bolsa Erasmus para mestrado EMMIR

EMMIR: Bolsa Erasmus para mestrado em migração e relações interculturais na Europa e na África

Estão abertas as inscrições para bolsa Erasmus para mestrado em migração e relações interculturais.  É a oportunidade de estudar em várias cidades da Europa e também na África!  O European Master in Migration and Intercultural Relations (EMMIR) é um programa interdisciplinar que explora os estudos migratórios sob várias perspectivas.

A proposta do Mestrado em Migrações do programa Erasmus Mundus é única, visto que combina a experiência de universidades africanas e europeias. São sete no total: Carl von Ossietzky University, na Alemanha; Ahfad University for Women, no Sudão; Mbarara University of Science and Technology, em Uganda; University of Nova Gorica, na Eslovênia; University of South Bohemia, na República Tcheca; University of Stavanger, na Noruega; e University of the Witwatersrand, na África do Sul). Além disso, o projeto está integrado com uma ampla rede de parceiros e potenciais empregadores para quem terminar o curso.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Como é o curso de mestrado em migração (EMMIR)

Além da convivência e do intercâmbio com colegas do mundo todo, os estudantes do EMMIR têm a oportunidade de acumular conhecimento em várias áreas, como estudos culturais, de gênero e em educação e desenvolvimento. A mobilidade dos alunos é uma das principais características do programa. São dois anos de estudo: o primeiro semestre em Oldenburg, na Alemanha; o segundo em Stavanger, na Noruega; o terceiro fica a escolha do estudante dentre as instituições parceiras; semestre final para a escrita da dissertação. Aqui no Partiu Intercâmbio vocês podem ler o relato de uma bolsista brasileira do mestrado EMMIR, inclusive.

Os candidatos devem ter a graduação concluída em um campo relacionado aos estudos migratórios (Sociologia, História, Estudos Culturais, Educação, Direito, Economia, Jornalismo, etc). Estudantes que não terminaram a graduação ainda não podem se candidatar.  Além disso, também é requisito que a graduação não tenha sido terminada há mais de cinco anos e também é necessário possuir nível C1 em inglês comprovado.

Bolsa Erasmus para mestrado  do EMMIR

O curso custa 18 mil euros para estudantes não europeus. Contudo, a boa notícia é que ao aplicar, é possível candidatar-se a uma bolsa Erasmus para mestrado. Para isso, é preciso completar a faculdade até dezembro e não ter morado por mais de 12 meses em um país europeu nos últimos cinco anos.

Uma parte dos benefícios para o EMMIR será destinada a estudantes de regiões específicas – e o Brasil é um deles! Para este curso as bolsas Erasmus para mestrado incluem:

  • Valor total do curso: 18 mil euros;
  • Subsídio mensal de 1,4 mil euros (máx. 24 meses)
  • Seguro saúde

>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023

Como se inscrever na bolsa Erasmus para mestrado em migração

A candidatura para quem quer concorrer a uma das bolsas Erasmus Mundus pode ser feita até o dia 15 de dezembro. Um formulário de inscrição deve ser preenchido em inglês na plataforma disponível. Depois de submetê-lo, o candidato irá receber um email com os detalhes da candidatura.  Todos devem ser em inglês ou alemão, ou estar devidamente traduzidos.

Na seleção, serão avaliados os seguintes critérios: desempenho acadêmico, relevância da experiência profissional, motivação do candidato, conhecimento de uma segunda/terceira língua. As aulas começam em setembro de 2024.

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Como é ser aluno do EMMIR na Europa?

emmir mestrado em migração bolsa erasmus mundus renata campielo
Renata com os colegas do curso EMMIR em Stavanger, na Noruega

Renata Campielo, uma bolsista brasileira do programa Erasmus Mundus que terminou o curso EMMIR em 2019 e hoje vive e trabalha na Europa, compartilhou insights valiosos sobre o mestrado em migração na Europa (EMMIR). Ela escolheu esse mestrado devido à sua paixão pelo tema da migração e à oportunidade de imersão em diferentes países, línguas e realidades migratórias. O EMMIR oferece uma experiência nômade, permitindo que os alunos estudem em pelo menos três universidades diferentes, diversificando seus métodos de ensino e construindo uma ampla rede de contatos. Não há um perfil restrito para os selecionados, mas a maioria compartilha um interesse pela temática migratória, e o programa é altamente recomendado para aqueles que desejam explorar a migração a partir de perspectivas micro ou antropológicas.

Renata também destacou os desafios de se mudar a cada seis meses com o programa Erasmus, incluindo a busca por acomodação e a logística das mudanças frequentes. No entanto, ela enfatizou a oportunidade de fazer amigos e participar das atividades oferecidas pelas universidades, apesar do ritmo intenso do mestrado EMMIR, que inclui avaliações em forma de artigos e apresentações em sala de aula. Mesmo para aqueles sem bolsas Erasmus completas, há possibilidades de trabalhar durante o programa, com alguns alunos optando por empregos na Alemanha, Noruega ou aproveitando os períodos de verão para trabalhar. A dica crucial de Renata para futuros candidatos ao EMMIR é ler atentamente sobre o programa e suas exigências e, crucialmente, viajar com bagagem leve.

>>> Brasileiros dão dicas sobre o programa Erasmus

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Acesse o site do EMMIR
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

2 comentários em “EMMIR: Bolsa Erasmus para mestrado em migração e relações interculturais na Europa e na África”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais