Bolsas para cineastas realizarem projetos de ficção e documentário

Tem um projeto de cinema na gaveta que gostaria de produzir? A ONG Cineastas sem Fronteiras (Filmmakers Without Borders) está com inscrições abertas para suas bolsas de produção que irão contemplar projetos independentes de todo o mundo nas áreas de ficção, documentário e cinema experimental.

Bolsas para Cinema

O objetivo do programa é empoderar a nova geração de cineastas, promover comunidades e culturas diversas, compartilhar perspectivas e histórias únicas e apoiar vozes independentes em todo o mundo. Para concorrer, é preciso ter mais de 18 anos, ter conhecimento na produção digital de filmes, e completar toda a inscrição em inglês. Os filmes realizados podem ser em quaisquer línguas, desde que o projeto final seja legendado em inglês.

>>>Bolsa para cinema em Portugal e outros países da Europa

Que tipos de projetos podem concorrer?

O programa Cineastas sem Fronteiras é comprometido com a diversidade, então cineastas de todo o mundo podem inscrever seus projetos, desde que estes estejam alinhados a uma das áreas específicas designadas pelo programa: justiça social; vozes femininas; vozes jovens; identidade; intercâmbio cultural; mudanças climáticas.

>>>Erasmus + dá bolsa para documentário na Europa!

Além disso, os projetos devem seguir as seguintes diretrizes: demonstrar comprometimento com a diversidade cultural; demonstrar comprometimento com a sustentabilidade cultural; e demonstrar comprometimento com empoderamento. Os fundos devem ser usados exclusivamente para a produção dos projetos, e não podem ser redirecionados para salários ou compra de equipamentos grandes. Os projetos devem ser finalizados em até 365 dias após o deadline da inscrição, e o resultado final tem que ser legendado em inglês.

Como a bolsa funciona e o que ela cobre?

As bolsas estão disponíveis nas seguintes áreas: desenvolvimento, produção, pós-produção e inscrição em festivais. Os interessados precisam escolher uma dessas áreas durante a inscrição. Podem ser inscritos projetos de curta-metragem (6 até 40 minutos) em ficção, documentário, animação e experimental; longas (mais de 90 minutos) em ficção e documentário; e projetos de novas mídias em ficção, documentário e experimental.

>>>Como conseguir bolsa para estudar em Portugal?

Os valores das bolsas variam de acordo com o projeto, mas seguem a seguinte diretriz:

  • Desenvolvimento: 250, 500, 750 ou 1.000 dólares
  • Produção: 500, 1.000, 2.500 ou 5.000 dólares
  • Pós-produção: 250, 500, 1.000 ou 2.500 dólares
  • Inscrição em Festivais: 100, 250, 500 ou 700 dólares

>>>5 bolsas para doutorado pleno no exterior

Como se inscrever?

Interessados de todo o mundo e com formações variadas podem se inscrever. O processo é feito online, e o deadline vai até o dia 1º de Janeiro de 2020. Primeiro é necessário preencher um online application, e depois submeter uma série de documentos especiais:

  • Currículo
  • Link para portfolio ou amostras de trabalhos prévios
  • Um tratamento de 5-10 páginas do projeto proposto
  • Uma carta de recomendação
  • Um ensaio em vídeo de 3 até 5 minutos onde você se apresenta e fala sobre seu projeto proposo.
  • Três perguntas curtas dissertativas respondendo às perguntas: Como seu filme demonstra comprometimento à diversidade cultural? Porque esta história precisa ser contada e porque você é a pessoa certa para conta-la? Como seu filme fala sobre o tema escolhido?
  • Um orçamento estimado do projeto

O processo de inscrição abre três vezes ao ano, e o próximo deadline termina no dia primeiro de Janeiro de 2020.

 

Sobre o Programa
Perguntas Frequentes
Documentos Necessários

Todas as Bolsas

 

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

 

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.