mestrado em quimica no exterior partiu intercambio erasmus bolsa

Bolsa Erasmus para Mestrado em Química no Exterior

Um programa financiado pelo Erasmus está oferecendo bolsas integrais para Mestrado em Química no Exterior. Os alunos do curso vão receber diploma de mestre em química ou em Ciência dos Materiais. O curso de mestrado no Exterior é um consórcio de universidades de Portugal, da Itália, da França e da Polônia.

As bolsas — que podem chegar ao valor total de 43.800 euros — são direcionadas para o programa de mestrado SERP+ (Joint European Master In Surface, Electro, Radiation And Photo-Chemistry). Este mestrado tem como objetivo capacitar alunos em em diferentes áreas da química: química orgânica, inorgânica, analítica, físico-química, química de polímeros, dentre muitas outras áreas.

O programa inclui diferentes cursos e treinamentos ligados à energias renováveis, química verde, efeitos de radiação, nanomateriais para a indústria e nanomedicina. A forte parceria do SERP+ com instituições acadêmicas e centros de pesquisa e inovação na Europa, Ásia e América Latina permite que os estudantes desenvolvam suas habilidades profissionais e construam um sólido networking durante o mestrado em química no Exterior.

>>  Melhores bolsas para estudar fora

Como é a bolsa Erasmus para mestrado em química no Exterior

Para a edição de 2024/2026 do curso, serão distribuídas dez bolsas Erasmus Mundus para estudantes de países parceiros — grupo do qual o Brasil faz parte. O benefício cobre todas despesas do estudante, o que inclui:

  • Contribuição para taxas da universidade: 6.575 euros/ano;
  • Subsídio mensal: 1.400 euros.
  • Seguro saúde

A bolsa cobre toda a duração do curso, ou seja, dois anos.

Como funciona o programa  de mestrado em química SERP+

O programa de mestrado a ser financiado pela bolsa Erasmus é organizado por quatro universidades europeias de países diferentes: França, Itália, Polônia e Portugal. O 1º semestre será em Paris para todos os estudantes. Contudo, nos outros semestres a escolha da universidade fica a critério do aluno.

Confira a estrutura do mestrado em química na Europa:

1º semestre

  • Université Paris-Sud (UPSUD, França): fundamentos e métodos para o programa SERP.

2º semestre

  • Università degli studi di Genova (UniGe, Itália): físico-química de materiais compósitos e catálise; ou
  • Universidade do Porto (Portugal): físico-química de sistemas interfaciais, condensados e energéticos; ou
  • Uniwersytet im. Adama Mickiewicza (UAM, Polônia): físico-química e fotoquímica de moléculas e biomoléculas;

Curso de verão

  • O mestrado também tem uma Summer School de duas semanas na UniGe, Itália. Os temas abordados são: gestão Eeconômica, gestão de projetos, comunicação, valorização tecnológica, legislação de patentes, entre outros.

3º semestre

  • UniGe: nanoestruturação e coleta de energia em superfícies
  • U.Porto: materiais funcionais e interfaces para a química sustentável
  • UAM – Espectroscopia de luminescência e fotoquímica verde
  • UPSUD: Nanomedicina, combustíveis solares e aplicações medicinais e industriais de radiações.

4º semestre

  • O último semestre é reservado ao estágio obrigatório e à dissertação de mestrado e pode ser realizado no laboratório de uma das universidades ou em um laboratório de uma empresa privada.

Ao fim do mestrado, os estudantes recebem um diploma múltiplo, de acordo com a jornada acadêmica que completaram.

Candidatura às bolsas de mestrado em química no Exterior

Para poder se candidatar ao mestrado e à bolsa Erasmus Mundus, os candidatos devem obter o diploma de graduação até agosto de 2022. As faculdades aceitas como requisito são: química, físico-química, ciência dos materiais e áreas relacionadas.

O candidato que já tenha mestrado concluído também pode ser aceito e, se aprovado, ingressará no segundo ano do mestrado na Universidade de Paris-Sud. Também é necessário ter proficiência em inglês comprovada. Para poder concorrer ao programa SERP+, o candidato deve enviar os seguintes documentos, em formato PDF em inglês ou com tradução.

  • Currículo (máx. 2 páginas);
  • Carta de motivação (máx. 2 páginas);
  • Histórico acadêmico oficial da graduação;
  • Diploma da graduação ou mestrado;
  • Passaporte;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL, FCE, CAE ou CPE);
  • Carta de recomendação em papel timbrado e assinada a mão (opcional);
  • Informações de contato de uma referência.

Vale ressaltar que apenas traduções oficiais serão aceitas e que todos os documentos traduzidos devem ser acompanhados da cópia do documento original.

>> Mais oportunidades na área de química

Critérios de seleção da bolsa para mestrado em química

  • 50%: background acadêmico e profissional, se for o caso;
  • 20%: carta de motivação;
  • 10%: proficiência em inglês 
  • 15%: carta de recomendação;
  • 5%: envolvimento em associações e atividades extra-curriculares que demonstrem perfil dinâmico e de liderança do candidato.

> Bolsistas Erasmus dão dicas sobre documentação e burocracia

Para concorrer às bolsas Erasmus Mundus basta indicar este interesse enquanto estiver preenchendo o application online. Não há necessidade de nenhuma inscrição separada para a bolsa. O deadline para quem quer concorrer à uma bolsa vai até o dia 15 de março.

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus e ver dicas sobre os cursos, as inscrição e outros detalhes.

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o SERP+
Conheça a estrutura do curso
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

5 comentários em “Bolsa Erasmus para Mestrado em Química no Exterior”

  1. Olá. Muito interessante para mim o curso de mestrado em Química, mas nota se um grande impasse devido a exigência de proficiência de língua inglesa sobretudo nós que somos de países de língua oficial portuguesa em que toda nossa carreira estudantil foi com língua portuguesa. O que Eramus Mundus, tem a dizer nos seus programas de conceder bolsas a estudantes estrangeiros de língua oficial portuguesa com vista a ter em conta com língua d estudante do seu país de origem? Pedia que levassem em consideração esta questão, pois estou muito interessado em progredir com os estudos.
    Cumprimentos
    Abujate Assane
    Pemba-Cabo Delgado
    MOÇAMBIQUE
    +258 847556737

  2. Olá, bom dia. Estava dando uma olhada neste e em outros editais de mestrado na Europa (mesmo alguns sem bolsas) e fiquei com uma dúvida. Diplomas de tecnólogo são aceitos para entrar num mestrado na Europa? Varia muito de país para país? Aqui no Brasil o MEC aceita, mas será que basta comprovar que é aceito aqui para ser aceito lá? Você conhece algum site ou outra fonte de informação pra tirarmos essa dúvida? Muito obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais