível B2), no caso:

Primeiro ano acadêmico:

  • Universidade de Bolonha — italiano;
  • Universidade da Alta Alsácia — francês;
  • Universidade de Estrasburgo — francês;
  • Universidade Aristóteles de Salonica — grego e/ou francês;
  • Universidade de Lisboa — português e/ou francês;
  • Universidade Estatal Russa para Humanidades — russo;
  • Universidade de Mumbai — francês.

Para concorrer à bolsa para mestrado em cultura europeia, é preciso cumprir os requisitos das bolsas Erasmus: não ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos; ter dedicação integral; nunca ter sido contemplado com uma bolsa Erasmus.

>>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil

Candidatura à bolsa para mestrado em cultura e literatura

A candidatura para o CLE deve ser feita em duas etapas obrigatórias. A primeira é o preenchimento de uma inscrição online. A segunda é o envio de documentação, que, desde o ano passado, é totalmente online, através de upload dos documentos no portal. Primeiramente, o interessado deve apresentar a sua candidatura no site da Universidade de Bolonha.

Os documentos exigidos para a admissão no curso e para concorrer à bolsa para mestrado em cultura europeia são:

  • Cópia do passaporte;
  • Cópia do diploma de graduação;
  • Histórico do curso;
  • Certificado de conhecimento de línguas estrangeiras;
  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de residência;
  • Carta de motivação;
  • Duas cartas de recomendação (de professores universitários).

A documentação deve ser nominada de acordo com a orientação descrita no site: SOBRENOME-Tipo de documento. Por exemplo, SILVA-CV.

A seleção será baseada no currículo e no diploma do candidato, no histórico da graduação, no conhecimento de línguas estrangeiras, na carta de motivação e nas referências.

>>> Concursos de redação com inscrições abertas

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o CLE
Leia mais sobre as bolsas
Veja os detalhes sobre as inscrições

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

16 comentários em “CLE: bolsa para mestrado em cultura europeia na Itália, França e outros países”

  1. também tô com essas dúvidas. queria saber se a documentação pode ser enviada em português mesmo, já que é uma língua aceita, ou se vou precisar traduzir

  2. Eu tenho dupla cidadania europeia. Devo utilizar o formulário para alunos do país que também tenho nacionalidade ou do Brasil, onde eu estudei?

  3. Se eu for aplicar pra universidade da Bolinha, preciso mandar a documentação toda em italiano ou posso mandar em português, já que português é uma língua admitida??

  4. Termino este ano o meu Mestrado em Agroecologia, na Universidade Estadual de Maringá. Tenho interresse de fazer Mestrado na Itália, minha área de formação é na Agronômica, mas seria para 2020. Grato

  5. Eu fiquei com uma dúvida enorme quando vi as regras dessa bolsa, porque em diversos locais do site diz que precisa B1 na segunda língua e em outros diz B2. Também não informa como comprovar essa proficiência. Se vocês tiverem mais infos, poderia repassar? Fiquei confusa. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais